Há casos conhecidos em Maracanã em que o partido leva pouquíssimos nomes, mas consegue eleger representante no legislativo juntando-se com outras agremiações menores. Isso, se o legislativo federal aprovar a medida, não será mais possível.
O governo atual
Infelizmente, passados 800 dias, Dica Costa não conseguiu empreender mudança. Ao contrário, não avançou e retroagiu muitas políticas públicas que vinham sendo implementadas. Porém, como fui o candidato adversário na eleição, não tenho a isenção necessária para avaliar seu governo e não o farei aqui. Prefiro deter-me na questão política, deixando tal função para os leitores e eleitores.
Legislativo e Executivo mantêm uma guerra silenciosa desde o dia da posse. Atabalhoada na articulação política, Dica perdeu as duas eleições para a mesa diretora da Câmara. E continua convivendo com problemas diários de relacionamento. Vereadores estão insatisfeitos porque querem mais espaço político, outros mais espaços para “agasalhar” seus pupilos, e outros querem mesmo são favores nada republicanos. Mas, faz-se necessário dizer que lá na Câmara também tem suas exceções.
Sem um planejamento viável e com uma forma ultrapassada de administrar, Dica Costa cometeu um grande erro: escolher o nepotismo como norte. Os políticos antigos dizem que um gestor nunca pode nomear uma pessoa, que depois não possa exonerar. Diga-me como poderá a prefeita mandar pro olho da rua por falta de ações o marido, o filho, a nora, o sobrinho e mais uma lista de parentes que desfilam como contratados da prefeitura de Maracanã?
Durante 800 dias, só houve uma afirmação do governo: que seu fracasso é culpa do governo anterior, da oposição, do blogueiro que torce para que nada funcione. Ora veja, candidatos na oposição devem exercer seu papel de oposição e não se pode reclamar disso. A oposição será oposição e o governo anterior teve suas falhas, entretanto, muitos e muitos acertos, que no olhar da sociedade, podem ser suficientes para uma nova chance.
Na realidade a maior culpada de tudo é a prefeita que não soube construir alianças seguras, que não teve pulso firme para sentar na cadeira como prefeita de fato e deixa parentes agirem do jeito que o diabo gosta.
A reeleição do atual governo é possível? A resposta será oficial no ano que vem, mas, pelo sons roucos das ruas, das esquinas, das tabernas de vilas e distritos, a missão será muito difícil. A oposição se buscar a unidade, dificultará ainda mais.
Sentimos no ar, que o cheirinho de 2016 vem apontando na encruzilhada do rio Maracanã com o Oceano Atlãntico.
Ícaro Gomes é especialista em educação e blogueiro.
8 Comentários
Da gosto de ler,artigos de quem realmente entende d Politica
ResponderExcluirO pior de tudo é a passividade do povo
ResponderExcluirÍcaro essa prefeita conhece a turma da política de Maracanã, mas só tem um problema que vai custar bem caro para essa falsa guerreira, ela é estúpida. A ingratidão é pior coisa que um político pode cometer. A pior traição ela fez com o vereador Geovan. Este rapaz gastou segundo pessoas que atuavam na cúpula dela entorno de 500 mil reais. A primeira coisa que ela fez foi chutar a bunda do Geovan. Isso ela fez com várias pessoas em Maracanã, famílias inteiras foram esquecidas. Teve uma senhora na Campina que fazia vaquinha para arrecadar dinheiro para a campanha dessa víbora e ela esqueceu.
ResponderExcluirÍcaro você está fazendo o que os vereadores eleitos na oposição deveriam fazer, criticar os erros da prefeita e exigir dela mais respeito. Porém, a câmara está cheia de oportunistas que não estão nem aí para o povo. Se você estivesse na Câmara a história seria outra. Seja nosso vereador e mostre quem realmente é amigo do povo.
ResponderExcluirA prefeita pensa que a votação do Jatene foi por causa do falso sorriso dela. Ela enganou muita gente. Prometia emprego para todo mundo. Ela pensa que o povo é leso. Ela que se prepare para a vingança, muitos estão calados esperando ela voltar para pedir votos de novo.
ResponderExcluirÍcaro o novo discurso para não chamar de volta os temporários que ela afastou no final de ano, para gerar sobra de verbas, principalmente depois da gastança da campanha estadual é que vai ter concurso. Essa mentirosa só esqueceu que os números de vagas pouco mais de 300 significam 10% dos empregos temporários da prefeitura. Ela pensa que ninguém está sabendo da enrolação.
ResponderExcluirô,ô, ô, ô, ô, a Dicadura é um poço de ternura! ô,ô, ô, o Tostão tem um milhão. As novas marchinhas de 2016.
ResponderExcluirDica eu não me engano, meu coração é um oceano, Dica eu não te quero, porque você é falsa guerreira...
ResponderExcluir