Castanhal vive seu Círio de Nazaré neste domingo



(Foto: Divulgação)


O município de Castanhal, nordeste do estado, realiza neste domingo (16) sua 15ª romaria em homenagem à Nossa Senhora de Nazaré. Desde a sexta-feira a cidade vive em clima mais intenso da festividade. A expectativa da Polícia Militar é que 250 pessoas participem do Círio este ano.

A romaria já é considerada uma das principais manifestações religiosas do Pará. A saída dos romeiros aconteceu às 6h da Igreja Matriz de São José, no centro da cidade, até a Catedral, no bairro Nova Olinda, onde foi celebrada a missa solene até às 7h20.


Depois, todos seguirão rumo à Igreja Santuário do Distrito de Apeú, onde receberão a imagem de Nossa Senhora ainda participarão da missa final. Serão cerca de oito quilômetros de caminhada, percurso duas vezes maior do que o do Círio de Nazaré em Belém. A expectativa de encerramento é de que seja antes do meio-dia.



HISTÓRIA


A primeira romaria de Castanhal ocorreu em maio de 1998. Poucos anos depois passou a acontecer no terceiro domingo do mês de outubro. Na época, em Castanhal, não existia nenhuma manifestação religiosa voltada a Nossa Senhora de Nazaré. Então, os padres resolveram fazer algo diferente do Círio de Belém: organizaram o evento sem a utilização da corda e tiveram a ideia de transportar a imagem da santa em cima de uma réplica da Maria Fumaça.

Postar um comentário

0 Comentários