Demissões em Maracanã atingem professores auxiliares dos alunos da educação especial



Resultado de imagem para Lei de Diretrizes e bases da educação professores auxiliares para alunos deficientes

Entre as centenas de demissões efetivadas nos últimos dias, estão os professores auxiliares ou professores de apoio que acompanham os estudantes com deficiência ou mobilidade reduzida.
Conforme previsto na Lei de Diretrizes e Bases da Educação para que a inclusão de alunos com deficiência ocorra de forma mais rápida e facilitada, os sistemas de ensino devem manter profissionais da educação auxiliares para acompanhamento individualizado, de forma a viabilizar a mobilidade no ambiente escolar, o atendimento de necessidades pessoais e a realização de outras tarefas que não podem ser prestadas pelo professor titular.

A prefeita de Maracanã, professora Dica Mentira (PSDB) mandou às favas a recomendação da LDB e demitiu sumariamente os professores de apoio, causando transtornos irreparáveis para a qualidade da inclusão escolar no município.

Rol de Maldades

Atropelada pela gestão precária que faz e falta de planejamento no financeiro, a prefeita Dica Mentira (PSDB) vem demitindo a torto e a direito. Ontem, uma estudante da escola Izidorio Francisco, no início da cidade que é anexo estadual, acionou o Blog para reclamar que as serventes eram contratadas pela Prefeitura e foram demitidas, causando transtornos, já que os banheiros continuaram fechados para que não ficassem sujos.

A tesoura atinge em cheio as escolas, Na "Francisco Nunes" até ontem sete servidores contratados foram afastados; Neide Carrera com três afastados; na escola infantil "Botafogo" saíram cinco temporários e no Acy Barros mais três. O Blog ainda recebe novas informações hoje.
O valor global de folha de pagamento deve ser como quando se constrói um trapiche, uma ponte. Deve-se calcular pela maré mais baixa. Ou seja, a folha de pagamento deve ser calculada pelo menor repasse do ano, quando isso não acontece, a gestão fica sufocada no fim do ano.

A expectativa é que as maldades continuem antes do Círio de Nazaré da cidade que ocorre no dia 19 de novembro e muitos diretores estão sendo orientados a conversar com os excluídos para explicar que ainda poderão ser reconvocados a partir de março, desde que não reclamem publicamente da Prefeita, já tão bem apelidada de Dica Mentira.

O Blog acionou a Vereadora Fernanda Cristo

Ontem mesmo, nossa redação repassou a informação do afastamento de professores de apoio ou auxiliares de alunos deficientes para à vereadora Fernanda Cristo (PMDB), uma das raras vozes na cidade que se levantam contra a prefeita.
Segundo a parlamentar, hoje ainda ela ingressa com expediente na Câmara Municipal pedindo urgência para que aprovem a reivindicação de recondução imediata dos auxiliares da educação especial até o fim do ano letivo.

Da redação
Ícaro Gomes
Imagens: Google/Reprodução

Postar um comentário

0 Comentários