Quando retornam as aulas presenciais na rede de ensino de Maracanã???

A reunião foi um ensaio sem resultado prático

 

A vacinação avança no Brasil com mais 50% da população com as duas doses ou dose única contra a covid 19. O cenário epidemiológico começa a mudar com a diminuição substancial de novos casos e redução no número de óbitos. Na maioria das cidades - incluindo Maracanã - a normalidade começa a voltar com liberação de eventos e outras aglomerações com o alerta da necessidade do uso de máscaras e o distanciamento social. Apesar que em muitos shows e festas tais recomendações sanitárias não são respeitadas por falta de fiscalização.

O governo do estado do Pará, por meio da Secretaria de Educação, autorizou o reinicio das aulas presencias, seguindo protocolos sanitários e com alternância nas turmas, priorizando os estudantes em preparação para o ENEM e vestibulares.

Na grande maioria dos municípios, as aulas presenciais nas redes municipais também estão sendo autorizadas com recomendações e priorizando os anos finais de cada modalidade de ensino.

Em Maracanã, nenhuma fumaça oficial emitida pela Prefeitura sobre notícia de retorno as aulas presenciais, mesmo já tendo ocorrido há tempos uma reunião com diretores e coordenadores pedagógicos sobre o retorno. Vários fatores concorrem para tal: economia na contratação de temporários para completar o quadro efetivo da rede de ensino; aquisição de merenda escolar; implementação de transporte escolar; aquisição de materiais de expediente, sem contar que sem aulas, as contas de energias das escolas estão baixas. Mas, isso é correto para o momento bem melhor no cenário da epidemia? Claro que não! Mesmo com o protesto do sindicato de professores no Pará, os municípios foram negociando e lutam para que o ano letivo possa ter algum fôlego, já que as aulas remotas são prejudicadas demais pela falta de boa internet e atrativos para o aluno.

Maracanã precisa ter uma plano imediato de retorno às aulas presenciais e o público escolar ter informações solares sobre como acontecerá. É mister pensar neste momento nos estudantes que precisam salvar um pouco do tempo perdido e realmente colocar um "tantinho" de esperança no ar da educação. 

Tenho dito!


Da Redação

Ícaro Gomes

Postar um comentário

1 Comentários

  1. Enquanto isso o prefeito Zezao, está comemorando a "horta na escola". Aulas, alunos, ano letivo que é bom nada.
    O que se passa na cabeça dessa criatura?
    Domingo passado ele festejava a realização de uma corrida de bicicleta, enquanto isso o povo padece na precariedade do hospital de Maracanã e sem ambulâncias.
    Esse Senhor anda no mundo da lua

    ResponderExcluir