Por Elizel Nascimento
*Professor, escritor e poeta
Quem ama, cuida! - uma mensagem poética, de conteúdo profundo. Expressa o sentimento sublime do amor, tão excelso e divino como do "pastor que ama e cuida de suas ovelhas". Tem, no entanto, sua particularidade romântica. Imagino um jardineiro cuidando de seu jardim na manhã de primavera, encantando-se com a leveza das flores e buscando a terapia da alma. Quem ama, cuida!- traduz uma reflexão mística em "fazer o bem". E tenho como exemplo o professsor, que na sua missão pedagógica ama sua escola, ama seus colegas docentes e cuida de seus alunos. Do magistério eu já vim.
Entretanto, compreende-se que se o pastor cuida do rebanho, o jardineiro das rosas, o professor cuida de gente. Ele é o agente da inclusão social, formando cidadãos. Hoje, esse "Quem ama, cuida!" me intriga e não me convence quando assisto o professor reclamando do atraso de salário e da falta de merenda. E me entristece porque a mensagem tornou-se "logomarca" da gestão pública de Maracanã, que o destino reservou, exatamente, a uma professora. Parece o inverso transcendental de um destino: "Quem odeia, despreza!". Ora, a Educação está sob olhar de quem gerenciou essa área no município e foi "buscar" lá em Camburiú-SC um diploma "Palma de Ouro". Eu desejo me solidarizar com os professores maracanaenses, porque obedecem uma hierarquia funcional e não são culpados dessa realidade caótica. Aqui desejo ilustrar o desfecho desse depoimento com um fato: " minha filha menor estuda numa escola pública do bairro e no retorno da aula, chega sorridente, me dizendo: - Pai, não tem merenda na Escola. Mostra-me, então, dois sacolés ou choppinhos de morango que ela comprou no corredor do estabelecimento. Pra que fazem isso com as crianças de minha terra. Tchau!...
Muito triste ver crianças com fome nas escolas e saber que na mesa da prefeita e do secretário de educação não falta nada, por isso não sabem o quanto dói uma fome, e com a barriga vazia ninguém aprende direito.
ResponderExcluirAquela música de campanha da eleição passada do PSDB que falava de falta de merenda nas escolas, salário atrasado e lata d'água na cabeça bem que serve agora para a campanha dos adversários da Dica.
ResponderExcluirprá quem não sabe essa logomarca foi mal copiada de um grande mestre da cultura mundial, um grande poeta :QUEM AMA EDUCA SEU POVO , era assim , vejam como ficou : quem ama cuida.
ResponderExcluir