Diga-se de Passagem

A visita ministerial no niver de Maracanã



O ministro de Estado do Turismo, do governo Lula (PT), Celso Sabino, visitou Maracanã no sábado(25) para celebrar 371 anos da cidade que está entre as mais antigas do Pará. É sempre tradição a visita de deputados federais, estaduais, mas a presença do Ministro animou por demais a boa gente da terra de Cintra. Como convidado especial, trouxe de presente a assinatura da ordem de serviço do CRAS - Centro de Referência da Assistência Social, na vila da Penha e mais 5 KM em Bloquete para as ruas da mesma vila.
A vice-governadora Hanna, estará amanhã na boa terra, representando o governador Helder e trazendo presentes também, entre os quais, mais asfalto e cheques do programa Sua Casa. 

A camisa do Ministro




O titular do Blog, Ícaro Gomes, ficou toda prosa, quando viu imagens do Ministro Celso Sabino, vestido com uma camisa que retrata a frase utilizada por ele desde 2008, a célebre: MARACANÃ, MINHA PAIXÃO!
A expressão acompanha toda a trajetória do professor e blogueiro nas terras de Cintra e entre os emaranhados dos caminhos dos campos, ribeirinho e praianos.



O cenário político de Maracanã
Foto de Cleyto Santos


Sem nenhuma pesquisa nova, para que a estagiária do Blog, possa dar aquela sorrateira espiada de rabo de olho, o horizonte eleitoral se acalmou mais depois do prazo de filiações e expedição de novos títulos eleitorais.
Pelo andar da carruagem "Camaro" de Algodoal, três pré-candidaturas estão consolidadas: Reginaldo do MDB defendendo seu mandato em reeleição, ao lado do vice Enock Ferreira; Geovan Martins e Júnior Araújo pelo Avante; e o ex-prefeito Tinô dos Santos, no PP.
Já o empreendedor Artur Nogueira, que enfrenta um intenso tratamento de saúde, ainda espera liberação médica para anunciar a manutenção de pré-candidatura.

Aliás, o queridinho da pré-campanha



O ex-secretário de Saúde de Maracanã, Gilberto Neto, vem dando um show de organização e articulação durante o período de pré-campanha no município de Bela Cintra. Experiente e seguindo planejamento previamente acertado com sua equipe, é o nome que tem mais crescido entre os novos apresentados.
Em todas as vilas e bairros, o garoto da cabeleireira seduz apoiadores com simpatia e leveza, e já é considerado um dos pretendentes da primeira fila dos mais votados.


O que pode acontecer em 2024?




Os estreantes estão muito animados com as eleições, afinal, segundo dados divulgados pelo TSE, nas últimas três eleições municipais, vem crescendo de forma consistente a taxa média de renovação nas Câmaras de Vereadores, superando a marca de 50%. A renovação parece ser uma tendência nacional.
Segundo especialistas, a renovação vem se consolidando, em razão da mudança da legislação que colocou fim nas coligações proporcionais e permitiu a fusão ou a federação dos partidos.
Um exemplo vem das super chapas, já que partidos menores não conseguem mais preencher o número de candidatos e muito menos a cota de gênero, tendo as candidaturas de mulheres laranjas, provocado um efeito dominó em que mais de 530 vereadores e vereadoras perderam suas cadeiras, quando a justiça eleitoral anulou os votos de chapas inteiras.



O novo cenário e o afunilamento em Capanema

Alexandre do MDB


As definições começaram na boa terra do cimento, mesmo ainda faltando mais de dois meses para o encerramento das convenções partidárias. Do lado do governo bem avaliado do prefeito Chico Neto (MDB) consolidou-se a pré-candidatura de Alexandre Buchacra na cabeça de chapa, e num fato inédito o comércio por meio da Associação Comercial e da CDL apresentou para compor a chapa o nome do atual secretário de Indústria e Comércio, Marcelo Pierre. A união poderá ser avalizada nos próximos dias e foi bem vista pelos bastidores políticos.
Do outro lado da Avenida João Paulo, o vice Claudionor Moreira (PP) busca fechar a parceria com doutor Jair Neves, que segundo fontes do Blog, poderá atender orientação de cima para que fique no apoio ao candidato Alexandre, oficial do governador Helder e do prefeito Chico..
A terceira via será mesmo o pré-candidato da direita, empreendedor Zé Emidio, muito bem visto na cidade por sua seriedade e anos de experiência à frente da Cibrasa em Capanema.


Peixe-Boi com nova pesquisa




O Instituto Scala, registrou pesquisa do município de Peixe-Boi, no Tribunal Regional Eleitoral, confirmando o que a DOXA já havia divulgado: o prefeito Neto Cavalcante (MDB) que defende seu mandato em reeleição, ultrapassa bem os 70% de intenções de votos. Atravessando a ponte, do outro lado do belo rio, Naldo Morais, o pré-candidato adversário patina em 14%.
Neto já definiu seu companheiro de chapa, o tio e ex-prefeito Mozart. Parece mesmo que os Cavalcantes  vão emplacar mais 4 aninhos.


