O que não pode no Círio de Maracanã



DE ACORDO COM AS EXIGÊNCIAS DO REPRESENTANTE DA IGREJA CATÓLICA PELO CÍRIO DE NOSSA CIDADE, entra em vigor a portaria abaixo datada de 08 de outubro de 2014.


 RESOLVE: 

I - PROIBIR na zona urbana do município de Maracanã no período de 10/11/2014 a 16/11/2014 a realização de qualquer festa dançante, bem como a utilização de som mecânico pelos bares e congêneres do município. 

II - PROIBIR na praça São Miguel Arcanjo a utilização de som automotivo, bem como a presença de ambulantes realizando a venda de bebida alcoólica no local. 

III - PROIBIR, no município de Maracanã, a venda e o fornecimento, ainda que gratuito, de bebidas alcoólicas, por bares restaurantes, lanchonetes, trailer, quiosques, boates e outros estabelecimentos comerciais e similares, bem como, por vendedores ambulantes, no período compreendido entre 15 de novembro às 16h até o dia 16 de novembro as16h. 

IV - Em regime de exceção, os bares e congêneres nos arredores da praça de São Miguel Arcanjo estarão autorizados a funcionar com som ambiente na sexta(14/11/14) entre 23horas e 4 horas da manhã de sábado(15/11/14) e no domingo(16/11/14) entre 23 horas e 00:00 hora. Os bares e congêneres, com distância superior a 500 metros da praça de São Miguel arcanjo, poderão funcionar na sexta feira (14/11/14) em horário normal e no domingo(16/11/14) a partir das 16 h, com a utilização de som ambiente.


Nota do Blog:

É permitido para todos e todas acompanhar a procissão!

Postar um comentário

30 Comentários

  1. Louco pensa que é dono do mundo, aqui ponto vamos deixar esse cara fazer onque pensa e o que ele quer wm maraca. E as pessoas que dependem disso todos os fins de semana ? Ele vai pagar as contas deles ? Ou de qualquer outra pessoa que dependem do dinheiro que circula na cidade. Pq so assim dinheiro circula em Maracanã. Por mim todos tinham que ir atrás de seus direitos. E manda esse louco pra outra cudade. Pq eu acho que Deus tem pena dele. Mds!

    ResponderExcluir
  2. Toda essa proibição tem dedo da nossa prefeita. Ela se faz de santinha como se nada tivesse a ver. Enquanto isso, os descontentes com a igreja católica e com padres como este que está aqui, estão indo para as igrejas evangélicas. Com essas atitudes, o padre só esvazia a sua igreja. Imobiliza o comércio, e depois cria o "arraial do comerciante". Há muita incoerência e demagogia nisso tudo. Antigamente, tinha festa e a barraca da santa ficava cheia. Hoje, não tem festa e a barraca da santa fica vazia, chegando até a estragar as comidas por falta de comprador, como aconteceu no ano passado. Ser ambulante em Maracanã é muito difícil.

    ResponderExcluir
  3. Toda essa proibição tem dedo da nossa prefeita. Ela se faz de santinha como se nada tivesse a ver. Enquanto isso, os descontentes com a igreja católica e com padres como este que está aqui, estão indo para as igrejas evangélicas. Com essas atitudes, o padre só esvazia a sua igreja. Imobiliza o comércio, e depois cria o "arraial do comerciante". Há muita incoerência e demagogia nisso tudo. Antigamente, tinha festa e a barraca da santa ficava cheia. Hoje, não tem festa e a barraca da santa fica vazia, chegando até a estragar as comidas por falta de comprador, como aconteceu no ano passado. Ser ambulante em Maracanã é muito difícil. Vou mudar de cidade.

    ResponderExcluir
  4. EXISTE OUTRAS FORMAS E PRODUTOS PARA SE GANHAR DINHEIRO, NAO SÓ VENDENDO BEBIDAS ALCOLICAS. A IGREJA ESTAR CERTA EM PROIBIR A VENDA. PARABÉNS PADRE JOAQUIM. TALVEZ ASSIM A PRENDAM A RESPEITAR.

