Policia Federal deflagra "Operação influência" sobre cursos fantasmas na gestão Dica de Maracanã

 
Crédito: Reprodução/Ascom PF


A Polícia Federal (PF) realizou investigação de crimes licitatórios no município de Maracanã, localizado no interior do Pará, na manhã desta terça-feira, 7. Cerca de 16 policiais federais participam da “Operação Influência”.

O Juízo da Vara Federal Cível e Criminal da SSJ de Castanhal, no Pará, expediu cinco mandados de busca e apreensão, sendo quatro mandados em Belém e um em Salinópolis.

Segundo a PF, em janeiro de 2019, a Prefeitura de Maracanã contratou diretamente, por inexigibilidade de licitação, empresa recém-constituída e que nunca tinha participado de outras licitações para a prestação de serviços de consultoria e capacitação nas áreas de educação e saúde.

As apurações da Polícia iniciaram no ano passado pela suspeita de fraude na contratação, que tinham superfaturamento de preço. Com isso, os agentes federais constataram que o contrato celebrado previa palestras para 30 pessoas ao passo em que a média de participantes girava em torno de 18 pessoas.

Ainda de acordo com a PF, o uso de documento ideologicamente falso era usado para comprovação de gastos na prestação do serviço, além de inexecução de parte do contrato.

O crime de fraude a licitações está previsto no artigo 89 da Lei 8.666/93 com pena de três a cinco anos de detenção. 

A empresa investigada foi contratada na gestão da professora Dica Costa (PSDB) para a realização de cursos de capacitação para servidores das áreas de educação e saúde.

O assunto na época na contratação foi repercutido aqui no Blog.

Fonte: Roma News
Com informações Ascom PF.

Postar um comentário

5 Comentários

  1. Falta agora da atual gestão, cheia de maracutaia, nepotismo, carros alugados, desvio do dinheiro da merenda escola, superfaturamento.

    ResponderExcluir
  2. A PF vai chegar nos outros bestinha: Ivaney, Eliane e Jr Araújo.
    Otarios enriqueceram a Família São José Construção de Timboteua
    E o tal de André da Funerária, esse era mulambento agora desfila de Volvo

    Igual o Reginaldo enriquecendo o irmão

    ResponderExcluir
  3. Maracanã, sempre tragada por esses vermes. E pior grande parte disso continuar é o próprio povo. Toda eleição os mesmos nomes e quando aparece alguém diferente é envolvido em coisas ilícitas. Pobre Maracanã.

    ResponderExcluir
  4. A lei do retorno é infalível
    Que paguem e paguem com juros
    Eu choro

    ResponderExcluir
  5. Nossa, gente! A professorinha está envolvida nisso?! Justo ela, tão corretinha, idônea. Poxa! Isso não é perseguição da polícia federal, gente! Logo ela que deu exemplos de boa gestão não pagando os funcionários a quem deveu. Que pena! Tão cobrando Fundeb do Reginaldo. Na gestão dela desde 2013 não se viu a sombra da sobra. Acho que o presidente àquela época era muito bom de cálculo. Hum, hum! Enfim.

    ResponderExcluir