Segundo historiador hoje seria o aniversário de Maracanã

Por Elizel Nascimento
Professor, escritor e historiador


Eles chegaram pelo rio...
Hoje, 20 de agosto, Maracanã celebra 402 anos da presença do homem branco, colonizador europeu, a chegar na antiga aldeia de etnia Tupinambá. Foram os franceses comandados por Daniel de La Touche, que vindo de São Luis do Maranhão, de onde saiu em 8 de julho de 1613, visitou a aldeia do Caeté (Bragança), e de lá partiu em 17 de agosto, velejando a sotavento até à aldeia Maracanã, com o propósito de montar uma estação naval e construir grandes embarcações para conquistar e dominar a região.

Mas, hoje não tem fogos, nem banda de música, porque já se festejou em maio passado o Aniversário do Município, oficialmente, com base histórica na chegada do Pe. Vieira, em 1653. A tese da visita do sacerdote Antonio Vieira à Maracanã, não está bem fundamentada, pois durante todo o mês de maio daquele ano ele estava em São Luis. Bragança, antiga aldeia dos Caetés, já reparou esse desvio histórico e comemorou os 402 anos. Já li obras de vários historiógrafos paraenses e todos são repetitivos em afirmar que a origem de Maracanã tem relação com uma aldeia visitada por Vieira. 

Ontem, foi Dia do Historiador e como "História não é só de quem sabe, mas, também, de quem a procura, então, vou ficando por aqui".

Postar um comentário

0 Comentários