    ResponderExcluir
  5. só esclarecendo que a decisão de não ter mais festas no período do círio não foi só do padre, foi também de mais 40 pessoas que fazem parte do conselho paroquial, estas pessoas representam todos os grupos, movimentos e pastorais da paróquia. portanto ao invés de falar inverdades como está no comentário anterior, que acusa somente o padre como idealizador do processo contra as festas profanas na véspera do círio. procure saber mais das coisas antes de falar meu caro. pois está decisão foi tomada pelo padre e pelas 40 pessoas que representam os grupos e as comunidades das capelas da cidade. portanto não acuse somente o padre, pois este processo não foi movido por uma pessoa, mas sim através da consulta de todos os católicos fiéis de Maracanã. que desejavam a mesma coisa desde muito tempo. afinal uma andorinha não faz verão, e neste caso são centenas de pessoas que anseavam o fim das festas na véspera do círio, e com ajuda do juiz e da promotora por fim conseguimos, resultado de mais de 15 anos nesta luta desde que o Pe. Felipe iniciou o processo, os padres que vieram após ele só fizeram dar continuidade. procure saber e se informar antes de falar!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Em nenhum momento o anônimo das 09:31 incluiu a prefeita, isentando ela desse embrólio? A decisão de 40 pessoas + Juiz + Promotora não podem representar a opinião da maioria. A consulta deveria envolver os 30.000 mil habitantes deste município. O que justificaria não quererem festa? Aumentar a renda da igreja? No ano passado, quando não teve festa, houve esse aumento da renda? O padre tem que olhar que existem outros seguimentos sociais. Quem faz o círio são as pessoas de todos os seguimentos sociais, que o padre insiste equivocadamente em dividí-las e ignorá-las. É uma pena que um padre + 40 pessoas paroquianas mandem no município.

      Excluir
  6. Tá até bom, porquê ele não proibi logo os romeiros chegarem á CIDADE só participar do círio os residentes de Maracanã...

    Como será que aquelas pessoas de um modo geral que frisam a chegada dessa época como fonte para aumentar suas economias estão pensando? Lamentável nunca pensei que o tão querido Município de Maracanã fosse chegar a esse ponto com Leis impostas pelo Padre que de uma certa forma afastam fiéis. Acho que não é por ai que se deve resolver os problemas, deveria haver uma assembléia para que fossem colocadas também as opiniões dos moradores.

    ResponderExcluir
  7. Infelizmente hoje para muitos dos cidadãos o círio é sinônimo de festas... Porém o Círio de Nossa Senhora de Nazaré é momento de fé, reflexão, agradecimento, oração. Então que os catolicos possam participar dessa festa de Deus, pois festas dançantes temos tantas e tantas durante o ano todo que podem ser feitas em outras ocasiões, vamos ser maduros o suficiente e menos infantil por causa de uma ou duas festas.

    ResponderExcluir
  8. Infelizmente hoje para muitos dos cidadãos o círio é sinônimo de festas... Porém o Círio de Nossa Senhora de Nazaré é momento de fé, reflexão, agradecimento, oração. Então que os catolicos possam participar dessa festa de Deus, pois festas dançantes temos tantas e tantas durante o ano todo que podem ser feitas em outras ocasiões, vamos ser maduros o suficiente e menos infantil por causa de uma ou duas festas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro cidadão a questão não é em si por causa das festas, mas sim pelos recursos que algumas famílias maracanaenses vendendo, ou seja, a igreja está visando não a fé mas sim o lucro que esta festa religiosa renderá CAP TÔ?

      Excluir
  9. Infelizmente hoje para muitos dos cidadãos o círio é sinônimo de festas... Porém o Círio de Nossa Senhora de Nazaré é momento de fé, reflexão, agradecimento, oração. Então que os catolicos possam participar dessa festa de Deus, pois festas dançantes temos tantas e tantas durante o ano todo que podem ser feitas em outras ocasiões, vamos ser maduros o suficiente e menos infantil por causa de uma ou duas festas.

    ResponderExcluir
  10. Estão matando cada vez mais o nosso município. Vou sair daqui antes.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ótimo...suma daí... Assim voce contribui com a ciadade...

      Excluir
    2. Fico imaginando como vc é. Deve ser do tipo de pessoa que vive da casa pra igreja e vice-versa, da casa para o trabalho e vice-versa. Não deve ter vida própria. Uma alienada?
      Até pouco tempo a igreja católica tinha o comando de tudo na cidade. Hoje, não é mais assim. O seu papel está sendo reduzido cada vez mais. A igreja tem que se adequar aos novos tempos. Parece que ela parou no tempo e só o Papa é que avançou. O jeito raivoso de ser não é de uma cristã. Faça uma pesquisa de satisfação sobre o que os católicos acham desse padre que aqui está. A atitude dele não considerou outros seguimentos da cidade que ajudam a sua igreja. É natural a reação de quem se vê prejudicado.

