Sávio Lima de algodoal é o único fotojornalista da região contemplado na Lei Aldir Blanc


 

Um projeto que visa perenizar memórias das ilhas de Algodoal e Maiandeua ganhou o reforço financeiro da Lei Aldir Blanc. O autor da façanha é jovem em idade, mas nosso velho conhecido. Aliás, o blogueiro conhece Sávio desde a infância.



O projeto será um curta documentário de 05 minutos e registrará retratos e oralidades de antigos e jovens moradores da ilha, narrando o desenvolvimento populacional de ocupação mais recente no arquipélago para a produção. Em contrapartida ao fomento da Lei Aldir Blanc, oficina guiada de imagem através do dispositivo móvel para estudantes da Vila de Algodoal já conectados às Redes oportunizando sensibilizar olhares ao patrimônio vivo na APA Maiandeua contribuindo para a preservação de sua diversidade e a divulgação de sua memória e paisagens naturais. A pesquisa em forma de minidoc, galeria fotográfica e produção textural acerca das oralidades produzidas durante a imersão etnográfica será lançada em espaços comunitários das Vilas de Algodoal e Fortalezinha e permanecerá nas casas de seus detentores, nas casas que abrigam o Carimbó Praiano, e disponível em meu site “Eu Amo Algodoal”, fanpage com 24mil seguidores no Rede Facebook.
A sensibilidade do olhar de Sávio sobre Fortalezinha



Para o projeto os curadores por meio dos formulários digitais de inscrição perguntaram o que Sávio Lima sente quando está com a câmera na mão. O fotojornalista respondeu: "Uma invasão de sentimentos e sensações e lembranças passaram voando pela minha cabeça.
A fotografia me deixa ser eu, quando eu tô com minha câmera na frente dos meus olhos eu sinto que posso qualquer coisa, os medos e vergonhas ficam de lado, e cada clique poderia ser uma palavra de uma história, uma memória eterna, viva. A fotografia é a arte que muda a minha vida todos os dias!!! Que me levou e leva à lugares que eu nunca achei que conheceria, que me conecta a pessoas incríveis e me faz viver tantos sonhos. Que me preenche, transborda!"

 


Perfil do Sávio:

Savio lima é um jovem fotografo maiandeuense, um dos mais importantes colaboradores assíduos do Blog do Ícaro, apaixonado por retratar o imaginário da ilha e narrar histórias do cotidiano produzindo uma herança visual e etnográfica de seus habitantes e paisagem. Nativo da paradisíaca Algodoal inicia seus primeiros registros ao acessar dispositivos móveis e conexão com as redes em 2013, criando e desenvolvendo conteúdo digital que relaciona cultura e ecoturismo, identidade e memória praiana do arquipélago localizado no salgado paraense.

 

A mágica ilha de Algodoal

Produziu a fotografia Still do documentário "Mestres Praianos do Carimbó de Maiandeua" 2014-2015; criou as continuadas séries fotográficas em rede: Natureza em detalhes, Identidade (postadas em sequência aqui no BlOg), Caboclo Amazônia, Deus é mulher e O novo normal entre os anos de 2016 e 2020; participou da exposições coletivas: “A grande homenagem à Maracanã” e a Os Olhos da Mãe Terra, vila de Fortalezinha, ambas 2018 e "Encantarias da Ilha 2020". Em fevereiro de 2021 dirigiu o making off do “VI Canto da Sereia Homenagem Mestra Mimi” no festival de carimbó do grupo feminino "Sereia do Mar", em Vila Silva do município de Marapanim.

Durante suas caminhadas por Camboinha

 

Sávio Lima nasce artista, neto de curandeiro e filho de carimbozeiro, desde pequeno já versava suas contações e jingles, poesias concretas acerca das belezas naturais de seu território, histórias cotidianas de seus habitantes e se tornou atualmente um dos principais divulgadores da ilha de Algodoal possuindo um acervo precioso de Maiandeua, sendo um importante guardião das belezas naturais, cultura e tradições da região praiana.

Sua vida educacional foi uma grande experiência na Escola "Maria de Lourdes Ferreira" onde serviu como representante de classe e conselheiro escolar.
Após as filmagens e produção do curta documentário, oficinas serão realizadas e os recursos aplicados serão apresentados em forma de contas para a devida apreciação da Secretaria Estadual de Cultura.
 
Voa, voa, Sávio Lima!

Postar um comentário

0 Comentários