A crônica de Castanhal

A história de Castanhal começou com a Estrada de Ferro Belém/Bragança, que foi responsável pelo seu primeiro período de desenvolvimento. Colonizadores cearenses, especializados no cultivo da terra, foram contratados pelo Governo Provincial para desenvolver a região, e assim, em 15 de agosto de 1899, a Vila de Castanhal foi criada oficialmente. E, através de um decreto-lei, assinado pelo Interventor Federal do Pará, Magalhães Barata, a vila se transformou em município em 28 de janeiro de 1932.

Castanhal dedicou-se ao comércio de maneira muito intensa, o que se transformou na sua principal atividade econômica. O município vem contribuindo para o abastecimento das cidades vizinhas, através da venda de utensílios, alimentos, ferramentas e material de construção. Atualmente a indústria também se destaca na sua economia. O polo industrial de Castanhal atua em diversos ramos como calçados, têxtil, pré-moldados, material elétrico e vestuário.

Alguns pontos turísticos do município merecem destaque, como a Catedral Santa Maria Mãe de Deus, que possui um mosaico de 300 metros quadrados montados no altar, feito com pedras raras e considerado o maior da América Latina e a Praça do Cristo Redentor, que é também um dos belos logradouros turísticos de Castanhal, com a estátua do Cristo, com 24 metros de altura que domina a área.

No centro comercial de Castanhal se destaca a Avenida Barão do Rio Branco, o principal corredor comercial da cidade. Abriga inúmeras lojas das mais diversas atividades comerciais, e representa o coração do centro comercial do município, destino de milhares de pessoas todos os dias.

Quem visita Castanhal não pode esquecer-se de ir às Praças da Igreja Matriz e Estrela, onde se exibe a locomotiva do trem que fazia a linha da antiga estrada de Ferro Belém/Bragança. A área possui espaço destinado às visitas e passeios, oferecendo aos visitantes: estrutura gastronômica, espaço infantil, biblioteca e complexo cultural e esportivo.
Outro acontecimento festivo em Castanhal é a Exposição-Feira Agropecuária de Castanhal, já tradicional, o evento possui como objetivo promover a pecuária e a indústria de derivados do leite e da carne. O artesanato de Castanhal, embora apresente variedades, é pouco divulgado. Destacam-se as confecções de roupas, bolsas, chapéus, peças de crochê, peças bordadas, cinzeiros, abajures e arranjos. A igreja de São José, construída em 1906, e a igreja de São Francisco, construída pelo cônego Leitão, em 1897, são considerados monumentos históricos da cidade. Outros lugares se destacam no município, como a Casa da Cultura e a Casa Paroquial, pontos de referência para a preservação e a divulgação da cultura local, são espaços também destinados a valorizar a identidade do cidadão castanhalense. Além disso, a cidade ainda tem como símbolo, uma estátua suntuosa de Jesus cristo às margens da BR 316, relembrando o Cristo Redentor do Rio de Janeiro, um ícone de modernidade e prosperidade da cidade, construído em uma posição estratégica, o que demonstra o quanto o município deseja ser visto como próspero e moderno.

A religiosidade dos moradores da Cidade Modelo fica evidente todos os anos, quando milhares de fiéis se juntam à Romaria de Nossa Senhora de Nazaré, que é considerada a segunda maior do Pará, com um cortejo de nove quilômetros de caminhada de muita fé e devoção.

O Círio Fluvial da Vila de Macapazinho é mais uma das tradicionais romarias de Castanhal. Nessa procissão os devotos partem da vila de Boa Vista em pequenas embarcações e percorrem o Rio Apeú, até à agrovila de Macapazinho, encerrando a romaria com uma caminhada pelas ruas da comunidade e uma missa campal.

Segundo o Instituto de Desenvolvimento Econômico, Social e Ambiental do Pará, a origem do município de Castanhal é atribuída a um povoamento de colonos e imigrantes nordestinos. Existem duas versões que tentam explicar a origem do nome Castanhal. A primeira delas, diz respeito ao fato de que, apesar de da área em questão nunca ter sido no passado e nem se caracterizar nos dias de hoje, como uma área onde seja frequente a ocorrência de castanheiras, o seu nome do município foi dado em homenagem a essa espécie vegetal. A Segunda remete-se à época da construção da estrada de ferro que ligava Belém a Bragança, em que uma das suas estações ficou localizada sob a sombra de uma frondosa castanheira e, a partir daí, o local foi batizado como Castanhal, constituindo-se em núcleo urbano.

Segundo pesquisadores, o desenvolvimento do “Núcleo de Castanhal” começou a partir de uma vontade política do governo do estado do Pará, a partir do projeto de construção da ferrovia que ligaria Belém, a capital e à cidade de Bragança. A cidade de Castanhal possui dois distritos: a atual sede Castanhal e o vilarejo do Apeú, e ainda entre os seus acidentes geográficos estão os rios: Açu, Americano, Apeú, Caranã, Inhangapi, Arajó e Marapanim, e os igarapés: Petimandeua e Piquiá.

Considerada cidade polo, por estar a 68 km da capital paraense, Castanhal está entre as cinco principais cidades do Estado e figura como uma espécie de metrópole da região Nordeste do Pará, fazendo fronteira com oito municípios paraenses: Inhangapi, São Francisco do Pará, Santa Isabel do Pará, Terra Alta, Santa Maria do Pará, São Domingos do Capim e Igarapé-Açu, sendo a quinta cidade mais populosa dos 143 municípios do Pará, com 200.793 habitantes (estimativa IBGE/2019).

O município castanhalense possui privilegiada posição geográfica no mapa do Pará, sendo cortada pela rodovia federal BR-316 – a principal via de ligação entre a capital paraense e as regiões Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul do país indispensável para uma melhor logística para saída de insumos para todo o Brasil, além disso, o fluxo migratório e, consequentemente, o crescimento demográfico contribuíram para o desenvolvimento do setor terciário do município, no qual alcança 7º lugar no ranking dos municípios líderes do PIB do Pará, no setor de serviços. A economia local está centrada no conjunto das atividades que se voltam para o comércio, serviços, agricultura, pecuária e indústria. Por estar há pouco mais de sessenta quilômetros de distância do porto de Belém, aeroporto e da Alça Viária, torna-se outra opção de saída de insumos para o Brasil, pela sua posição estratégica de ser um município de passagem ao longo da BR 316.

O município de Castanhal está localizado na região nordeste do Pará e nela tem grande importância, mas em 2011 também foi incorporado à região metropolitana de Belém por meio da Lei Complementar Estadual 76/2011.

Postar um comentário

0 Comentários