Diga-se de Passagem - Tudo em um só lugar

 Maracanã, o MDB e o Geovan




O empreendedor Geovan Martins, já dorme mais tranquilo o sono de Morfeu: recebeu carta branca do MDB estadual para renovar a Comissão Provisória da legenda em Maracanã. A articulação foi realizada pelo forte deputado Iran Lima (MDB) - líder de Helder na Alepa - com aval da deputada Elcione, mãe do governador. 

De cabeça mais fria, segundo apurou o Blog, o pré-candidato do MDB vai buscar agora dialogar e construir alianças que possam melhorar o grupo de apoio.


Federação entre União Brasil, PP e Republicanos

Ministro Celso Sabino


O Senador Ciro Nogueira, presidente nacional do PP, já afirmou que avança em velocidade total, a ideia de formação da Federação partidária reunindo PP, Republicanos e o União Brasil. As legendas conservadoras pretendem se tornar um grande bloco na Câmara Federal e no Senado da República.
Caso se confirme, no Pará, o ministro Celso Sabino (União Brasil),pode assumir o comando da Federação, pois nem PP e nem Republicanos elegeram deputado federal e o União sim.


A nova federação e seus reflexos

Artur e o presidente do PV estadual, José Carlos



Os três partidos já têm candidaturas majoritárias pré-definidas em vários municípios, mas se ocorrer a federação, a legislação garante somente uma candidatura de comum acordo entre as três legendas. No caso especifico de Maracanã, Republicanos de Artur Nogueira e PP sob o comando do ex-prefeito Tinô dos Santos, seriam os mais prejudicados, já que o atual prefeito Reginaldo Carrera é do União Brasil e certamente tem prioridade para tocar seu projeto à reeleição.
O Blog já apurou que diante dessas novas circunstâncias, o empreendedor Artur Nogueira, já definiu que assumirá o comando do PV - Partido Verde, justamente, para evitar o imbróglio futuro.

O ex-prefeito Tinô dos Santos e Augusto Pinto (atual vice do PP), ainda não se sabe, que caminho partidário seguirão.

Reginaldo poderá se o candidato da federação


"De rabo de olho" numa nova pesquisa em Maracanã


O G4 em Maracanã



Pesquisadores de dois institutos, andaram fazendo revoada em Maracanã, percorrendo os bairros e vilas para aferir as intenções de votos do momento de eleitores de várias faixas de idade. O estagiário do Blog, deu aquela espiadinha marota, porém, somente em uma; a outra não se sabe onde foi guardada.

Pelo que viu, o prefeito Reginaldo Carrera continua liderando a corrida com um punhado de folga, seguido pelo Pré do MDB, Geovan Martins. A novidade da rodada momentânea dos números é que a ex-prefeita Dica Costa melhorou bem entre o humor dos eleitores e assumiu isolada a terceira posição. Outro, que deu um passinho a frente e pulou "duas casinhas" foi o empreendedor Artur Nogueira.

Todavia, a surpresa vem da soma dos números de nomes que integram o G4, pode-se até arriscar que o caldo engrossou com massa de macaxeira.


Marituba e a entrada do Mário




Prefeito por dois mandatos no município de Marituba, Mário Filho, começou a "passar sebo nas canelas" todas as noites e redobrou suas fortes orações, para voltar ao cenário político da terra dos Umaris como candidato à Prefeitura.

A decisão foi comunicada durante entrevista na bem ouvida rádio do Mercado Municipal, que fez uma live e registrou pico de mais de 4 mil ouvintes.

Mário - como bem se sabe - é exímio articulador e certamente buscará reunir seu grupo político para a batalha.

Marilia que não é de Dirceu, mas de Melo




A advogada Marilia Melo, esposa do ex-vereador e ex-prefeito de Marituba, Wildson Melo, vem articulando fortemente para disputar as eleições de outubro com a atual e festejada prefeita Patrícia Alencar - lider com folga nas pesquisas e recebeu em discurso emocionado o apoio do governador Helder, que a levou definitivamente para o MDB em grande festa no Sitio Formosa.

Marilia Melo tem perfil simples, cristão e familiar e vira e mexe tá no meio do povo. Segundo especialistas do Marketing Político, o perfil ideal para contrapor a blogueira e prefeita Patrícia.

Como diz Naldo Lobo: À conferir...


Será a Denise?



A atual vice-prefeita de Salinópolis, enfermeira Ana Denise Monteiro (foto), que também já foi vereadora, rompeu com o prefeito Kaká Sena há muito tempo, não tendo nenhum espaço na atual gestão. Tudo isso porque é fiel aliada da família Gomes, que pretende lançar o ex-prefeito Paulo Henrique Gomes (MDB) na disputa em outubro pela Prefeitura do Sal.

