Nota do IDEB de Maracanã despenca nas mãos da atual gestão

A tragédia já estava anunciada em Maracanã: ao assumir a Prefeitura da cidade, a professora Dica Costa(PSDB) nomeou seu sobrinho para secretário de educação, mesmo diante de suas visíveis deficiências como educador. Logo no início da gestão, exonerou professores qualificados, cortou gratificações, eliminou ajudas de custos necessárias para incentivar a capacitação, entre tantos outros tropeços.
Sintepp da cidade de Maracanã abandonou a causa dos professores e profissionais da educação, encontra-se de joelhos diante da prefeita e do secretário de educação
O que vem garantindo o funcionamento do processo educativo é a somatória de esforços realizada por professores, técnicos, serventes, merendeiras, vigias e tantos outros profissionais abnegados de Maracanã que não se ajoelham diante das dificuldades e da prepotência dos gestores da secretaria e continuam efetivando ações, improvisando materiais, criando trabalhos novos, implementando experiências. Só assim temos visto que a educação pode sim mudar de rumo.
Retrato do absurdo: escola funcionando dentro do capoeiral
Com o tempo, reclamações eclodiram de todos os cantos do município. Na vila da Penha, recentemente, uma professora tornou-se contumaz em se afastar de sua sala de aula e deixar a servente da escola ministrando para os alunos.
Educação à deriva em Maracanã e Sintepp fechou os olhos
O caos na educação de Maracanã é público e notório, percebido por todo o povo, com pouco investimento, arrocho na remuneração dos professores, compra de apoio de sindicalistas para fazer vista grossa, manutenção de pessoas que ainda estão cursando o ensino médio como professores de séries iniciais. Todos na cidade sabem que a secretaria não ajuda as escolas com recursos, equipamentos e materiais, levando os profissionais da educação para o improviso e a difícil missão de ensinar sem apoio e ganhando mal.

Cartão de visita

A primeira impressão é mesmo a que fica e começa pela própria secretaria, um prédio novo construído no governo anterior e que está sendo deteriorado: sujo, banheiros interditados, lajotas soltas, papelão improvisado nas paredes. Mas, o susto maior chegou ontem, via o Ministério da Educação, que divulgou os dados do IDEB - o indice que mede a qualidade da educação em todo o Brasil, avaliando todos os estados, municípios e escolas.

Mesmo com dificuldades claras, os servidores da educação tentam tudo, até cozinhar a merenda na lenha na escola do KM 17 por falta de gás
O estado do Pará ficou na rabeira na nota do IDEB


Maracanã desaba na qualidade da educação
Clique na imagem para ampliar


Fonte: INEP/MEC

O futuro é incerto, mesmo com a liberação dos projetos do "Mais Educação", viabilizados no ano de 2012 e coordenados na época pela especialista em educação maracanaense, Ivaneide Cardoso, que também elaborou os projetos das creches e dos ônibus escolares. Hoje, os resultados de novos projetos inexistem e a secretaria de educação não apresenta nenhum projeto novo iniciado nos dois últimos anos, como também, não executou nenhuma obra de escola que não tenha sido apenas conclusão de trabalhos já existentes.

O resultado da incompetência de um ano e nove meses do grupo fechado, prepotente, feito de meia dúzia de pessoas incompetentes disfarçados de educadores na secretaria de educação veio a galope nas notas do IDEB divulgadas ontem.

Os números do IDEB

Quando era gestão Educar, Maracanã conseguiu ser a terceira melhor nota do Pará no IDEB e o secretário de educação à época, recebeu duas honrarias por tais conquistas.

Hoje, a nota do IDEB para 4ª série/5º ano estagnou e de 3,9 deixada pela gestão EDUCAR subiu apenas 0,1 passando para 4,0 (veja no gráfico do MEC/INEP).

Na 8ª série/9º ano que marca o fim do ensino fundamental - já na transição para o ensino médio - a situação foi medida como caótica. O Indice deixado pela equipe Educar dois anos atrás de 3,7 despencou ladeira abaixo para 3,3 marcados agora, recuando bastante e ficando distante da meta estabelecida pelo Ministério da Educação que era´de 4,3 para 2013. O ritmo caiu e prejudicou bastante a comunidade escolar.

