O caos no transporte escolar municipal de Maracanã

 


O problema começou a surgir no início do segundo semestre de 2022, quando a Prefeitura da cidade de Maracanã, começou o recorrente atraso no pagamento dos prestadores de serviços do transporte escolar do município, que é fruto de repasse federal por meio do Programa Nacional de Apoio ao Transporte Escolar e recursos advindos do Fundeb. Porém, os compromissos gigantes com a Folha de Pagamento descontrolada, repercutiu no atraso e em alguns casos, prestadores de serviços estão sem receber três meses, o que afetou a viabilidade do abastecimento de combustível dos veículos, e a interrupção de várias rotas do transporte.

Muitos alunos estão sem frequentar a escola por duas semanas, em razão da falta de ônibus. Nos horários noturnos, onde estão lotadas as turmas de EJA - Educação de Jovens e Adultos, a falha no transporte ainda é maior. 

O Blog ouviu professores, que demonstram grande preocupação, já que o ano letivo está bastante prejudicado, o que levará o município a descumprir a legislação que obriga o mínimo de 200 dias com aulas no ano.

No último dia 31 de outubro, um dia após o fim do primeiro turno das eleições, que elegeram deputados, senador e governador, o município começou a distratar servidores temporários, para tentar restabelecer o controle da folha de pagamento na área de educação, porém, as dificuldades parecem não ter fim.

Postar um comentário

0 Comentários