O que se ouve na hora de encher as garrafas pets na Fonte do Caranã, que como Denise é fiel escudeira, poderá sim ser candidata novamente como vice, mas na chapa de PH.

O cenário de São Miguel do Guamá



Após o governador Helder conseguir que descessem na mesma boia o rio Guamá o atual prefeito do Guamazão, Eduardo Pio X e o deputado federal Antônio Doido - ambos disputaram o último pleito em 20 - o caminho do projeto de reeleição de Eduardo ficou como um tapete, parecido o asfalto da nova PA 322 que liga a cidade até a vizinha Bonito.

Mas, muita gente na oposição não ficou nada contente com os rumos e a vice-prefeita, Ana da Saúde (foto), ganhou corpo e cresce. Se conseguir conquistar apoios importantes de lideranças locais, como o ex-prefeito Cacau, poderá estar competitiva em outubro próximo. Lá por aquelas bandas será mesmo um RE X PA político.


Pedro Coelho, Paulo Henrique e o PL Castanhal

Pedrinho Coelho ao centro, Eder Mauro e Rogério Barra


A briga do passado entre os cunhados na cidade modelo vem sendo reeditada. Agora a disputa é pelo comando do Partido Liberal - a legenda que abriga o ex-presidente Bolsonaro, o mais votado por lá na presidencial de 2022 - na busca de lançar candidatura para enfrentar o prefeito Paulo Titan, que vai tentar o hexa em mandatos majoritários.

O ex-prefeito Pedro Coelho da Mota e seu cunhado, o delegado Paulo Henrique, disputam a indicação, ambos desejam concorrer e querem o PL como abrigo. PH diz que tem o apoio nacional de Bolsonaro, já que seu outro cunhado, Anderson Torres, era o todo poderoso ministro da Justiça de Bolsonaro. Já Pedrinho Coelho, abriu diálogo total com o deputado federal Eder Mauro e seu filho, o deputado estadual, Rogério Barra.

PH quando em agenda com o ex-presidente Bolsonaro

Federação e outra briga em Castanhal




Ainda na cidade modelo de Castanhal, a Federação PSDB-Cidadania tem também um "arranca rabo" para chamar de seu e resolver antes de 6 de abril, o prazo final das filiações partidárias. Cada um dos partidos tem um candidato a prefeito. O ex-deputado estadual Milton Campos (foto) pelos tucanos e o ex-prefeito Pedro Coelho que ainda é filiado ao Cidadania. A disputa é tão acirrada que Pedrinho Coelho - como mostramos na nota anterior - já tenta pousar no ninho do Partido Liberal.


O cenário de Santa Maria do Pará

Diana sempre nos eventos da cidade


Na bela cidade trevo, onde a moda é beber em conveniências, o papo que rola entre os privilegiados na cidade que puderam espiar "de rabo de olho" uma pesquisa que circulou por aquelas paragens, é que a ex-prefeita Diana Melo, assumiu mesmo a dianteira da corrida para a Prefeitura, que terá sua cruzada final de faixa em 6 de outubro próximo.

O atual prefeito Alcir Costa vem logo em seguida, "morcegado" pelo empresário César do Asfalto


Recuperação da Cibrasa em Capanema


Reprodução-Google



O Grupo João Santos, controlador das fábricas de cimento Nassau, inclusive, a unidade de Capanema no Pará, teve seu processo de recuperação judicial iniciado há um ano, em razão das dificuldades financeiras. Assim, houve minucioso levantamento do patrimônio, dos credores, do passivo e dos ativos. Com um ano de trabalho, o grupo retomou a operação de duas fábricas, somando quatro em atividade em 2023, o que resultou num faturamento de R$ 1 bilhão. Atualmente são 3 mil funcionários, todos com salários e FGTS em dia.
Mas, houve comemoração mesmo com o pagamento de R$ 150 milhões do Grupo junto a PGFN (Procuradora-Geral da fazenda Nacional), e vai possibilitar a liquidação de 100% do FGTS atrasado de 20 mil trabalhadores, entre ativos e ex-funcionários, que tinham valores a receber ao longo de décadas.
A festa em Capanema ainda não acabou.

