Você tem olhado para você? Você é corrupto?




(Foto: reprodução)


Corrupção? Você é corrupto?

Vivemos em um momento no país onde várias pessoas, pelo discurso e história pessoais eram, aparentemente, consideradas íntegras, de valores irrenunciáveis, mas agora estão sendo presas e expostas à situações vexatórias porque, simplesmente, fizeram escolhas erradas.

Você já se perguntou alguma vez, caso estivesse em uma situação onde, por exemplo, surgisse uma mala com R$ 50 mil em espécie, em cima da sua mesa no seu ambiente de trabalho, se você ficaria com ela ou mandaria devolver?

Alguma vez já parou para pensar se, no seu dia-a-dia, você tem sido honesto e correto em todos os pilares da sua vida? Na sua empresa, por exemplo, você cumpre as regras pré-estabelecidas? No seu relacionamento conjugal, você é correto? E com os seus filhos? Tem sido um pai ou mãe de verdade, ou se coloca na posição de ‘amigo’ e deixa que façam o que quiser?

Olhar para os outros e punir é fácil. Agora a pergunta que faço é a seguinte: você tem olhado para você?



Quando optamos por mudar a nossa forma e maneira de pensar, e nos afastamos dos nossos valores e princípios sobre os quais sempre estivemos fundamentados, nossos resultados e percepção de mundo a nosso respeito também mudam.

Aos poucos, sua credibilidade, prestígio e reconhecimento começam a mudar dentro do seu contágio social. As pessoas que o admiravam incondicionalmente percebem que você já não é mais o mesmo e, a partir de então, questionamentos que nunca existiram passam a ser diários em sua vida.

Invariavelmente, aquele seu pequeno desvio, poderá se tornar uma grande estrada e as pessoas não conseguirão compreender como pode, aquele amigo, líder, exemplo de ser humano equilibrado e bem-sucedido, pode ter derrapado na curva, tornando-se uma pessoa não grata, totalmente desacreditado.

Então, volto a fazer a pergunta que fiz no início: você é corrupto?

Todos nós já ouvimos algum dia a frase: "o sucesso não ocorre por acaso". No entanto, os resultados mais maravilhosos e extraordinários que qualquer ser humano pode ter, precisam estar sedimentados em princípios imutáveis, valores inegociáveis e fundamentos sólidos.

Se em algum momento o indivíduo despreza esses princípios, pode receber como contrapartida do destino sua exclusão das grandes conquistas.

Mas sabe o que é o mais sensacional de tudo isso? É que, se você que está lendo este texto e por acaso se sentiu tocado de alguma forma, saiba que você pode mudar. E quanto antes mudar, resgatar as premissas e os princípios abandonados, voltando a se conectar com princípios deixados de lado, os frutos das novas sementes serão colhidos.

A dica é: seja autorresponsável. Assuma o controle e o comando da sua vida o quanto antes. Pare de dar desculpas e culpar os outros. Enquanto você enxergar que a culpa é do outro e não sua, o seu cérebro vai lhe perguntar: para quê mudar, se estou certo e o outro é que está errado?

Assim, você será capaz de começar do zero e fazer rapidamente uma nova história. Do contrário, restarão apenas justificativas para tentar arrumar um culpado.



Tenha um ÓTIMO fim de semana!



PAULO CEZAR ESTEVES

Master Coach Integral Sistêmico

paulocezarcoach@gmail.com

EBEX – Escola Brasileira de Excelência Humana

Postar um comentário

1 Comentários

  1. Às vezes somos corruptos em pequenas coisas do dia-a-dia como furar fila, não devolver o tronco recebido a mais, mentir pra conseguir vantagem em várias situações, etc. e achamos tudo normal, mas isso é corrupção também, claro que em menor escala do que vemos por aí, mas a conduta é a mesma.

    ResponderExcluir