Hora de inovar: A farra de recursos públicos em eventos copiados

Em 2007, quando era secretário de administração e finanças do município de Maracanã, recebi também a difícil missão de desenvolver uma roupagem nova em eventos que atraísse público regional e melhorasse o olhar das pessoas de fora para Maracanã, visto que as crises enfrentadas em anos anteriores haviam tirado a histórica cidade do cenário regional.
Assessorado por uma competente equipe coordenada pelo professor e escritor Elizel Nascimento, então secretário municipal de Cultura, criamos vários eventos dispostos num calendário anual e elaboramos uma programação grandiosa para o aniversário do município, sempre de forma sofisticada, mas sem comprometer o orçamento público.

O tempo passou e a cidade realmente voltou ao cenário do salgado paraense como organizadora de eventos de porte e capazes de atrair turistas que injetam uma grande quantidade de recursos na economia. Além claro, de garantir o lazer, um principio constitucional, para o povo.


Em 2012


Maracanã 359 anos - Programação oficial

A Prefeitura de Maracanã anunciou hoje a programação oficial de aniversário do município com várias atrações musicais - dois nomes nacionais - e também apresentações culturais locais, valorizando as raizes do nosso povo. Confira ai os detalhes...

Dia 19/05

Jogo amistoso entre Paysandu Sport Club e Seleção de Maracanã
16 horas no Estádio Municipal



Dia 23/05

Programação cultural da secretaria de promoção social com o projeto REVIVER - da melhor idade - muito carimbó e atividades recreativas.

Dia 24/05

Apresentações culturais das escolas do município (sede e campo)
21 horas - Grupo Experiencia apresenta o espetáculo
VERDE VER-O-PESO na Praça de São Miguel Arcanjo - Palco Central




Dia 25/05

A noite gospel com a cantora nacional PAMELA

Dia 26/05
Gravação do DVD da banda FORRÓ BOM DE FARRA

21 horas

Meia-noite

Bufalo do Marajó

Dia 27/05


Dia 28/05







Pois bem, a ideia era também atrair parceiros e diminuir bastante os recursos públicos envolvidos, projeto que infelizmente ficou pelo caminho e o que vemos hoje, sete anos depois, é cada vez mais o município gastando cifras fabulosas em meras cópias de eventos já acontecidos. Desde então, nada ou pouco se inovou. Nenhuma empresa de porte participa dos eventos, como grandes cervejarias e telefônicas. O pouco recurso que existe para educação, saúde e infraestrutura escorre pelo ralo de eventos duvidosos e pagos exclusivamente com recursos do contribuinte.


O atual governo tornou-se no tema um mero copiador, as famosas "xerocópias" de shows, até mesmo repetidos, visando demonstrar que não deixa a desejar ao governo anterior, entretanto, os tempos são outros, as propostas são outras e as inovações são necessárias para moldar novos modelos de atrair gente e investimento.

É hora de chacoalhar o corpo, mas também a mente...

Em 2015

Postar um comentário

10 Comentários

  1. Quero dizer que a diretora do francisco nunes ta quero pagar a conta do conselho com o dinheiro do mais educação. Tirando 100 reais de kda monitor. Isso é injusto. Ninguem toma alguma atitude. Os minino tão triste com isso. Ja ganham pouco. Acho injusto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Homem que é homem ou mulher que é mulher mostra a cara não se esconde atras de um anonimato, mostra a tua cara e fale o que é verdade tanto que a conta do Conselho escolar Francisco Nunes na receita federal foi paga sem ajuda de monitores isso é pensar em melhoria para o município e não em regressão pois a dívida estourou por que os Jacarés criaram 2 conselhos fantasmas na escola ,não prestaram conta e nem declararam imposto de Renda desde 2008 agora eu pergunto de quem era o governo heim era da Dica temos prova concreta disso.E essa jacarezada ainda quer voltar pra fazer o quê roubar JÁ QUE É SÓ O QUE SABEM FAZER. e esse povinho dele é tão burro que ele não teve a coragem de entregar a chave da prefeitura porque estava sujo algo inédito na história de Maracana e depois de 3 anos volta com a cara de santo, égua do povo burrrro

      Excluir
    2. Primeiro anonimo vc precisa com urgência de uma aula de português para parar de escrever errado e depois falar o que sabe e não o que não sabe

      Excluir
    3. E vc anônimo ou anônima, mostra a cara também. Gostaríamos de saber quem é esse ou essa que ainda tem coragem de defender esse governo do PSDB que só prejudica a educação em Maracanã. Essa história de tirar dinheiro dos monitores pra pagar dívida do conselho foi dito pela própria diretora e o governo da Dica também não declarou o imposto de renda de 2013, 2014 e 2015. Como vemos, não dá pra defender ninguém.

      Excluir
    4. Anônimo burroooooooo como é que vc vai declarar imposto de renda de 2015 se o ano ainda não terminou égua como diz o povo aqui. procure esclarecimentos vá em busca deles. e ainda tem coordenador de conselho como o do Aci Barros que são veteranos aí, são sempre reeleitos como os mesmos conselheiros e caíram na malha fina da Receita Federal égua da conselheira burra e ainda diz que quem tem que pagar a dívida é a prefeitura se quem gastou o dinheiro foi ela a diretora e tesoureira e ainda quer culpar o Contador acorda pra realidade, pensa que todas as pessoas de Maracanã são burras como o pessoal do Tinô rarara. Cuidado com as notas frias fonte segura de dentro da escola repassou inclusive que o coordenador do Programa Mais Educação ganha 100 horas para exercer a função isso é ilícito alô ministério público farei uma visitinha a vocês aguardem-me

      Excluir
    5. Kkkk se mordeu. O erro da pessoa só está em ter dito "de" em vez de dizer "em" 2013, 2014 e 2015.

      Excluir
    6. Gelou anônimo tanto que vc só escreveu um paragrafo kkkkk olha nós nao temos nada a temer tanto que nós nunca usamos verba de conselho pois agora que foi criado esse conselho em nossa escola ainda vamos gastar a verba não temos rabo preso como os outros conselhos sem querer ahamos na semed uma cópia da prestação de conta do Conselho Aci Barros que está jogada por lá e será que realmente foi comprado tudo aquilo que está lá naquele papel. hum vamos fiscalizar . Diretora do Aci Barros tem professor dai querendo sua cabeça por causa das 100 horas do prof Joelson

      Excluir
  2. Verdade mesmo!! Esse pessoal da semed são um bando de incompetente. Essa orientação, eles ainda querem q todo mundo faça. Por isso q a educação ta uma merda!! Só é pose! Pose Marluce, pose Celina, pose Vânia, pose mirani, pose a tal de nonata. Só incompetente! Já chega disso!

    ResponderExcluir
  3. Tem tanta gente do lado da Prefeita competente, mas infelizmente ela só encherga essas aí, por isso q não vai pra frente. Tende a atrasar cada vez mais.

    ResponderExcluir
  4. AINDA TEM O PRETO DA CULTURA , QUE É MAIS POSE DO QUE TRABALHO , ALIÁS ELE SÓ QUER SE PROMOVER SABEM PRÁ QUÊ ? PRÁ VIR A SER CANDIDATO A VEREADOR , É SÓ ESPERAR PRÁ VER MUITO CUIDADO COM ESSE TIPO DE GENTALHA , JÁ ESTOU AVISANDO PRÁ DEPOIS NÃO VIR A SE ARREPENDER , POIS PODE SER MUITO TARDE .

    ResponderExcluir