A LOGOMARCA DO ADEUS!


Por Elizel Nascimento

*Professor, escritor e poeta



Quem ama, cuida! - uma mensagem poética, de conteúdo profundo. Expressa o sentimento sublime do amor, tão excelso e divino como do "pastor que ama e cuida de suas ovelhas". Tem, no entanto, sua particularidade romântica. Imagino um jardineiro cuidando de seu jardim na manhã de primavera, encantando-se com a leveza das flores e buscando a terapia da alma. Quem ama, cuida!- traduz uma reflexão mística em "fazer o bem". E tenho como exemplo o professsor, que na sua missão pedagógica ama sua escola, ama seus colegas docentes e cuida de seus alunos. Do magistério eu já vim.

Entretanto, compreende-se que se o pastor cuida do rebanho, o jardineiro das rosas, o professor cuida de gente. Ele é o agente da inclusão social, formando cidadãos. Hoje, esse "Quem ama, cuida!" me intriga e não me convence quando assisto o professor reclamando do atraso de salário e da falta de merenda. E me entristece porque a mensagem tornou-se "logomarca" da gestão pública de Maracanã, que o destino reservou, exatamente, a uma professora. Parece o inverso transcendental de um destino: "Quem odeia, despreza!". Ora, a Educação está sob olhar de quem gerenciou essa área no município e foi "buscar" lá em Camburiú-SC um diploma "Palma de Ouro". Eu desejo me solidarizar com os professores maracanaenses, porque obedecem uma hierarquia funcional e não são culpados dessa realidade caótica. Aqui desejo ilustrar o desfecho desse depoimento com um fato: " minha filha menor estuda numa escola pública do bairro e no retorno da aula, chega sorridente, me dizendo: - Pai, não tem merenda na Escola. Mostra-me, então, dois sacolés ou choppinhos de morango que ela comprou no corredor do estabelecimento. Pra que fazem isso com as crianças de minha terra. Tchau!...

Postar um comentário

3 Comentários

  1. Muito triste ver crianças com fome nas escolas e saber que na mesa da prefeita e do secretário de educação não falta nada, por isso não sabem o quanto dói uma fome, e com a barriga vazia ninguém aprende direito.

    ResponderExcluir
  2. Aquela música de campanha da eleição passada do PSDB que falava de falta de merenda nas escolas, salário atrasado e lata d'água na cabeça bem que serve agora para a campanha dos adversários da Dica.

    ResponderExcluir
  3. prá quem não sabe essa logomarca foi mal copiada de um grande mestre da cultura mundial, um grande poeta :QUEM AMA EDUCA SEU POVO , era assim , vejam como ficou : quem ama cuida.

    ResponderExcluir