Pará precisa de 286 mil profissionais qualificados até 2027, aponta Senai


Dados detalhados serão apresentados nesta sexta-feira (18)

Iury Costa*


O estudo projeta o crescimento econômico e as oportunidades no mercado de trabalho. (Foto: Senai / Divulgação)


Para atender as demandas da indústria no Pará, o estado precisará qualificar 286 mil profissionais entre 2025 e 2027, conforme divulgado pelo Mapa do Trabalho Industrial, um estudo do Observatório Nacional da Indústria (ONI) da Confederação Nacional da Indústria (CNI).

A projeção considera o crescimento econômico e as oportunidades no mercado de trabalho.

O levantamento destaca a necessidade tanto de formação de novos profissionais quanto da requalificação daqueles que já atuam no mercado. Além disso, o estudo identificou as áreas com maior demanda por novas contratações, oferecendo uma visão estratégica sobre o futuro do emprego no Estado.

Os dados detalhados sobre as necessidades de qualificação serão apresentados nesta sexta-feira (18/10), em um evento realizado na Senai Getúlio Vargas, bairro do Marco, em Belém.

Mapa do trabalho industrial

O Mapa do Trabalho Industrial é um estudo prospectivo criado pelo Observatório Nacional da Indústria, que visa identificar a demanda futura por profissionais no setor industrial.

Esse estudo utiliza modelagens econométricas que consideram o crescimento esperado da economia e do mercado de trabalho, a adoção de novas tecnologias e as mudanças organizacionais nas cadeias produtivas, além da trajetória de carreira dos trabalhadores.



*(Iury Costa, estagiário de jornalismo sob supervisão de Hamilton Braga, coordenador do Núcleo de Política e Economia)

Postar um comentário

0 Comentários