Parauapebas e a dor de cabeça de Helder

Keniston, Helder e Braz


O governador Helder Barbalho anda bem preocupado com a eleição para prefeito em Parauapebas. Como se sabe, por lá, a Direita tem muita força e isso não é do gosto de HB. Então, chamou na capital para um capuccino o reeleito prefeito Darci Lermen (MDB) no dia 30 de janeiro e ouviu suas preferências.
No outro dia (31), chamou para o mesmo capuccino o deputado federal Keniston Braga (MDB) e o deputado estadual Ivanaldo Braz (PDT). Ambos "querendo porque querendo" concorrerem a prefeito.
A copeira que serviu o café ouviu rapidamente e contou ao estagiário do Blog que HB ouviu, ouviu, ouviu, mas todos disseram claramente que seguirão a decisão final tomada pelo martelo de Thor do governador. 
Do outro lado da Praça dos Metais, em Pebas, o vereador Aurélio Goiano (PSD) só na mutuca e liderando as pesquisas de intenções de voto, mas, com o grupo de Darci esfarelado. Quando o governador juntar, ai que veremos o que acontece.



Igarapé-Açu ganha novos pretendentes





O atual prefeito Normando Riachão, já deve ter se acostumando com a ideia de que não poderá concorrer, já que estava na cadeira de prefeito, quando venceu em 2020. Então, a grande expectativa é pelo anúncio do nome de seu grupo político que concorrerá em outubro. Segundo o estagiário, o atual presidente da Câmara, vereador Erlon Feitosa, é o mais cotado.
Mas, eis, que novas orações chegam para São Sebastião abençoar novidades de pré-candidaturas. O partido Liberal filiou o empresário Zeca da Poty, que será candidato. A ex-prefeita Sandra Uesugi que ficou em segundo lugar em 2020, resolveu apoiar seu sobrinho o vereador Xoro Pardal. E a novidade é a viúva do ex-prefeito Nivaldo Costa, Lene Rosário (foto), que se articula também para disputar a principal cadeira da cidade.



Priante calça as chuteiras



O deputado José Benito Priante (MDB) que já chegou ao segundo turno das eleições em Belém e é sempre bem votado na capital, andou dizendo no distrito de Icoaraci que “se for jogo de campeonato, serei candidato; se for amistoso, pode entrar em campo quem quiser”. Trocando em miúdos, continua com as chuteiras calçadas e pronto para entrar no gramado para a disputa de outubro.
Aliás, a falta de cuidados com o gramado de Belém, levou o atual prefeito Edmilson Rodrigues (PSOL) a pior avaliação entre gestores de capitais. E assim sendo, vários pré-candidatos se apresentam. A briga promete!

Qual o maior medo dos prefeitos e prefeitas?




Tem algo que tira o sono dos prefeitos e prefeitas que irão para o projeto da reeleição em diversas cidades paraenses: O RE X PA eleitoral. Para quem encontra-se na gestão é muito complexo concorrer num cenário de duas candidaturas - ou torce pelo Remo ou pelo Paysandu.
A polarização concentra certo poder de riscos. O céu mais esperado pelos alcaides é a pulverização de candidaturas, quando a oposição se divide e a gestão fala só uma língua e se fortalece.
A dor de cabeça continua até 5 de agosto, o último dia para realização das convenções em 2024.

A Janela partidária, os vereadores e vereadoras




As futuras chapas proporcionais já estão recheadas de pré-candidatos(as), mas, ainda faltam muitas decisões e sobretudo, a cereja do bolo: a famosa janela partidária. O instrumento foi criado pelo Congresso, quando o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiu que mandatos proporcionais pertencem aos partidos. 
Então, a janela consiste em 30 dias, antes de seis meses da eleição, para que ocupantes de cargos legislativos possam mudar de legenda, sem perder o mandato. Além destes, muitos suplentes também esperam a janela, já que se saírem do partido em que concorreram na eleição anterior, ficam impossibilitados de assumir, caso sejam convocados por alguma eventualidade com o titular do mandato.
Em 2024, a janela partidária começa em 7 de março e vai até 5 de abril.

Postar um comentário

5 Comentários

  1. O Geovan Martins poderia pega esse apoio do governador e mandar arrumar a antiga delegacia, pois alguns apoiadores dele destruíram.

    ResponderExcluir
  2. Não vejo a hora de esperar a ciosamente a chegada da Dica na minha casa. Vai me pagar o novo e velho. Doida pra dar umas cabadas de vassoura na cabeça dela e umas ovadas de galinha choca na cara dela. Essa mulher não tem vergonha na cara.

    ResponderExcluir
  3. Fui eleitor da professora Dica. Mais hj voto no Geovan.

    ResponderExcluir
  4. Geovan e Helder pra seguir em frente.

    ResponderExcluir
  5. Fomos professora Dica. Agora caminhar juntos com Geovan Martins. O nome da vez.

    ResponderExcluir