Diga-se de Passagem

Carimbado, Avaliado e Rotulado




A Estagiária do Blog acha e só acha, que o atual presidente da Câmara de Maracanã, vereador Rafael Raiol (MDB) será reeleito presidente na eleição de primeiro de janeiro vindoura por seus pares. Segundo o apurado, o nome do vereador, conta com o aval do prefeito Reginaldo Carrera e já teria os votos necessários para garantir sua recondução ao cargo.
Todavia, contudo, entretanto, "arguns" vereadores não gostaram da ideia e ainda estão numa articulação para tentar convencer o prefeito a mudar o rumo da prosa. Será?

Qual será o Símbolo da COP 30?



Nem dona Maricotinha ainda não descobriu, mas a  Ararajuba e a Samaumeira, estão numa disputa acirrada para ver quem terá o doce privilégio de ser símbolo da COP30, que será realizada em novembro de 25, em Belém do Pará. O símbolo escolhido ganhará o mundo, nas divulgações oficiais do evento.


A bela ararajuba tem as cores do Brasil, e é ave com 80% de sua população encontrada no Pará. Já a imponente Samaumeira é um símbolo da Amazônia, afinal, quando o paraense faz sua travessia se transforma numa pluma de samaúma. Quem vencerá? Pois se pudesse opinar colocaria uma grande ararajuba pousada numa samaumeira.

 Prefeitos em Brasília
Ronaldo, Reginaldo, Renato, Xoro e Gerson


A Confederação Nacional dos Municípios, reuniu em Brasília, as prefeitas e prefeitos eleitos e reeleitos, na busca de fazer um "Networking" na capital federal, buscando recursos e articulações de obras e serviços. Da região, os prefeitos de Maracanã, Reginaldo Carrera (MDB); de Magalhães Barata, Gerson Miranda (PDT); de Igarapé-Açu, Xoro Pardal (União Brasil); e de São Francisco do Pará, Ronaldo Nobre (PV).

O deputado estadual Renato Oliveira, esteve lá em Brasília, recepcionando os aliados.


Zé Dirceu e o sonho de Jader



José Dirceu, 78 anos, ex-deputado federal, ex-ministro e uma das grandes personalidades do PT nos primeiros mandatos de Lula, foi premiado com a anulação de suas condenações e, portanto, pretende voltar ao universo eleitoral. Esteve em Belém para prestigiar o aniversário de 80 anos do Senador Jader Barbalho, gerando muitos comentários e burburrinhos.
Entre os burburrinhos, a presença de Dirceu, estrela gigante do PT, supostamente tem muito a ver com o projeto de Jader de ver o seu filho governador Helder, como vice na chapa da reeleição do presidente Lula em 26. Vamos aguardar!


A Regatinha virou tradição



Na vila do Mota, na sede do município, na praia de Suá Suá da Ponta e agora na maravilhosa vila de 40 do Mocoóca, no município de Maracanã, as regatas com barquinhos vão se tornando tradição, assim como, as belas canoas à vela que fazem "zig zag" nas regatas no rio Maracanã. 
As crianças aprendem desde cedo como dominar as canoinhas na maré e dão aquele colorido às águas.


O livro "Cabelos de Bolinhas" chega à terra mãe




A Filos editora, desenvolve projetos sociais no continente africano, promovendo em seis regiões, oficinas de produção literária e incentivo à cultural local. Os livros doados chegam com carinho nas comunidades. E olha só a novidade: a obra infantil da escritora paraense Rosineide Gama "Cabelos de Bolinhas", foi um dos que aportaram na África e já chegaram nas mãos das crianças.



Os imensos Desafios da COP 30



Finalmente a discussão sobre clima e meio ambiente, estará no lugar mais certo do mundo: a Amazônia e será realizada em novembro do ano que vem na maior cidade em meio a floresta: a bela Belém. Porém, muita coisa realmente precisa ser ajustada até lá. Um Editorial publicado pelo jornal O Estado de São Paulo, na semana passada, intitulado “Crônica de um vexame anunciado”, afirmou que Belém não possui condições de abrigar a Conferência das Partes (COP 30) e colocou lenha na fogueira de discussões. E o Senador Beto Faro do PT do Pará, reagiu indignado e com razão da tribuna do Senado: "se o evento fosse no Rio de Janeiro ou São Paulo, que abrigam as maiores favelas do País e convivem com inúmeros problemas de segurança e saneamento básico, o Estadão não falaria nada".