      Excluir
  11. Quem participa das missas sabe muito bem que as decisões sobre as festas tem total apoio dos fiéis católicos. Aqueles qur realmente sabem o verdadeiro sentido do círio. Quando dogo das 40 pessoas do coselho, elas não resolvem por elas, são porta vozes de todos participantes da comunidade católica de Maracanã, inclusive das pessoas que moram fora daqui, pois muito delas também são de acordo com o fim das festas. A maioria das paróquias do Brasil já conseguem realizar as festas de seus padroeiros sem influencias profanas, resultado de processos como este da paróquia de Maracanã. Mas como já é de praxe o povo( os leigos ) criticar tudo o que aIgreja faz, acaba dando nisso falando e especulando besteiras sem saber realmente como as coisas funcionam.

    ResponderExcluir
  12. Meu Deus! Não acredito que toda essa condenação ao padre e por conta da proibição de festas profanas e da venda de bebida no período do círio. Me lembro bem de quando trabalhei na prefeitura no último mandato do Queiroz, na época frenquentava a paróquia, e já se falava em abolir as festas e bebidas alcoólicas no círio, ainda era o Pe.Carlinho, e graças a Deus conseguiram tirar bebidas alcoólicas da barraca da santa. E hoje com o fim das festas somente nessa época o povo deveria estar feliz por isso. o fim das festas não acontece só em Maracanã, já é uma realidade em outras paróquias, e nem por isso esta discursão nas paróquias de outras cidades tomou essa dimensão que tomou em Maracanã, com ofensas e falta de fé nas pessoas. Vendo esses comentários no blog que acesso cotidianamente para me informar, e em outros comentários do facebook, me levou a uma conclusão que não quero acreditar. Será que o povo Maracanaense prefere festas mundanas, do que a festa da Mãe daquele que morreu pela nossa salvação? Será que as pessoas querem que seja o o círio proibido, e que as festas continuem? Espero que isso não seja verdade! Gente! É círio,momento de agradecer a mãe de Cristo através de orações e promessas. E não com um copo de cerveja na mão dançando tremidinha ao som de super pop. Parabenizo a todos os que apoiam o padre nesta decisão, pois vocês sabem o verdadeiro sentido da devoção a virgem de Nazaré. E ao padre que só conheço de vista, se precisar de apoio judicial me comprometo a ajudá-lo.

    ResponderExcluir
  13. Então diz teu nome anônimo, pois como o padre vai te pedir ajuda se não sabes quem tu és? kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  14. isso tudo tem dedo da prefeita ano passado ela tinha um funcionário que estava a frente das festas, e com isso ela conseguiu atender o pedido do padre com que ele não fizesse a festa na cidade, e hoje é diferente ela conseguiu dominar tudo como sabemos o juiz, a promotoria e o delegado estão nas mãos dela, e esse ano foi mais fácil ainda. por que que ela não compareceu na audiência que teve no FORUM da cidade com os festeiros e os donos de bares

    ResponderExcluir
  15. Tem tantos dias para se ter festas em Maracanã? Porque querem fazer justamente no dia do Círio? Que é uma festa RELIGIOSA. As festas profanas só atrapalham o andamento desse ato religioso, tão belo e maravilhoso para os fiéis católicos, pois acontecem vandalismos de pessoas que estão alcoolizadas e não é isso que os Maracanaenses e pessoas de outras cidades, esperam ver.
    Apoio plenamente ao Padre Joaquim, Padre Marcos, Padre Carlinhos e todos os outros padres que estiveram por aqui, pois como já foi dito, todos os padres que passaram por Maracanã, lutaram até os últimos dias para acabar com as festas dançantes em nosso Município, pelo período das Festas Religiosas. Ninguém vai morrer se ficar um dia sem vender ou beber (bebidas alcoólicas).Houve sim, uma reunião com as autoridades de Maracanã para que essa questão fosse resolvida e para alegria dos fiéis não haverá festa.
    E para aqueles que gostam de festa, ninguém quer impedir vocês de serem "FELIZES" indo para festas. Só queremos que tenham respeito por um momento em que os fiéis querem ser felizes ao demonstrar sua fé pela Mãe de Nosso Senhor.
    E outra, a Igreja Católica nunca perdeu nenhum dos seus fiéis, pois os verdadeiros fiéis são aqueles que permanecem.

    ResponderExcluir
  16. E lamentável ver esse tipo de situação em maracanã, independente de festa e religião temos q ver q uma coisa vem através da outra , festa rende dinheiro e dinheiro sustenta muito aqueles q não tem d onde tirar seu sustento já q a única ea prefeitura q segundos comentários nem renda tem mais ..... Vamos agora analisar.. Círio e reconhecido mundialmente e ate mesmo em documentários q junto da grande procissão e romaria existem juntos o profano . Q sabemos q quando fomos partir dessa pbuma melhor estaremos juntos em um único paraíso . E a prefeitura não deveria q se encomodR pois já q não gera renda , pq acabar com aquilo q mais enriquece a festa nazarena ? Temos q ser realista sim q hoje o qmove o círio são as festas e a nossa cultura envolve sim a *tremidinha* como foi mencionada la e cima .

