Juliana Patrizia, professora que pesquisa a história do "gatilheiro" Quintino Lira


Professora titular em Santa Luzia do Pará e aluna do mestrado na Universidade Federal do Pará, Juliana Patrizia formata há algum tempo trabalho acadêmico sobre a biografia do gatilheiro Quintino Lira, que empreendeu uma saga na região da Pará-Maranhão.



O curso de Pós-graduação em Linguagens e Saberes da Amazônia, da Ufpa - Universidade Federal do Pará, foi o cenário ideal encontrado pela professora para sua pesquisa sobre a vida e morte do intitulado "Gatilheiro" Quitino Lira, um misto de justiceiro, pistoleiro e cangaceiro que virou lenda, no início da década de 80, numa batalha marcada por um rastro de sangue e luta por justiça social em defesa de posseiros da região, no conflito agrário na gleba Cidapar.

Juliana Patrizia, por conta da sua paixão pela história do justiceiro paraense, tornou-se uma espécie de biógrafa de Quintino e defende tese de mestrado contando a saga do ex-vaqueiro que se tornou um dos homens mais temidos da sua época, que desafiou poderosos e o poder politico do estado. O evento aconteceu no dia 20 passado no Campus Universitário de Bragança.

Fonte: Reinaldo Silva do Santa Luzia On Line

Postar um comentário

0 Comentários