Melancia vai se tornando protagonista da Agricultura Familiar em Maracanã



Prefeito Reginaldo Carrera visita área de produção




A cultura de melancia tem grande potencialidade no município de Maracanã, e um projeto com o apoio da Secretaria Municipal de Agricultura, vem corroborar com essa afirmação. A experiência que é um piloto, tem o objetivo de inspirar mais agricultores familiares no fortalecimento desta cultura, aderindo ao projeto. Tudo isso consolidado, pode ter um papel importante na geração de renda das famílias num curto espaço de tempo, já que o plantio e colheita de melancia é uma cultura de curto prazo.

Segundo o secretário de Agricultura, Max Sousa, no projeto, "a Prefeitura realiza a mecanização no preparo da área e garante assistência técnica". A outra ideia que vem sendo trabalhada é para encontrar um forma de auxiliar os pequenos produtores quanto ao barateamento dos custos dos insumos necessários ao cultivo.

Outra proposta da Secretaria, no ano vindouro, é assegurar um caminhão, para que os agricultores possam comprar no depósito o adubo, o "esterco de galinha" com um preço mais acessível, bem como, distribuir calcário, numa parceria com a Secretaria Estadual de Agricultura Familiar, do governo do Estado.
Além da melancia, a Prefeitura por meio da Secretaria de Agricultura intensificará a distribuição gratuita de mudas - Açaí, goiaba, pupunha, maracujá, mamão, ipê, entre outros.


Secretário Max e prefeito REginaldo


Também vem sendo trabalhado o projeto que distribuirá de forma gratuita sementes de maniva de mandioca, nas variedades BRS MARI, BRS POTI E BRS JURARA, todas resistentes a podridão, conquistadas por meio de parceria com o governo do Estado - SEDAP. Paulatinamente, articula-se o projeto de distribuição de sementes de macaxeira nas variedades BRS GEMA DE OVO, BRS JARI E BRS DOURADA, numa parceria com a Embrapa.

Da Redação
Carlos Guia





Postar um comentário

1 Comentários