A novela mexicana do rateio do Fundeb em Maracanã


 

Lentidão, muita lentidão, assim tem sido a morosa e atrapalhada gestão "Maracanã para todos" no querido município de Maracanã, nordeste do estado do Pará. Eleito na esteira da esperança, o prefeito Reginaldo Carrera (PL) se transformou em um dos piores em gestão pública dos últimos anos na região.

E lentidão tem sido a grande marca do governo. 

Veja o caso do rateio do abono do Fundeb

Como se sabe em todo o Brasil - em razão da pandemia - as aulas presenciais foram suspensas por longos períodos, gerando um corte drásticos nas despesas da área de educação, com economia nas contas de energia elétrica, na compra de materiais pedagógicos, consumo e limpeza e ainda diminuição significativa com a não contratação de professores temporários. No caso do município de Maracanã, as aulas presenciais não existiram durante a pandemia e, portanto, há sobras significativas nos recursos do Fundeb.

Por que a demora?

O governo municipal se atrapalhou com os cálculos, talvez, de forma voluntária, pois suspeita-se que os recursos na verdade não estariam em caixa nos bancos e sim já utilizados em despesas que deverão ser questionadas. Ou, segundo as fontes oficiais, o governo espera o crédito da complementação dos valores retidos no ano passado para então chegar ao cálculo final pagando o rateio agora em janeiro de 2022.

 

Aprovação na Câmara

A maioria dos municípios já realizou o pagamento com os recursos que estavam em caixa no mês de dezembro e para tanto, aprovaram leis municipais regulamentando o repasse, inclusive, incluindo, de forma justa os servidores de apoio como merendeiras, vigilantes e auxiliares. Também em Maracanã, a unanimidade dos vereadores votou a favor da Lei, legalizando o assunto e amparando o rateio.


Da Redação

Ícaro Gomes

Imagem: Reprodução

Postar um comentário

0 Comentários