A pesquisa realizada no município de Viseu pelo Instituo Skala, do estado do Tocantins, divulgada amplamente nas redes sociais a partir de uma postagem na noite de ontem(19) pelo prefeito Cristiano Vale (PP), candidato à reeleição, foi suspensa hoje por uma liminar do juiz eleitoral Charles Claudino Fernandes, que atendeu a representação da coligação "A Verdadeira Mudança" que reúne os partidos PSD - PDT e a federação PSDB e Cidadania. Segundo a decisão, o juiz observou falhas no registro da pesquisa junto ao Tribunal Regional Eleitoral do Pará.
Na cidade de Viseu disputam a eleição o atual prefeito, Cristiano Vale (PP) e Carla Parente(PSD). Dois grupos políticos que se enfrentam desde 2016.
A pesquisa em questão foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral sob o nº PA-06099/2024, com início no dia 05/08/2024 e com previsão de divulgação para o dia 19/08/2024, o que realmente aconteceu, mas, o núcleo jurídico da candidata Carla Parente, composto pelos advogados Mauro Barros, Fernanda Cristo e Alessandra Ribeiro, pediu a impugnação baseado na existência de irregularidades no registro da pesquisa quanto a ausência de indicação da fonte pública dos dados utilizados na ponderação de sexo, idade, grau de instrução e renda.
Recentemente, a Justiça eleitoral em Capanema também suspendeu a divulgação de uma pesquisa por várias irregularidades no processo de registro. Parece que a Justiça Eleitoral está muito mais atenta e ágil quanto aos números que muitas vezes distorcem a realidade do momento político nas cidades.
Veja a Decisão:
Da Redação
Carlos Guia
0 Comentários