
Transcrito da Gazeta do Tapajós - GDT
Um racha significativo estremeceu a cúpula do Partido Liberal (PL) em Brasília neste domingo, dia 13/10, ao descobrirem que o candidato JK do Povão foi presidente do Partido Comunista do Brasil (PCdoB) de Santarém. A revelação gerou indignação entre parte da liderança do PL, que passou a questionar o apoio de Bolsonaro a um candidato com histórico em um partido de esquerda, tradicionalmente opositor a ideologia do PL de direita.
O episódio lembra o caso recente envolvendo Aurélio Goiano, candidato de Parauapebas, que também havia conquistado o apoio da família Bolsonaro até que um dossiê sobre sua vida pessoal e política chegou às mãos de Michelle Bolsonaro. Na época, a primeira-dama manifestou publicamente a sua insatisfação, o que culminou na retirada do apoio ao candidato e na sua eventual saída do PL para concorrer por outro partido. A postura firme de Michelle reforçou sua imagem como uma política de liderança zelosa pela integridade e alinhamento ideológico.
Agora, com JK do Povão, a situação se repete de forma semelhante, porém, em uma escala ainda mais tensa, já que Bolsonaro tem viagem agendada para uma grande carreata de apoio ao candidato em Santarém. No entanto, com a descoberta do passado de JK no PCdoB, parte do PL de Brasília está pressionando para que Bolsonaro cancele sua participação no evento e seja substituído por Michele.
Outra ala do partido, no entanto, defende que a visita de uma grande liderança do partido seja mantida, no caso Michele Bolsonaro, minimizando o histórico político de JK e focando em sua atual aliança com o bolsonarismo.
A decisão final sobre a participação de Bolsonaro em Santarém deve ocorrer nos próximos dias, mas o impasse reflete as questões internas que o PL tem enfrentado com essa verdadeira bomba que caiu dentro do Partido.
Em Santarém, quem conhece JK diz que ele não é bolsonarista e que apenas está aproveitando a ‘onda de ascensão política’ de Bolsonaro para pegar carona e se eleger. “É mais um oportunista”, disse a fonte bolsonarista.
0 Comentários