Salinas e nada de números novos




A Atlântica Salinópolis, respira os ares das perspectivas de lucrar bastante com o evento da COP 30 em Belém, já que será a cidade dormitório, em razão da sua grande quantidade de leitos na hotelaria. Já no quesito eleitoral, os primos Kaká Sena, atual prefeito e pré-candidato à reeleição e Paulo Henrique Gomes, o ex-prefeito, continuam suas buscas por adesões e arranjos nas alianças,
A estagiária do Blog, não conseguiu mais ver nadica de nada de novas pesquisas. Entre os palpiteiros de plantão, uns dizem que o primo prefeito melhorou nos números; outros que o primo Ex continua surfando nas boas ondas da praia do lombo. 
A união de 2020 ficou pra trás, como também os quilos a mais de PH, que agora desfila saúde na nova silhueta e passou mesmo sebo nas canelas e tem caminhado muito nas esteiras da academia e nas ruas.


Deputada Alessandra e a Faculdade de Medicina




Uma emenda de 870 mil reais de autoria da deputada Alessandra Haber (MDB), animou pesquisadores, professores e alunos da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Para´. A instituição deve aplicar o dinheiro na aquisição de equipamentos modernos de última geração, entre os quais simuladores.
O processo ensino-aprendizagem melhora bastante com a possibilidade de práticas mais intensas. Sabe que esse é um ótimo caminho para as emendas parlamentares, que na mão de outros vem se acabando em shows Safadões pelas cidades, deixando nada ou quase nada.


O Qui Pró Có de Ananindeua


Aliás, o vice-presidente Geraldo Alckmin(PSB), veio ao Pará na abertura da Feira da Indústria paraense, onde foi recebido pela vice-governadora Hanna e o presidente da Alepa, deputado Chicão. O governador Helder estava na Bahia, participando de outro evento.


Porém, o que chamou muita atenção mesmo foi o convite de Geraldo para que o prefeito de Ananindeua, Daniel Santos, estivesse no aeroporto e a noite na Feira do Hangar. Alckmin foi quem garantiu a legenda para Daniel concorrer em outubro, já que anda de beicinho com o gov paraense, que sonha com sua cadeira na chapa de Lula em 26. 
Daniel anda todo serelepe, porque Ananindeua alcançou o primeiro lugar no ranking dos municípios paraenses com maior índice de alfabetização, atingindo 97,2% da população alfabetizada. Já os dados do estado do Pará precisam de boa melhora.


A privatização da água e o empréstimo




O Sindicato dos Urbanitários do Estado do Pará abriu o berreiro e denunciou o governo do Estado, devido a estratégia de privatizar os serviços de distribuição de água da Cosanpa. Segundo ouviu o Blog de especialista, a Cosanpa estatal ficará apenas com a produção de água. Mas, o fato que o Sindicato não entendeu foi a aprovação na Assembleia Legislativa do empréstimo de 1,3 bilhão de reais, para que se invista em saneamento por meio da Cosanpa. Ou seja, a ideia é sanear com dinheiro emprestado e depois vender. Meio esquisito mesmo!
O sindicato promete fazer muito barulho.

Somos sem Copa, de novo Manaus, não!




De novo. Assim como aconteceu no Mundial masculino realizado no Brasil em 2014, novamente Manaus passou a perna em Belém e ficou como a sede da Copa do Mundo Feminina na Amazônia. O engraçado é que a situação se repete, mesmo o Pará estando a anos luz no quesito futebol com times tradicionais e uma torcida de orgulhar a todos.
Dez estádios sediarão os jogos. E nosso maravilhoso Mangueirão ficou outra vez de fora. O Maracanã sediará a abertura e a final da Copa. Os outros locais escolhidos são: Porto Alegre (Beira Rio), Cuiabá (Arena Pantanal), Salvador (Arena Fonte Nova), Recife (Arena Pernambuco), Fortaleza (Castelão) e Manaus (Arena da Amazônia). 


Monte Alegre e as eleições suplementares



Em Monte Alegre acontece dia 9 de junho próximo, eleições suplementares, em virtude da cassação do prefeito Matheus Almeida dos Santos (MDB) e do vice, Cabo Leonardo, por terem sido beneficiados por abuso de poder político, com viés econômico, que teria sido praticado pelo antecessor, o ex-prefeito Jardel Vasconcelos (MDB). A votação no Tribunal Superior Eleitoral foi por unanimidade. 
Segundo a Doxa pesquisas, o ex-deputado Júnior Hage (PP), lidera com 33,1% das intenções de voto na pergunta estimulada. Ele é seguido pela ex-deputada Josefina do Carmo (MDB), com 16,5% e por Anselmo Picanço (PSD), com 15,5%. Em último aparece João Tomé (Avante), com 1,3%. A pesquisa foi registrada no T.R.E.com o número PA-08690/2024.
Júnior Hage(foto) teve mais de 44 mil votos em 22, mas, não se reelegeu e em Monte Alegre foi o primeiro com mais 8.500 votos, por isso, resolveu disputar à Prefeitura.

E para que o Pontilhão?



Trapiche é algo de fundamental importância na Amazônia, cortada por grandes rios, igarapés e furos e banhada em sua costa pelo Oceano Atlântico. Se os rios são as ruas, precisam de lugar adequado para aportar barcos, rabetas, rabudos, canoas e cascos. Então, entra a funcionalidade do trapiche, da ponte, que evita o lama que engole, pedras afiadas e tantas outras agruras.
Duas imagens chegadas da vila da Penha, em Maracanã, que ganhou sua ponte, ou melhor, um pontilhão, afinal, são uns 300 metros de comprimento. Nas imagens, a lida dos pescadores - os curralistas - que precisam do local para acessar melhor o mar, local de seu trabalho diário.
Porém, nos trapiches, também há espaço para os moradores no vai e vem das viagens de barco e para os turistas que ali fazem suas fotos...






Postar um comentário

0 Comentários