DIGA-SE DE PASSAGEM

 Janeiro tá bem ali...



A Coluna acha e acha muito mesmo, que o vereador reeleito e atual presidente da Câmara de Maracanã, Rafael Raiol (MDB), emplacará mais um mandato a frente da Mesa Diretora do Legislativo em eleição que acontece no dia 1 de janeiro, um pouco antes da posse do prefeito reeleito Reginaldo Carrera (MDB), que assumirá para novo mandato de 4 anos.

Mesmo com forte renovação dos quadros na Casa, acredito que Rafael conseguiu levar direitinho a sustentabilidade ao governo de Reginaldo no Poder Legislativo e poderá ter isso a seu favor no convencimento de seus pares. José Casseb (MDB), o mais votado também tem grandes chances de compor a mesa.

Isso tudo acontece nos bastidores, mas, a Coluna Diga-se de Passagem, gosta de acompanhar de pertinho o desenrolar. Vamos ver! Como diz Naldo Lobo: À conferir.

O novo governo



Tem muita gente que pensa que um prefeito reeleito ou um governador reeleito, corresponde a ser a continuidade da primeira gestão. Nos quesitos obras e serviços até tem as afinidades, porém, quando trata-se de administração e configuração dos quadros, tudo é diferente. O prefeito é o mesmo, todavia, o governo não é o mesmo, a gestão é nova, e conta com novas nuances. Há de se considerar as novas alianças, os novos parlamentares que chegaram, os aliados que vieram pra somar. Enfim, torna-se um novo governo. E certamente não é um puro repeteco do primeiro. Portanto, não há de se assustar, se ocorrer uma grande reforma no secretariado e outros auxiliares, como ocorreu com o governo Helder II.

O voo do Capistrano

Na foto Gilvan Capistrano com as advogadas Fernanda e Alessandra e o blogueiro Icaro.


Uma vez nesta coluna, falamos que o publicitário Gilvan Capistrano é o cara que mais entende da cabeça do eleitor de Paragominas. Nunca perdeu uma parada eleitoral para o Executivo da cidade. O caboclo bom ganhou com Adnan, com o Paulinho Tocantins e até na campanha surpreendente do Doutor Lucídio - atual prefeito da cidade e que perdeu a eleição para o empresário Sidney Jorge Rosa, que agora contou com Gilvan em sua equipe de comunicação.

Nem deu tempo de celebrar a conquista com uma cervejinha gelada e o cara embarcou para o segundo turno em Santarém auxiliando na comunicação do emedebista José Maria Tapajós. Mas, o cara só ganha. Lógico que não! Perdeu em Salinópolis com PH numa eleição das mais disputadas no Pará.


A meta não bateu, mas aproximou...


O governador Helder Barbalho estabeleceu eleger pelo menos 100 prefeitos no velho MDB de guerra, só que a conta não fechou, faltou combinar melhor com o povo de algumas cidades. São 83 eleitos e dois disputando o segundo turno, ambos com grandes chances em Belém e Santarém. Ainda assim, faltarão 25 prefeitos e prefeitas para a projeção inicial. Porém, o grande problema nem foi a meta, e sim a eleição perdida em redutos primordiais: Ananindeua, Marabá e Parauapebas, onde oposicionistas extravagantes do governador foram eleitos. Oriximiná, Terra Santa e São Félix do Xingu também figuram agora em mãos de adversários. 

Todavia, quando soma-se os eleitos do MDB e partidos aliados, percebe-se que o governador contará com uma máquina poderosa nos municípios para tentar eleger seu sucessor ou sucessora. A sapa do Caranã lá de Salinas jura de pés juntos que o candidato será o deputado Chicão; Já o Camaleão do Mimo daquela frondosa mangueira de Maracanã jura pela fé da mucura que a candidata será a vice Hana. Haverá sinais em breve!

...A volta dos ressentidos e dos que não foram



Em vários municípios, o governador atuou para unir lideranças num só grupo ou colocar o poderoso MDB nas mãos de prefeitos com grandes possibilidades de eleição. Tudo para favorecer a meta, entretanto, para tal criou um amazônico CLUBE DOS RESSENTIDOS - Aqueles e aquelas que foram preteridos e "fritados" e agora na hora do café no palácio, corre a preocupação com o ressurgimento de forte grupo da oposição, sob o possível comando do reeleito prefeito de Ananindeua, Doutor Daniel, que venceu uma constelação de candidatos em Ananindeua no primeiro turno.

