Diga-se de Passagem - O ano começou pós Carnaval

O niver de Maracanã e atrações nacionais




Como se sabe, os municípios capricham nos eventos realizados no ano derradeiro de gestões e que coincidem com o ano eleitoral, afinal animar o coração e alma dos eleitores é uma forma do bom humor chegar melhor no mês de outubro. E sem dúvida é ótima estratégia. Em todas as cidades da região, os prefeitos estão cuidando com carinho das programações. Em Bragança, a campeã de atrações no carnaval, Raimundo Oliveira, o prefeito, vem caprichando para eleger seu sucessor, o vice Mário Júnior. Inclusive, agora ficou bem mais fácil desenrolar boas atrações, já que os deputados disponibilizam emendas parlamentares para pagar os shows.

Em Maracanã, a programação da semana de aniversário no final de maio, quando a cidade completa 371 anos, promete muito e já desperta a curiosidade do público. O Prefeito Reginaldo (União) pretende fazer uma grande festa e em recente postagem nas redes sociais da Prefeitura da cidade, um pequeno vídeo mostra uma bota e todo o suspense por trás. Será que os internautas já descobriram a primeira atração?  Seria a Joelma?


A disputa em Salinópolis



Dia 25 próximo, o ministro das Cidades, Jader Filho, estará no município de Salinópolis, mas, numa agenda como presidente estadual do MDB, quando estará oficializando a direção do partido nas mãos do grupo político que apoia o ex-prefeito Paulo Henrique Gomes. No mesmo dia, haverá o pré-lançamento do nome de PH para representar o partido nas eleições majoritárias de outubro.

Do outro lado da Avenida Miguel de Santa Brígida, o atual prefeito Kaká Sena, eleito em 2020 com apoio de PH, corre para organizar seu time, porém, sua gestão é meio água com açúcar e seus aliados temem que o folego eleitoral possa não ser suficiente para vencer PH.

As pesquisas internas espiadas pela Estagiária do Blog, dizem que PH tem uma diferença abissal para o atual prefeito e até adotou a vida fitness de preparação para as caminhadas.


Em Capanema, a política é como nuvem


Eduardo Costa, atual secretário de turismo do estado


O ex-deputado federal, Eduardo Costa, filho do saudoso Jorge Costa - que foi prefeito de Capanema - resolveu deixar sua discrição de lado e meio que lançou sua pré-candidatura a prefeito pelo PSD. Na semana passada, fez uma série de visitas de aconselhamento político, incluindo, ao ex-prefeito Eslon Martins.

Do outro lado da Avenida João Paulo, o empresário Claudionor Moreira, tenta se aproximar do médico Jair Neves - que já concorreu à Prefeitura - para tentar emplacar uma dobradinha.

Mais à frente na Barão de Capanema, o secretário Marcelo Pierre - filho do ex-prefeito Padin - acelerou o passo nas rodas de conversas que realiza nos bairros, dinamizando sua pré-campanha. Na mira, a busca por um nome do campo para fechar a chapa.

E o ex-prefeito Alexandre Buchacra, patinando na casa de um digito nas pesquisas, continua sendo o preferido de Helder e o prefeito Chico, já teve uma série de nomes de vices, o mais recente o vereador Rui Reis, afilhado da deputada Renilce Nicodemos.


Marcelo Pierre agiliza rodas de conversas em bairros


O grande desafio em Castanhal




O Marcelo Marques, da famosa coluna Bacana, vem tendo dificuldades para palpitar nesta pré-campanha de 2024, até mesmo notas teve que refazer. Noutro dia, postou que o empresariado de Castanhal havia reunido e em sua maioria optado apoiar à reeleição de Paulo Titan. Logo, logo, teve que publicar que foi o contrário, a grande maioria dos empresários apostam no nome do ex-prefeito e atual deputado federal Hélio Leite.

A briga vai ser grande mesmo e promete ainda a candidatura do ex-prefeito Pedrinho Coelho e do ex-deputado Milton Campos.


Tarrafa e seu candidato em Curuçá




Na maravilhosa cidade de Curuçá, com sua história e memória, o cenário eleitoral 2024, finalmente começa a ser desenhado. Na esteira de sua alta aprovação, o reeleito prefeito da cidade, Tarrafa, resolveu apresentar o nome do seu atual secretário de finanças, Jean Carlos, na sua sucessão.

Do outro lado da praça Coronel Horácio, o ex-prefeito Bigode, anda "assanhadinho" para concorrer, já que tem bons números nas recentes pesquisas.


Briga de doido em Ourém



A bela cidade cortada pelo rio Guamá e que tem o melhor festival da canção do Pará, terá um cenário bem estremecido nas eleições de 6 de outubro. O atual prefeito Roberto Uchoa, do grupo político do exponente ex-prefeito Junhão - que continua com força monstra eleitoral -, quer ser natural candidato à reeleição. Aliados ainda defendem que Junhão possa ser o cabeça de chapa.

Subindo o rio, aparece de repente o vereador de São Miguel do Guamá, Neto Leocádio (foto), que deve renunciar por lá e trocar o domicílio eleitoral e concorrer em Ourém. Seria um simples fato, se Neto não fosse o irmão do poderoso deputado federal Antônio Doido, que concentra uma das maiores fortunas na região.


A novidade da Quali em Maracanã




A estagiária do Blog, com seus ouvidos sem cerol, andou escutando nas paredes de um importante gabinete da capital que sairá uma pesquisa QUALI no município de Maracanã. Coisa cara e que traz dados e previsões eleitorais bem apuradas. As "Qualis" são o que há de moderno no assunto e dizem as preferidas de Helder nas decisões de candidaturas das cidades polos do Pará, porém, estranhamente, não é o caso de Maracanã.

