Por Pascom/Maracanã
O manto é um dos símbolos do Círio mais esperado pelos fiéis, além de revestir a Imagem de Nossa Senhora de Nazaré ele carrega os sinais e símbolos do tema do nosso Círio:” COM MARIA, ADORAR O SENHOR E SERVIR A COMUNIDADE”.
O manto do círio 2024, tem designer criado por DiLucas Rocha e confeccionado pela estilista Célia Leal, tendo como doadora Leandra Raiol (in memorian)nas pessoas de seus familiares. É confeccionado em cetim italiano, com canutilhos nas cores branco, amarelo e translucido, cristais swarovski nas cores, amarelo, branco, vermelho, marrom e verde, strass e pérolas.
As cores amarelo e branco nos remetem as cores do Vaticano, a cátedra de Pedro a qual todas as Igrejas são unidas de forma sinodal.
Na parte superior encontramos os girassóis símbolos da Carta pastoral e os três representando a Santíssima trindade, fonte e origem da Igreja.
Ao centro do manto destaca-se o Santíssimo Sacramento e na figura dos anjos o apelo a todos os fiéis em adorar o Senhor e por Ele serem sustentados na missão, pois a Igreja vive da Eucaristia e nela encontra sua razão de ser. A Eucaristia é o cume e o Ápice da vida cristã.
A Eucaristia é como o sol que ilumina a Vida da Igreja, chamada a ser comunidade, onde todos possam sentir e dizer: aqui é meu lugar!
Na imagem de nossa Igreja Matriz, faz ecoar o desejo de sermos comunidades de comunhão e unidade, ela é a mãe que guia e distribui as bençãos para todo o povo de Deus.
As rosas que ornam o manto é uma homenagem a Santa Teresinha do Menino Jesus, santa de devoção da Leandra Raiol.
O broche do manto traz uma homenagem do designer Leandro Aleixo às pinturas que sua amiga fazia.
No contexto do tema, o manto também se torna um convite à ação. Através da intercessão de Maria, somos inspirados a seguir seu exemplo de serviço e amor ao próximo. Cada prece que emana debaixo do seu manto é um chamado a agir em favor da justiça, da solidariedade e do bem comum, cultivando um espírito de comunidade que reflete os ensinamentos de Cristo.
Assim, o Manto de Nossa Senhora de Nazaré não é apenas um adorno, mas um símbolo vivo da fé que nos une, nos encoraja a servir e nos lembra da importância de adorar em comunidade, fortalecendo os laços de amor e fraternidade entre todos nós. Que, sob o seu manto, possamos encontrar a inspiração para viver o evangelho em nossas ações diárias, sempre buscando o bem-estar coletivo e a glória do Senhor.
0 Comentários