Dizem que o Doutor anda sorrindo pras paredes e que se prepara para sentar a bunda na cadeira e ouvir todos os lamentos dos ressentidos de todos os municípios. E olha que tem muito mesmo!

Na ponta do Lápis



Trocando em miúdos e moelas, o MDB elegeu 83 prefeitos e pode eleger mais dois no segundo turno. O segundo lugar ficou para o PP, capitaneado pelos Ogawas de Barcarena, com 16 prefeituras. O PSD e o União Brasil empataram com 14 municípios cada. O Republicanos elegeu 5 e o Avante elegeu 2 prefeitos e perdeu com seu líder maior o deputado Wescley Tomaz em Itaituba.
O Podemos elegeu 1 e o PRD 1. O PL, de quem se esperava melhor desempenho, elegeu apenas em Marabá o deputado Toni Cunha e está no segundo turno em Belém e Santarém.


Raimundão anuncia o futuro em Bragança

Mario Jr e Raimundão


Nem bem tomou o "cajuaçu" de comemoração de seu candidato, o prefeito eleito de Bragança, Mário Júnior, o atual Raimundão Oliveira, soltou um vídeo em suas redes sociais, anunciando que será candidato à uma cadeira na Assembleia Legislativa do Pará.

A terra da farinha boa conta hoje com o deputado estadual Renato Oliveira, mas, os bragantinos têm tradição no passado de eleger mais de um parlamentar e grandes nomes já orbitaram na Alepa como João Mota, Luis Maria, Emilio Ramos, Celso Sarub, Simone Morgado, entre outros. 


A Nova repaginada do Blog




Blog se prepara para mais um ciclo. Depois de longo período, em breve, ganhará uma repaginada e vai trazer muitas novidades, inclusive, novas colunas fixas e, claro, mantendo as já existentes e testadas num sucesso sem precedentes.

Pretende também trabalhar mais os vídeos e recortes nas redes sociais. Que venham os novos tempos!

O que não mudará certamente é o jeito e linguagem simples de retratar a regionalidade de maneira original.



A vaga no desempate pela idade

A vereadora Cristina venceu no desempate



No município de Marabá, o deputado Chamonzinho andou "desembestado" na dianteira das pesquisas desde o ano passado e quando confirmou candidatura, ai que o cenário melhorou, inclusive, com o recuo do atual prefeito Tião Miranda, que retirou seu candidato e indicou o vice de Chamonzinho. Os suplentes do MDB estavam assanhadinhos, afinal, abriria um cadeira da Alepa e a vitória parecia certa, com apoio do prefeito e do governador.
Ledo engano. Quando a campanha consolidou-se, a eleição sorriu para deputado, mas, para outro deputado estadual, Toni Cunha (PL) que aplicou uma surra na hora da apuração. A diferença para Chamonzinho foi mais de 23 mil votos.
Já na Câmara de Marabá, uma curiosidade: os atuais vereadores Cristina Mutran (MDB) e Coronel Araújo (MDB) empataram, com 2.099 votos cada um, na disputa pela última cadeira do partido. O assento ficou com a ex-deputada Cristina por ser mais idosa.

Lula no Círio de Nazaré




Nunca antes na história deste País, um presidente da República vivenciou de forma tão presente o Círio de Nossa Senhora de Nazaré, em Belém do Pará. Só não sabemos das experiências gastronômicas e etílicas, se Lula esbaldou-se no pato no tucupi, na maniçoba e na cachacinha de jambu. Mas, o homem não parou: esteve no Círio Fluvial, na Trasladação e na Procissão principal, inclusive, caminhou entre os romeiros e promesseiros.
Promessa paga com Nazinha, seguimos Brasilllllll.



O tênis Seringô de Castanhal




Na cidade modelo que tenta decolar seu distrito industrial, a novidade vem de uma pequena indústria sustentável de calçados que produz tênis, confeccionados de caroço de açaí e borracha de seringueira nativa. Tudo na maior Vibe da COP 30, que promete revolucionar o mercado com produtos sustentáveis e decola de vez o Pará no campo do turismo. O único detalhes é que o acabamento do tênis ainda precisa ser feito com tecnologia do Rio Grande do Sul.

Bora trabalhar Pará, bora melhorar o incentivo!

Postar um comentário

1 Comentários

  1. O governador pode ter conseguido eleger 85 prefeituras mas não quer dizer que nós eleitores,vamos votar na candidato(a) que ele indicar,votei no prefeito do MDB,mais não voto no candidato do governo, é doutor Daniel.

    ResponderExcluir