Presidente da Câmara de Maracanã é afastado e preso

Eva Nayana denunciou o presidente da Câmara em novembro de 2021

 

Hoje, bem cedinho, agentes do GAECO - Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado e do GSI - Grupo de Atuação Especial de Inteligência e Segurança Institucional, do Ministério Público do Pará, já estavam em Maracanã para cumprir seis mandados de busca e apreensão e um de prisão temporária. Os agentes andaram pelas ruas de areia da mágica Ilha de Algodoal e bateram na porta da pousada do vereador  José Maria do Socorro Silva Rabelo, conhecido popularmente como "Cacaia", atual presidente da Câmara de vereadores de Maracanã e o detiveram de imediato, sendo o mesmo transferido de barco para a vila de Marudá em Marapanim e depois seguiu para a Superintendência da Polícia Civil em Castanhal, de onde foi conduzido para o Sistema Penal, conforme confirmou o repórter Naldo Lobo ainda a pouco. 

Prisão do vereador Cacaia em Algodoal - Foto: GAECO/MPPA


Na cidade,  a operação aconteceu numa casa onde funciona a Câmara Municipal - já que o prédio sede se encontra em reforma - obra do governo do estado do Pará. No local, os agentes apreenderam computadores e documentos. Outros grupos do Ministério Público também fizeram buscas e apreensões em Castanhal e Belém.

RELEMBRE O CASO

 

Vereador Cacaia é afastado da Presidência e preso

A primeira publicação sobre as denúncias da ex-servidora Eva Nayana de Souza Dias, ecoaram aqui no Blog no dia 24 de novembro do ano passado (ver postagem https://www.icarogomes.com/2021/11/servidora-da-camara-de-maracana-acusa.html ), quando registrou Boletim de Ocorrência acusando o presidente da Câmara de supostos abusos sexuais. O caso ficou conhecido no Blog como "Jardim do Éden".


Em seguida, num vídeo postado nas redes sociais da então servidora Eva - demitida ainda no mesmo dia pelo presidente do Poder Legislativo - contou que existia um sistema de corrupção na Câmara Municipal com pagamentos a fornecedores realizados, mas que voltavam para o presidente da Casa dividir com outros vereadores.

O que se investiga?

 

Apreensão de computadores e documentos

O GAECO tenta descobrir a partir dos depoimentos coletados nos últimos meses, se o presidente da Câmara se elegeu com a promessa de rateio a alguns vereadores de valores financeiros arrecadados a partir dos fornecedores da Câmara. As investigações querem também desanuviar se a Mesa Diretora da Câmara tinha envolvimento com o esquema de corrupção. Entre as denúncias, há também suspeita de "Rachadinha", já que servidores fantasmas não trabalhavam, mas recebiam para dividir com parlamentares.

Áudios comprometedores

 Reveja o caso em detalhes no Blog: https://www.icarogomes.com/2021/11/na-troca-de-videos-surgem-denuncias-de.html

Eva Nayana quando conversou com a Redação do Blog afirmou que entregou as autoridades os áudios que recebia do presidente da Câmara e de outros vereadores, tratando sobre pagamentos de notas fiscais, em que os serviços nunca existiram. Com a apreensão de documentos e computadores, outros desdobramentos acontecerão.

A expectativa é que as investigações cheguem ao final em breve e as decisões da Justiça aconteçam a partir dos pedidos do Ministério Público, que tem investido bastante neste caso e deverá deixar de exemplo no estado do Pará sobre rachadinhas e rateios em Câmaras Municipais.

As investigações seguem em segredo de justiça, conforme publicou hoje a página oficial do MPPA. Segundo um informante do Estagiário do Blog, uma nota fiscal de compra recente da Câmara Municipal e apreendida hoje, relacionava inúmeros produtos, mas na dispensa da casa somente dois rolos de papel higiênico.

 

 

Da Redação

Ícaro Gomes

Imagens: Estagiário do Blog/Gaeco MP/ Jece Cardoso



Postar um comentário

3 Comentários

  1. Quero ver as caras de anjos dos vereadores envolvidos no sistema de rachadinhas

    ResponderExcluir
  2. Isso tem que chegar na população. Os maracanaenses precisam conhecer o político que votou, para não votar nessa pessoa na próxima eleição. Chega desse tipo de político. Que seja cassado.

    ResponderExcluir
  3. Já tava na hora! Esse sistema de rachadinha e rateio já existe há muito tempo. É por isso que tem gente que quer ser vereador... Gastar 200 mil numa campanha pra ganhar 4mil por mês lógico que não né. O que eles querem mesmo é a corrupção, extorquir o prefeito

    ResponderExcluir