Extra; Pesquisa eleitoral na região metropolitana de Belém para Presidente
Por Bacana News

![]() |
Intenção de voto para Presidente (estimulado)
Em relação ao voto estimulado para Presidente da República, foi testado apenas um cenário que envolveu nove nomes e mais uma vez, o ex-presidente Lula, aparece em primeiro lugar com 30,5% das citações. Os eleitores de Lula estão em maior concentração entre as mulheres, pessoas com idade que varia de 35 a 59 anos, com menor nível de escolaridade e que ganham até três salários mínimos. Jair Bolsonaro, aparece em segundo lugar com 16,0% das citações, sendo que seus eleitores são preferencialmente os homens, pessoas com idade que varia de 16 a 34 anos, com o ensino médio e superior de escolaridade e renda que varia de cinco a mais, salários mínimos. O terceiro nome mais citado foi de Marina Silva que obteve 10,7% das citações. Seus eleitores são preferencialmente as mulheres, pessoas jovens, presentes em todos os níveis de escolaridade e aqueles que ganham entre três a cinco salários mínimos. João Dória, foi mencionado em quarto lugar, obtendo 4,3% das citações. Seus eleitores concentram-se entre os homens, distribuídos sem grandes oscilações entre todas as faixas etárias de idade, preferencialmente aqueles com o terceiro grau de escolaridade e elevado nível de renda. O pré-candidato Ciro Gomes, vem em quinto lugar com 2,1% das citações, Geraldo Alckmin 1,9%, Michel Temer 1,2% Fernando Haddad 0,2%. Responderam que votariam em branco ou anulariam o voto, 24,8% e 8,3% não quiseram declarar o voto.
Esta pesquisa realizada pelo Instituto Acertar, teve como objetivo principal aferir indicativos e potencialidade de intenção de voto de pré-candidatos aos cargos de Presidente da República, Governador e Senador para a eleição de 2018 no Estado do Pará. Investigou se também a avaliação da população em relação ao governo Zenaldo Coutinho, após um ano e oito meses de administração municipal e a imagem da administração dos governos de Simão Jatene e Michel Temer.
O presente estudo foi realizado através de uma pesquisa de natureza quantitativa, com aplicação de questionário estruturado e padronizado a uma amostra representativa do universo de investigação, com técnica de entrevista pessoal domiciliar.
Área de abrangência: Compreendeu a dispersão geográfica da Região Metropolitana de Belém, de acordo com os 05 municípios que a compõe, a saber: Belém, Ananindeua, Marituba, Santa Bárbara e Benevides.
Público alvo: Pessoas eleitoras de ambos os sexos com idade igual ou superior a 16 anos, residentes nos municípios de abrangência da pesquisa.
Fonte dos dados: Para a delimitação do público a ser alcançado pela pesquisa foram utilizados os dados do Censo de 2010 e as estimativas populacionais, realizadas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), além do quantitativo de eleitores disponibilizados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE/agosto 2017).
Atualmente, a Região Metropolitana de Belém é composta por 1.470.617 eleitores, o que corresponde a 26,7% do total de 5.506.454 eleitores do Estado do Pará.
Estratificação da amostra: Distribuída de forma proporcional pelas variáveis: Sexo, grupo de idade, região de moradia (urbana e rural) e pelo número de eleitores de cada município. Especificamente em Belém, a amostra, foi estratificada com alocação proporcional à população dois oito distritos administrativo que compõem o município (DAMOS – Mosqueiro, DAOUT – Outeiro, DAICO – Icoaraci, DABEN – Bengui, DAENT – Entroncamento, DASAC – Sacramenta, DABEL – Belém e DAGUA – Guamá).
Amostra e margem de erro: Com 540 questionários aplicados, a margem de erro para os resultados da pesquisa é de 4,3% para mais ou para menos, com intervalo de confiança de 95%.
Data de coleta dos dados: 22 a 26 de setembro de 2017.
Controle de qualidade: Checagem de 25% dos questionários aplicados, para detectar erros.
As mulheres compõem 53,7% da amostra e os homens 46,3%; entre 16 e 24 anos estão 16,3% dos entrevistados, 22,2% têm entre 25 e 34 anos, 21,9% estão na faixa entre 35 e 44, 23,1% têm entre 45 e 59 anos e 16,5%, 60 anos ou mais.
Segundo o presente levantamento, os eleitores que não tiveram acesso à educação formal (1,7%) ou que tendo frequentado a escola não foram além do 1o grau completo (27,0%), somam (28,7%) do universo pesquisado (até a 8a série); os que começaram ou no máximo acabaram o 2o grau totalizam (55,9%), e os que chegaram ao 3o grau, completo ou incompleto, correspondem a (15,4%) da população investigada.
Parte da população (56,1% sendo, 35,9% praticante 20,2% não praticante) da população de Região Metropolitana, pertence à religião católica e 31,7% pertence à evangélica.
1 Comentários
Tá doido lula nunca mais.. Bolsonaro o melhor para o Brasil.
ResponderExcluir