Mocooca de todas as cores: o dia da Marcha


O sábado foi histórico para as regiões maracanaenses do Mocooca, Maiandeua e Campo das Mangabas, quando moradores e ativistas sociais, ambientalistas e simpatizantes saíram em caminhada desde a vila de 4 Bocas, até o 40 do Mocooca, que vem sofrendo com a invasão das grandes marés e a erosão de suas encostas.
Dois movimentos coordenaram o evento: "Filhos da Terra" e "Mocooca S.O.S." e receberam apoio da igreja Assembleia de Deus e outras lideranças.
A chuva estava forte na rodovia PA 430, mas um rio de sombrinhas tomou conta do cenário marcando a marcha pacífica que pretende em várias ações despertar a sensibilidade dos governantes.
A vereadora Fernanda (MDB) que foi a única liderança com mandato a participar do evento recebeu das mãos dos líderes do movimento um abaixo assinado para encaminhamento à Câmara Municipal de Maracanã e outras esferas de poder. Segundo a vereadora "o estado do Pará fechou os olhos durante vinte anos para a região, mas agora renasce a esperança com o novo governo comandado pelo Helder que é muito sensível às causas dos que mais precisam do Estado".
Mocinha do Rosário, representando o Conselho Nacional dos Extrativistas também participou, assim como, o empresário e político Geovan Martins. 
Os movimentos que mantêm viva a iniciativa para a pavimentação da rodovia PA 430 e também a perspectiva de construção de muro de arrimo no 40 do Mocooca, pretendem organizar mais ações para repercutir a situação. Julio Modesto, professor Erivelton Balga, Rosano Modesto, entre outros, participam ativamente para que o problema das regiões chegue o mais longe possível e alcance as diversas esferas de governo.
Veteranos do lugar também tiveram o seu momento e discursaram num belo evento que teve o cerimonial do Valtinho Teixeira e a participação da pesquisadora Graça, fundadora do Grupo Ambiental de Fortalezinha, que esclareceu sobre o movimento das marés e os ecossistemas. Apoiando a causa, lideranças de outras regiões maracanaenses como o professor Elton Junior, o Valketh da vila do Penha e Diogo Aquino de Beira-Mar.
Imagens e vídeos estão na internet e durante a semana teremos várias postagens sobre a temática num trabalho do fotógrafo Sandro Barbosa e do cineasta Emerson Almeida.






















Da Redação
Ícaro Gomes
Imagens: Sandro Barbosa

Postar um comentário

0 Comentários