PIRABAS - Turismo Criativo. 14 horas de aventura e formação de guias

 
Por Maurício Botelho

O texto é longo porque resumir tanta coisa que vivemos ontem, é uma missão quase impossível. Dando continuidade a aula de campo com os alunos do curso técnico de guias de turismo, do IFPA, a convite do secretário de Turismo, Jean Barbosa, ontem fomos conhecer o projeto de Turismo Criativo de São João de Pirabas. Uma parceria entre as secretarias de Turismo e da Agricultura.
Ecoturismo, turismo religioso, produção associativa, de base comunitária, rural ... fazem o turísta "viajar" no mundo místico, de cheiros e sabores de produtos artesanais e, ainda, ter uma experiência com as famílias de moradores locais, que já estão envolvidas no processo.

Turismo gera empregos, que pagam com salários. Que, na maioria das vezes, não atendem a demanda do município. Então, o projeto abriu as portas para a geração de trabalho e renda. 

As 06 horas, começamos pelo "Sitio da Vaquinha", onde tivemos o prazer de ouvir a história da família de mineiros e provar os queijos e doces produzidos no local.
Saímos para uma imersão nas ilhas.
Primeira parada: ilha do Rei Sabá.
Todo o misticismo da "Pedra do Rei Sabá", subimos o Monte Encatado. A descida revela a "Pedra do Coração Encatado da Princesa".

Na volta, uma parada no "Mirante da Ilha", espaço público para descansar, trocar de roupa e seguir o caminho.

Almoço na Ilha da "Croa Nova". Rusticidade e uma receptividade maravilhosa.
Chef. Dino Corrado Farinola, do Amazonas, é um show a parte.

Já de volta a estrada, início da noite, fomos "tirar o sal" no "Balneário Pitiú", conhecer a criação e provar seus deliciosos bolinhos de Pirarucú.
 
Depois, fomos visitar a produção de mel e seus derivados. Mais um show de receptividade e sabedoria popular com a família que vive do manuseio das colmeias e da venda de produtos..
Visita a vila do Jararaca, onde um família vive da venda de licores deliciosos.
Pra finalizar, já às 22 horas, conhecer o "Bejú do Cabeludo". Parada para degustar os "bejús" mais gostosos que já comi na vida.
Irmãos... ver um projeto turístico que envolva o povo local e este vende sua história e produtos diretamente para os turistas, foi a melhor experiência que tive com o turismo até hoje.
Ver o turismo melhorando a vida das pessoas carentes do município financeiramente e psicologicamente, com a visitação... Não tem dinheiro no mundo que pague.

Parabéns
Jean, Tadeu, secretário de agricultura e a todos os empresários, famílias e profissionais de mídia... que juntos lutam para fazer o turismo dá certo.
Tenho certeza, que os futuros guias de turismo terão histórias contar para seus filhos e netos.





















Postar um comentário

2 Comentários

  1. Foi incrível essa experiência. Aprendemos demais nessa visita, muito importante na formação da nossa turma de Guia de Turismo - IFPA/Belém. Obrigada a todos pela maravilhosa oportunidade!

    ResponderExcluir