De Maracanã para Brasília - Estudante vence Concurso Literário

Talles e seu livro Léo Tupinanbá, que agora é de todos


Talles Gustavo Pinheiro Rabelo, tem 13 anos, filho da professora e cabeleireira Cleisiane Pinheiro e do Manoel Jacinto. Talles conquistou um feito fantástico e inédito: venceu o Concurso Literário "Minha Escola Tem História" com o livro "Léo Tupinambá" entre estudantes das escolas públicas de Brasília, promovido pela Abèbè produções e Instituto Latinoamérica (Cultura, ciência e tecnologia), em parceria com o Ministério da Cultura do governo federal, sendo a solenidade oficial de entrega da premiação na Câmara Legislativa do Distrito Federal.

Talles e a mãe Cleisiane, com quem mora no DF



Tales nasceu e morou em Maracanã até os 5 anos de idade, quando seguiu com sua mãe para residir em Brasília. Cleisiane, além de Talles com 13, é mãe do Carlos, 18 anos e João, 1 ano e 7 meses. O menino tornou-se finalista do concurso literário nas terras candangas, representando a Escola Athos Bulcão, de Cruzeiro Novo - DF, sempre dedicado à literatura, recebe conselhos sobre a arte de escrever da professora, historiadora e escritora maracanaense, Sônia Maltez. Nascer às margens do rio Maracanã e contemplar o melhor pôr do sol do Pará, será sempre inspirador e ainda traz no sangue toda a coragem de sua vovó, a agente comunitária de Saúde, dona Maria Rita do bairro Bocal.

Márcia Kambeba, uma das juradas do Concurso, escreveu: "Talles traz uma história sobre ancestralidade, sobre identidade e resistência, quando ele diz que mesmo sofrendo com as piadas sem graça dos colegas se fortaleceu e foi em busca de conhecer sua identidade amazônica e indígena - de quem vem do Pará".

A trajetória do garoto promete, afinal se destacar no Distrito Federal e no centro do Brasil tem significado gigante, valorizando a escola pública e o gosto pela literatura. "Talles começou sua vida escolar no Centro Educacional Pequeno Mundo, de Maracanã,", fez questão de frisar sua mãe nos agradecimentos.

Veja os vídeos da entrega da premiação:






Postar um comentário

0 Comentários