Por que asfaltar a rodovia PA 430?



A estrada 430 atende muitas comunidades dos municípios de Maracanã e Magalhães Barata, na sua maioria com a presença forte do extrativismo que atende os mercados da região com frutas, pescados, caranguejo, ostras e outros frutos do mar. Três regiões de Maracanã, dependem diretamente da estrada: Campo das Mangabas, Mocooca e Maiandeua. Quando a estrada finda e atravessa o rio em cinco minutos de rabeta chega-se à ilha de Maiandeua-Algodoal. Lá o turismo é forte, sendo um dos points dos paraenses quando o assunto é praia. Fortalezinha tem praias e um cenário fantástico com manguezais, restingas e áreas bem protegidas. É lá que fica a "Casa do Carimbó", visitada recentemente pelo ator global Fábio Assunção; tem também o bar Castanheira, famoso por sua longevidade.

Depois de caminhada maravilhosa, toma-se um rabeta e estamos na praia do Mupeua, nas brisas do Oceano Atlântico.

O fotógrafo Sandro Barbosa e o cineasta Emerson Almeida, atravessaram o rio salgado e registraram suas impressões sobre a maravilhosa Fortalezinha, mostrando que mesmo diante da força do mar e da erosão, há também poesia natural.
Professor Erivelton Balga e seu Valter Teixeira - Duas gerações de resistência pelo Mocooca no abraço a vereadora
O asfaltamento da rodovia PA 430 assegura um novo caminho para Algodoal, que tem a praia da Princesa, conhecida mundialmente e point da juventude paraoara. Hoje o acesso à Algodoal acontece pelo trapiche de Marudá no município vizinho de Marapanim. Com a estrada asfaltada, a redenção econômica das regiões maracanaenses acontecerá, pois muitos equipamentos turísticos serão implantados como restaurantes, pousadas, estacionamentos, bares e hotéis.

A vereadora Fernanda do MDB de Maracanã, autora do Requerimento que pede o asfaltamento da PA 430 e já endereçou ao novo governador Helder Barbalho, apoia a causa e garantiu "que levará o abaixo assinado dos moradores às autoridades".



Julio Modesto, Junior Pimentel, resistentes do Mocooca.















Da Redação
Ícaro Gomes
Imagens: Sandro Barbosa.

Postar um comentário

1 Comentários

  1. Ícaro Gomes muito boa sua argumentação como justificativa estadual para asfaltamento da PA 430. Eu acrescentaria que essa segunda via para a APA-Algodoal-Maiandeua poderá ter efeito para o turismo de terceira idade em época de baixa estação. Não só idosos, mas também pessoas com necessidades especiais podem criar fluxo ecoturistico com impacto econômico na área.

    ResponderExcluir