Lamentável que pessoas incompetentes estejam ceifando o futuro de nossas crianças, que seguindo o ritmo da carruagem atual, terão dificuldades para concorrer nos vestibulares e concursos da vida no futuro.

Precisamos deixar o nosso conselho:

Professora Dica, pelo amor que a senhora tem nos filhos maracanaenses, comece a cuidar dos estudantes efetivamente e exonere IMEDIATAMENTE a turma que gere hoje a educação do município para que haja realmente uma mudança de rota na qualidade do ensino-aprendizagem.
A senhora muito bem sabe quem são as pessoas que atrapalham a qualidade na educação e os motivos que levaram o município a desabar tão fortemente no  IDEB. Que Deus abençoe nossa terra.

O Blog continuará atento e denunciando como sempre fez:

http://blogicarogomes.blogspot.com.br/2014/08/merenda-na-lenha-em-maracana.html

 http://blogicarogomes.blogspot.com.br/2014/04/escola-em-maracana-funciona-no-meio-do.html

Postar um comentário

5 Comentários

  1. Não adianta pedir para que a prefeita tire essas pessoas que atrapalham a sua gestão, até porque ela está como refém nas mãos desses sanguessugas, supostamente, por terem provas comprometedoras da prefeita na aquisição superfaturadas de recursos para o município. Ora, isso poderia até ser mentira, mas porque então a prefeita não se afasta desses abutres que maculam sua gestão se não tivesse o rabo preso?
    O mais espantoso é ver que os que mandam e desmandam na gestão atual pertencem ou já pertenceram aos cargos de direção do Sintepp e que hoje ocupam cargos do alto escalão, e que em outros momentos cobravam ironicamente mais respeito e investimento na educação, e bastava atrasar um mês do abono do Fundeb para estarem nas ruas, e agora, quando será a próxima manifestação para exigir que a prefeita, que por acaso é funcionária do povo como qualquer outra pessoa contratada temporariamente, pague o que deve aos educadores de Maracanã, e admita que não tem experiencia e visão de desenvolvimento?

    ResponderExcluir
  2. Para ganhar o devido respeito, o Sintepp Maracanã, quando dessa instituição não menciono aqueles que embora não fazem parte da coordenação tomam decisões ilimitadas mas de todos que fazem parte desse sindicato, deve afastar um grupinho de aproveitadores enraizado ali, até porque só fazem barulho para serem vistos e terem benefícios próprios. Ainda acredito que exista pessoas capacitadas presentes nessa instituição que possa gerir com competência, transparência e parcialidade, mas enquanto esse grupinho ainda mandar e desmandar, não haverá avanços na qualidade do ensino em nosso município. Mas será que os filiados querem mudança? Porque a maioria sempre reclama da má gestão desse sindicato mas essa mesma maioria sempre apoia esse mesmo grupinho em todas as eleições.

    ResponderExcluir
  3. Gostaria de saber o que melhorou na educação nesta gestão para que o SINTEPP ficasse tão calado. Sei que melhorou os salários dos membros do SINTEPP. Mas, será que só isso por si só foi suficiente para esse silêncio todo? Pasmem!

    ResponderExcluir
  4. Tem que tirar a tal de Ivaneuza do RH que era do Sintepp e agora pegou um carguinho é quer cagar na cabeça dos outros. Arrogância em pessoa

    ResponderExcluir
  5. Não generalize, dizendo q os membros do Sintepp tiveram os seis salários aumentados pq isso não é verdade, a não ser q um grupo restrito esteja sim sendo beneficiado mas q a maioria dos membros, querido anônimo, não tem recebido a tão prometida valorização. E assim, como já tinham mencionado antes por um certo professor, alguns membros já se preparam para sair do desse sindicato a exemplos de outros q ja saíram há alguns dias.

    ResponderExcluir