![]() |
Sônia, a Ministra |
Indígenas reafirmam luta por direitos durante ocupação na SEDUC; Sônia Guajajara reforça compromisso com o diálogo
Desde o dia 14 de janeiro, indígenas ocupam a sede da Secretaria de Educação do Estado do Pará (SEDUC) para reivindicar avanços na educação indígena. Em visita ao local nesta segunda-feira (27), a ministra dos Povos Indígenas, Sônia Guajajara, buscou dialogar com os manifestantes, que têm reforçado que sua luta não é por negociação, mas pela garantia de direitos já conquistados.
![]() |
Cacique Dadá Borari |
Na última quinta-feira (23), Guajajara participou de uma videoconferência com os ocupantes, onde apresentou a proposta de publicação de um decreto para restabelecer o artigo 2º da antiga legislação de educação indígena. A medida seria uma solução provisória enquanto se constrói uma nova lei específica para atender às demandas do setor.
Durante sua fala na sede da SEDUC, a ministra destacou que permanece ao lado das causas indígenas, afirmando que "nunca esteve do outro lado". Apesar do esforço em manter o diálogo, os líderes indígenas ressaltaram que não estão dispostos a abrir mão de direitos fundamentais e esperam respostas concretas do governo para encerrar a ocupação.
A mobilização evidencia a necessidade de fortalecer as políticas públicas voltadas à educação indígena, respeitando as particularidades culturais, linguísticas e históricas dos povos originários. Até o momento, as negociações seguem sem consenso, e a ocupação continua como forma de pressionar pelo atendimento às reivindicações.
O diálogo continua...
Reunião na SEDUC é retomada; ministra afirma que governador está aberto ao diálogo, mas não comparecerá ao local
A reunião entre os povos indígenas e o governo foi retomada após a pausa para o almoço nesta segunda-feira (27), na sede da Secretaria de Educação do Estado do Pará (SEDUC). Durante o encontro, a ministra dos Povos Indígenas, Sônia Guajajara, informou que o governador está aberto ao diálogo, mas não pretende comparecer pessoalmente à SEDUC.
Segundo a ministra, foi sugerido que 40 representantes indígenas participem de uma reunião externa para dar continuidade às discussões. No entanto, os manifestantes ainda não se posicionaram sobre a proposta, mantendo suas reivindicações e a ocupação como estratégia de pressão.
As negociações seguem em andamento, e mais desdobramentos são esperados ao longo do dia. A ocupação da SEDUC já dura 13 dias, com foco na busca por avanços na política de educação indígena no Pará.
Fotografia e texto Savio Maiandeua
0 Comentários