O preconceito da Elite brasileira com o Norte



Na verdade existe um grande preconceito com o norte do país, principalmente, propagado pelas elites do sul e sudeste. Mas, ignorando tudo isso, devemos fazer nosso dever e arrumar a casa: a questão mobilidade precisa ser solucionada e com trabalho dia e noite. Não tem como um trânsito caótico animar a todos. O "fedoroso" lixão de Marituba, já anunciado o seu fim pela Justiça, não comporta mais os resíduos sólidos de Belém, Ananindeua e Marituba. E para onde vai o lixo? Alguém precisa responder!
Leitos de acomodações em hotéis e pousadas creio que será mais simples de resolver, juntando a capital, Mosqueiro e Salinas, mas, se faz necessário a dragagem da frente da cidade de Belém para receber os navios que também servirão de hotéis. Então, bola pra frente que ainda tem tempo.

Os cargos não são por todo Pará




Entra governo e sai governo no Estado do Pará, e uma coisa continua chamando atenção: as inteligências de gestão parecem que estão somente na capital Belém. Parece que tem até a "Maldição do caboclo Papá chibé". Com raríssimas exceções, os principais cargos comissionados do Pará, os secundários e terciários cargos são ocupados por brilhantes moradores da capital. As mentes interioranas são grandes invisíveis.
Poucos, contados nos dedos, são do "interland" paraense.
Secretários estaduais, diretores, coordenadores, não há espaço para as mentes brilhantes do interior. O que será isso?

O impetuoso Daniel




O Blog ouviu uns chegados da cozinha do prefeito da República do Ananin, Daniel Santos, e colheu que o "cabra" está mesmo disposto a renunciar à prefeitura em 25 e abraçar a candidatura ao governo do Estado. Razões para tal ele tem aos mentes, afinal, derrotou a Coligação do Resto do mundo em Ananindeua no primeiro turno. Quem o conhece bem diz que ele não recua de jeito nenhum, mesmo com o sufocamento administrativo que passa e que ainda passará.
Já alinha conversas com o ex-governador Jatene, com Eder Mauro, com prefeitos, ex-prefeitos e lideranças ressentidas com os "acontecimentos" das últimas eleições, em que houve clara preferência por candidatos do MDB. O tempo então dirá!


As articulações em Ananin. Jatene estará apto?




Ainda segundo o que ouviu a Estagiária do Blog, o ex-governador Simão Jatene de repente poderá deixar de lado o violão, e vem sendo provocado por lideranças ligadas ao prefeito Daniel, para que coloque seu nome à disposição numa possível vaga para concorrer ao Senado, vaga pleiteada também por Eder Mauro, Joaquim Passarinho e quem sabe Celso Sabino. Todavia, um importante assessor de Daniel e que transita no café do Parque Maguari quase que diariamente, disse que o sonho de consumo do prefeito é ter em sua chapa, numa vaga ao Senado o deputado federal José Priante (MDB) que ainda chega a ser primo de Helder. Será?

Dizem ainda que os prefeitos eleitos de Marabá, Toni Cunha e de Parauapebas, Aurélio Goiano, serão expressões na busca do crescimento do nome de Daniel no sudeste e sul do Pará e que JK do Povão, segundo na disputa em Santarém nas últimas eleições, será candidato a deputado federal na aliança de Daniel.  Então, tá, Távio!

Alok no Combu e a presença do Artur

Artur e Alok



Alok montou sua Pirâmide no estacionamento do nosso majestoso Mangueirão e fará show 0800 no sábado (23), marcando a abertura dos eventos para a COP30. Uma super estrutura com o seu "Aurea Tour". Terá convidados especiais, como Pinduca, Fafá de Belém e Joelma.
Entretanto, o cara que é super conectado aportou bem antes em Belém, e atravessou o rio no rumo da Ilha do Combu, onde reuniu gente dos movimentos ambientais, entre os quais - a convite da deputada federal Célia Xakriaba - o empresário de Maracanã, Artur Nogueira, que derramou elogios ao DJ: "cara bacana, conversamos sobre nossas comunidades tradicionais da Amazônia e estarei no lançamento do projeto: O futuro é Ancestral".


Expoentes de Igara e a deputada Renilce




A deputada federal Renilce Nicodemos (MDB) recebeu em seu gabinete em Belém, um dos casais mais articulados na política da região, Tony Paulista e Fernanda Souza. Na prosa, futuras ações a favor das comunidades interioranas da região salgada.

O show de ornamentação da Berlinda no Círio 112 de Maracanã




A berlinda do Círio de Nossa Senhora de Nazaré, em Maracanã, uma verdadeira obra de arte floral, com arranjos que refletiram toda a devoção e o amor dos fiéis. No Círio 112 o trabalho foi assinado pela D&D ornamentaçõesdos competentes @dhonlenonsantos & @dilucas_rch - Link: DD





Postar um comentário

0 Comentários