Ilha marajoara se desprende e navega à deriva no Pará

 


Pequena ilha enroscou em trapiche e foram necessários quatro barcos para colocá-la de volta no curso do rio Afuá, no arquipélago do Marajó.

  Autor: Redação


Moradores do Arquipélago do Marajó foram surpreendidos nesta terça-feira (26) com uma situação inusitada.

Vídeos que circulam nas redes sociais mostram uma pequena ilha que se desprendeu do solo e navega à deriva próximo de Afuá, no Marajó. As imagens foram registradas por moradores da região que ficaram assustados com a situação.

Segundo o secretário Municipal de Meio Ambiente, Hilder Vinícius de Souza Félix, o pedaço de terra passou diante do centro urbano durante a manhã de hoje e segue em direção ao Rio Santana.

Com o ocorrido, alguns transtornos foram registrados ainda pela manhã desta terça-feira. A ilhota enroscou em um trapiche e, segundo Hilder, foram necessários quatro barcos para colocá-la de volta no curso do rio Afuá.

A expectativa era de que a ilhota voltasse à cidade na tarde de hoje, com a vazante da maré. A Prefeitura disponibilizou equipes de brigadistas com barcos para tentar evitar o choque com trapiches, postos de combustível e embarcações que ficam ancoradas na orla do município.

Hilder, que também é biólogo, afirmou que dificilmente a ilha se desmanchará com a navegação. Ela só deve parar quando encostar em outro trecho de terra e formar raízes novamente. Não se sabe o tamanho real da ilhota, porém a prefeitura do município afirma ter um tamanho considerável.

Este é o segundo ano consecutivo que uma ilha se desprende e passa por Afuá. Em 2021, um pedaço de terra se soltou de uma área próxima a um restaurante em Afuá, navegou e voltou a se fixar em outro lugar próximo da cidade, ainda segundo o secretário.

Postar um comentário

0 Comentários