A Educação Ambiental na Recuperação das Nascentes do Rio Cuinarana Magalhães Barata-PA


O acelerado processo de crescimento na cidade de Magalhães Barata-PA nordeste paraense, tem influenciado nas alterações das nascentes do Rio Cuinarana, onde a falta de planejamento do uso do solo representa uma ameaça constante à sustentabilidade hídrica ambiental. Surgindo a necessidade de estabelecer limites à ação humana, para evitar sua autodestruição. Foi realizado um levantamento para diagnosticar as nascentes no sentido a montante (subida da maré) no Rio Cuinarana.

Os resultados das avaliações de qualidade das cabeceiras serviu de base para a confecção de um mapa didático que foi apresentado em junho (mês que se comemora a semana do meio ambiente) no I Seminário “Água bem perto de nós” para alunos da escola municipal Zélia Flexa com apoio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente. Face à problemática hídrica apresentada, foi realizado um plano de ação de revitalização das nascentes do Rio Cuinarana.



I Seminário “Água bem perto de nós - Vamos cuidar dos nossos rios e igarapés”. O Secretário Adjunto Silvano Costa apresentou a palestra “As transformações socioambientais no rio Cuinarana os impactos causados pela ação antrópica nas nascentes”. O Técnico Eliton Araújo, apresentou outra palestra tendo como tema “A proteção das matas ciliares nos corpos hídricos”.



Conscientização Ambiental com alunos da Esc. Zélia Flexa na Bacia do Rio Cuinarana (Silvano Costa (Tecnólogo em Aquicultura), Eliton Araújo (Tecnólogo em Gestão Ambiental) e Emerson Silva (Profº de História)



No plano, houve o plantio de cinquenta mudas nativas como; Ananim (Symphonia globulifera), Andirobeira (Carapa guianensis), Samaúma (Ceiba pentranda) e Ucuúba (Virola surinamensis). Os alunos foram envolvidos de forma pedagógica, visto que educação ambiental pode ser entendida como uma educação que extrapola os muros da escola, envolvendo escola e natureza, dentro de uma perspectiva interdisciplinar. Com intuito dos alunos sentirem-se pertencido com a ação. Uma vez que no processo interdisciplinar não se ensina nem se aprende: vive-se, exerce-se e aplica-se.





Alunos com suas mudas nativas em direção a nascente impactada do Rio Cuinarana.







Reflorestamento em torno da nascente



Em setembro, mês que se comemora o dia da árvore, o projeto ganha expansão associando a Educação Física com a Educação Ambiental, visando os alunos a embarcar em práticas sustentáveis em equilíbrio com a natureza, formando alunos com princípios humanos saudáveis e consciência ambiental crítica e cidadã diante dos recursos hídricos, com foco na cabeceira do Simpatia, principal fonte de água abastecedora da cidade de Magalhães Barata.

Profº Nielton Lima (Ed. Física) e alunos da Escola Municipal Zélia Flexa (6ºAno)

O projeto busca conscientizar os alunos, pescadores e agricultores acerca dos métodos, técnicas e instrumentos que vislumbrem a recuperação e preservação das matas ciliares das nascentes utilizando a Educação Ambiental como ferramenta, de acordo com a realidade local, sendo este coordenado pelo Secretário Adjunto Municipal de Meio Ambiente Silvano Costa. Colaboradores: Secretário de Meio Ambiente (Emilson Favacho), Técnico Ambiental (Eliton Araújo), Profº de Educação Física (Nielton Lima), Profº de História (Emerson Silva) e Senhor Vicente.


 Por Professor Silvano Costa

Postar um comentário

0 Comentários