Por Chico Alencar *
Não, companheiro José Pepe Mujica, você "não está morrendo"!
Embora, com a coragem que sempre pautou seus 89 anos de vida, tenha dito que "o câncer se alastrou e seu corpo não resiste mais a novas intervenções", você é presença, exemplo, luz para os caminhos da humanidade.
Que grandeza de homem público, ex-presidente do Uruguai pela Frente Ampla, contrastando com a mediocridade de tantos, "ridículos tiranos"!
Que diferença desse amado ex-guerrilheiro tupamaro, que suportou 10 anos de prisão e tortura por resistir à ditadura, com o poderoso Trump, por exemplo, que quer ocupar a Groelândia, anexar o Canadá e retomar o Canal do Panamá!
Pepe, vida coerente e austera, declara amor à sua companheira Lúcia Topolansky, aos seus compatriotas, dá "gracias a la vida". E pede para não ser mais entrevistado ("terminou meu ciclo"). Recentemente vibrou com a vitória presidencial de seu camarada Yamandú Orsi.
Pepe quer viver seus dias no cuidado de sua chácara, com seu imenso amor também à natureza, que considera fundamental na ressignificação do socialismo do século XXI.
Pepe quer ser enterrado no seu "quintal", ao lado de sua cachorra "Manuela", perto de uma sequoia frondosa. Gigante como ele.
Viva José Pepe Mujica!
* O autor é professor, historiador e deputado federal do RJ
0 Comentários