Dizem que em Parauapebas, a Quali rola semanalmente, pois Helder quer emplacar o candidato que possa ter a maior viabilidade para enfrentar o disparado na dianteira, o direitista vereador Aurélio Goiano. Dizem que o aliado do governador e do prefeito com maior número na pesquisa quantitativa já teria alcançado o teto e não cresce mais.

Em Maracanã, sabe-se bem que está definida a candidatura à reeleição do atual prefeito Reginaldo Carrera; a do emedebista Geovan Martins; faltando somente a decisão do G4 para ver qual será a chapa extraída dos 4 nomes. Outubro promete em Maracanã, muito mais do que vento no rio.


Quem será?




No carnaval, o clima eleitoral também ganhou a avenida em Maracanã, o prefeito Reginaldo repetiu boa programação oficial e teve sucesso nos eventos. Do outro lado da avenida, o bloco "Os Quase Santos", patrocinado pelo G4, também saiu fazendo barulho. Geovan Martins preferiu a calmaria dos retiros religiosos.

Na cidade, o comentário é pelo anúncio da chapa que será a representante do G4 na eleição de outubro. O grupo reúne os ex-prefeitos Tinô e Dica e os pretendentes "prefeituráveis" Artur e Augusto.

A tigela de união deve ganhar pimenta nos próximos meses.

A estrada de curvas de Doutor Daniel




A carinha de besta do prefeito de Ananindeua, doutor Daniel, não entrega nada de sua boa articulação, inteligência e visão política. Tem chances claras de se reeleger em primeiro turno no município e já fez em 2022 de sua esposa, Alessandra Amaral, a deputada federal mais votada do Pará.

Chamada de "República de Ananindeua" por lá rola de tudo: Daniel é "aliado" de Helder; Daniel tem partido pra chamar de seu; Daniel tem pretensões de concorrer ao governo do estado. Mas, Daniel não é o candidato de Helder nem à Prefeitura e muito menos ao governo do estado.

Recentemente, alguns blogs anunciaram que o partido Republicanos iria ser todo de Daniel, versão desmentida em nota oficial do partido pela Executiva nacional.

Por isso, tudo em Ananindeua é esquisito, mas de besta o prefeito tem só o carinha de bom moço.


Claudionor Moreira na famosa mesa de Daniel



Um dos grandes aliados do governador Helder Barbalho na região nordeste do Pará, o atual vice-prefeito e pré-candidato à prefeitura de Capanema, Claudionor Moreira, resolveu colocar pra fora sua revolta com o governador e o prefeito Chico Neto - aliás, briga que ganhou às ruas há duas semanas - e resolveu acenar para o prefeito de Ananindeua, buscando aliados, já que o governador e o prefeito estão focados em outro nome em Capanema.

Segundo o jornalista Paulo Zildene de Capanema, especialista nos bastidores políticos "Em um movimento que promete reconfigurar o cenário político de Capanema, Claudionor Moreira, pré-candidato a prefeito, recebe um impulso significativo através de uma reunião estratégica com Daniel Santos, o atual prefeito de Ananindeua, realizada nesta segunda-feira, 19. O encontro, marcado por diálogos construtivos, visou consolidar uma aliança política...".

A briga promete mesmo.



Coisas que se sabe só no Pará




A safra do açaí no Pará, principal produtor do mundo, vai de agosto a novembro, ficando depois mais "vasqueiro". E quando o ano inicia, vem o sofrido período da entressafra chamada, fazendo com que o fruto diminua no mercado, elevando o preço às alturas. E como somos acostumados no açaí de todo dia, a situação vira uma romaria de "MI MI MI" com direito a Memes na internet.
Em algumas cidades, o preço varia de 30 a 50 reais pelo litro do precioso. Mas, tem jeito não, temos que esperar a safra chegar e a produção se normalizar. Enquanto isso, vamos colocando mais água, de olho bem aberto para aqueles batedores que põem papel higiênico picado ou maizena para engrossar.

Os secretários que deixam os cargos em Maracanã





Segundo apurou o Blog, o prefeito Reginaldo Carrera de Bela Cintra, vai antecipar o prazo da legislação eleitoral, possivelmente por pressão de vereadores, e trocar os secretários municipais que irão concorrer em 6 de outubro.
Conforme levantou a estagiária do Blog, deixam os cargos para organizar suas pré-campanhas à Câmara, os secretários Gilberto Neto (Saúde) - foto -, Roger Federer (Cultura) e Lidiney Prado (Agricultura) agora no final do mês de fevereiro.

O "Qui pro có" do Oda em Igarapé-Açu




O influencer Odair Souza - que tem mais de 41 mil seguidores no Instagram - fez a maior onda após contrair a dengue e acusa a Secretaria de Saúde do seu município, de não estar dando a devida atenção para a grande quantidade de casos de dengue na cidade. Segundo Oda, não há medicamentos nos postos de saúde e nenhuma campanha de alerta e combate ao mosquito.
O "Qui pro Có" ganhou as redes sociais com diversas "lives" produzidas pelo influencer.


Postar um comentário

2 Comentários

  1. Eu só queria saber ,qual dos 4 bestinha tá ganhando um por fora ,pra manter uma candidatura que sabem que irão ficar em último,pois se tiver 3 chapas o atual prefeito se reeleito.e a dica teimosa que não quer acordo com o Geovam,e vai deixar os eleitores que acompanhar ela de fora mais 4anos.

    ResponderExcluir