    ResponderExcluir
  17. Ao caro anônimo que pediu que me indentificasse para poder ajudar o padre: você já escutou um ditado que diz: o que a tua mão direita fizer edconda a esquerda para que ela não veja? Se precisar de ajuda eu kesmo procurarei o padre, ou outra autoridade que tiver envolvida. Eu não preciso ficar expondo meu nome, se eu tiver de fazer algo farei. Portanto não se preocupe com meu nome caro anônimo.

    ResponderExcluir
  18. Graças a DEUS isso foi conseguido pois sabemos que bebida alcoolica e festas não fazem parte das igrejas, vive no mundo do pecado quem quer, se O PADRE DA NOSSA CIDADE REIDUCASS OS FIÉIS TUDO ESTARIA MUDADO E SEM CRITICAS ,MAS ELES NEM SE QUER PREGAM O QUE ESTÁ NA BIBLIA! Gostaria que o padre pregasse o que está na biblia ...vcs já viram algum catolico levar a biblia pra igreja?porque? Por que lá é que está escrio o que é certo ou errado....vcs já viram alguma vez o padre sair da igreja em busca daquele que necessita de ajuda de alguma forma?...Não! NEM PRA PORTA IGREJA ELE VAI ESPERAR OS FIEIS PARA DAR BOAS VINDAS! Mas sabe estar na porta da padaria da MONICA É ENVOLVIDO COM POLITICas etc.....por isso q muita gente está procurando outras igrejas, porque lá os pasores sabem acolher as suas ovelhas, e pelo menos isso foi bom para a igreja bebida alcoolica deveria ser banido do mundo!

    ResponderExcluir
  19. O padre Joaquim vive de costa para os fiéis. Vive preso e só olha para dentro da igreja. O resto é o resto. Padre saia de sua paróquia e vá visitar as famílias. Sinto saudade do Padre Franco.

    ResponderExcluir
  20. ESSAS PESSOAS QUE FAZEM QUESTAO DE FESTAS E BEBIDAS, NEM NA IGREJA APARECEM , QUEREM VIVER NA ESCURIDAO

    ResponderExcluir
  21. Os católicos que saem da igreja para uma outra igreja protestante, nunca foram verdadeiramente católico. Meu caro quando vc diz que os católicos ñ levam a biblia para igreja porque só lemos o que o padre coloca para ser lido, vc está redondamente errado. Certamente vc é protestante? Procure se informar antes de falar. Nossas leituras são todas da biblia, se quiser confirmar venha participar conosco de nossas celebrações, e traga sua biblia para vc conferir, e parar de falar inverdades. Enquanto sobre a vida do padre, acho que vc ñ tem nada que está se encomodando se ele senta ou ñ na padaria da Mônica para falar de politica. Ele também tem vida social fora da igreja, e outra vc q parece ser tão por dentro da palavra de Deus deve saber que Deus deu a vida para cada um cuidar da sua.

    ResponderExcluir
  22. O correto foi tomado, é uma festa católica, é uma festa religiosa, e que à muito tempo tinha que ser assim... a maioria gostou, so não gostou aqueles que nem pisam na igreja... Porque essas pessoas que não gostaram, não fazem igual a igarapé-acú? escolhem um mês e um final de semana e fazem uma festa com varias aparelhagem e promoção de cervejas? ai vai da mais gente do que no círio.... porque tem que ser no final de semana do círio? é engraçado, so fala mal dessa atitude da promotora, do juiz, do padre, da prefeita, esses filhos da putas que não participam de nada na igreja, e nem no município... vão procurar o que fazer...

    ResponderExcluir
  23. o correto foi tomado... a muito tempo isso era pra ter acontecido, a festa é católica, ´´e religiosa... so falam mal, so não gostaram, que não põem nem pé na igreja, não ajudam em nada a igreja, esses bostas que vão pra putas que o pariram.. essa decisão foi de um colegiado de pessoas, Do padre, da promotora, do juiz, do delegado, da prefeita de vereadores, e até mesmo os promotores de festa... não falem o que vcs não sabem. Parabéns pe. Joaquim. promotora, juiz, prefeita, delegado, e a todos... os caganeiras que se de as mãos, e entram pro clube doa ateu, e pro clube dele..

    ResponderExcluir
  24. e um absudo ninguem tem que aceita,corre atras

    ResponderExcluir
  25. Esse padre deveria ser substituído. Por causa dele é que muitas pessoas são ex-católicas.

    ResponderExcluir