Bolsa de Estudos para Universitários que estudam fora de Maracanã


O mandato da vereadora professora Fernanda (MDB) começa a articular com os jovens de Maracanã uma Associação dos Universitários que estudam em instituições públicas fora do município. O objetivo é organizar o movimento que será responsável por acompanhar e fiscalizar a aplicação de uma nova Lei no município.

Muitos jovens maracanaenses estão em municípios como Castanhal, Paragominas, Belém, Bragança, Cametá, entre outros, batalhando para conseguir a graduação em universidades públicas. A luta das famílias dos estudantes é extraordinária, já que as adversidades enfrentadas quando se está fora de casa e do convívio de sua cidade são significantes.
Vereadora professora Fernanda (MDB)

No forno do mandato coletivo da professora Fernanda (MDB) um projeto de Lei que será apresentado em breve que cria a Bolsa de Estudos para Universitários carentes de instituições públicas em outras cidades, com 10 parcelas de 250 reais nos anos em que durar a graduação.

Segundo a vereadora "a iniciativa é a forma de estimular os alunos da escola pública e também assegurar que não passem tantas privações quando estão em outras cidades". A assessoria da vereadora afirmou que a fonte de recursos para o cumprimento da futura Lei - se aprovada pela maioria dos parlamentares - será o FPM ou o ICMS do município. Pelos estudos iniciais da vereadora, conforme o número apresentado de universitários a conta mensal para o Poder Público não chegará a 8 mil reais mensais, valor irrelevante no Orçamento anual de 40 milhões do município de Maracanã e também quando se leva em consideração o futuro de jovens.
Festa de universitários em Maracanã - Arquivo do Blog
A vereadora professora Fernanda (MDB) disse ao Blog que o projeto que apresentará agora em setembro trará critérios para se ter direito a bolsa, como o perfil sócio-econômico de carente comprovado,  matricula e frequência comprovada pela Universidade Pública; o aluno perderá a bolsa se reprovado em duas disciplinas num mesmo semestre ou se conseguir um contrato de trabalho em empresa privada ou assumir cargo, emprego ou função pública. O projeto ainda tem outros critérios e assegura que os graduandos possam contribuir com a educação do município durante a utilização da bolsa participando e auxiliando em palestras, mini-cursos, cursos de formação e outros eventos planejados pela secretaria municipal de educação.

Da Redação
Carlos Guia
Fonte: ASCOM Vereadora professora Fernanda (MDB)

Postar um comentário

0 Comentários