Diga-se de Passagem



As estrelas do cenário legislativo em Maracanã
Bem citados: Guto, José Casseb, Andréia e Júnior da Dica





A Estagiária do Blog se debruçou sobre as informações de duas pesquisas eleitorais fresquinhas do município de Maracanã para as coordenações internas de pré-campanhas. Fez comparativos e curvas. A curiosidade não foi a questão majoritária, mas, os nomes citados de forma espontânea como intenções de votos à uma cadeira na Câmara Municipal, juntando-se as duas.
O que viu foi um cenário de relativas e poucas mudanças. Tem os citados de carteirinha: José Casseb é o mais longevo parlamentar com sucessivos mandatos e domina as citações, mas, tem Rafael Raiol e Guto Santos, talvez, os mais especialistas em Maracanã no quesito politica 24 horas. O elo comum é a dedicação exclusiva à política, mesmo cada um possuindo seus negócios particulares.

Bem citados - Beto, Augusto, Zeca, Antônio Jr, Rato e Cacaia



Mas, na eleição tem sempre os que estão na pré-campanha com movimento ou tem articulações bem camufladas, capazes de permitir um palpite do “camaleão do Mimo” tipo "tirando fino" da vitória, sendo que não há cadeiras para todos. Nesta categoria a estagiária do Blog apostaria no jogo do tigrinho algumas cartas que viu reveladas nos búzios dos levantamentos: Antônio Jr, Cacaia, Neto, Ratão da Massa, Alan do Top Boi, Nathália Botelho, André Nogueira, Andreia Aleixo, Ailton, Neide Carrera, Roger Federer, Beto da Serraria, Júnior da Dica, professor Rogério, Ícaro Gomes, Augusto Pinto, Jorlana Menezes, Zeca Alcantara, entre outros e outras.

Outros bem citados - Jorlana, Ailton, Professor Rogério, Icaro, Nathália e Rafael Raiol


As estrelas do cenário legislativo em Maracanã II

Os novos estão na lista - André, Neto, Alan do Top Boi e Roger Federer




Entre as citações, nomes de figurinhas repetidas, de atuais vereadores ou outros que já exerceram cargo público. Dentro os novos, destacam-se Roger, Neto, Alan do Top Boi e André Nogueira.

Como se sabe, em razão do número grandioso de candidatos à Câmara, impossível realizar pesquisas, mas há as famosas citações espontâneas, o que às vezes diz muito e às vezes "nadica de nada". Uma coisinha parece certa, o MDB será o campeão disparado com bancada robusta para Câmara e que pelo andar da carruagem Rafael e Zé Casseb, já amarraram seus burros na sombra e com água fresca.
Não esquecendo que tem aquelas surpresinhas da urna, sempre tem né? aparece lá na apuração o nome que ninguém esperava.

O último apaga a luz



O badalado G5, que começou como G4, virou G3 e depois G2, finalmente foi desintegrando, ficando somente o ex-prefeito Tinô dos Santos e o ex-vereador Augusto Pinto. Até o momento não anunciaram nada.
O grupo de dona Dica acompanhou Geovan Martins do PSB; já o empreendedor Artur Nogueira, lançou pré-candidatura, encabeçando a chapa da federação PT-PV-PC do B. Pelo andar da carruagem, serão 3 candidaturas majoritárias, podendo subir para 4, caso o PP resolva mesmo concorrer. 



Mudanças no cenário de Capanema

Muita água ainda vai rolar no rio Ouricuri, Capanema - foto: Regi Melo


Com o objetivo de manter o grupo político unido, o prefeito Chico Neto (MDB), trabalha tentativas pela junção das duas pré-candidaturas em seu entorno: o advogado Alexandre Buchacra e o secretário de Indústria e Comércio, Marcelo Pierre. Segundo as últimas pesquisas, que a estagiária do Blog espiou com "rabo de olho", Alexandre, Marcelo Pierre e Claudionor Moreira, estão num empate técnico. Portanto, a união governista poderá acelerar os passos da chapa apoiada pelo prefeito e o governador Helder Barbalho. Porém, nada oficial ainda, só há sinais. O que dizem nos bastidores é que Marcelo tornou-se a noiva cobiçada por todos.

No campo da oposição, os movimentos também continuam, o vice-prefeito e pré-candidato à Prefeitura Claudionor Moreira, anda a procura de um vice, assim como o médico Jair Neves; o secretário estadual de Turismo, Eduardo Costa, ainda é uma incógnita, pois, sabe que se sair do Turismo, não volta mais e em plena COP 30; já o empresário Zé Emídio, ancorado nos resquícios da onda bolsonarista, deu uma mexidinha nos seus números para cima.

Aguardemos os próximos capítulos.

O último feudo dos Vales e a estrada

RE X PA eleitoral em Viseu - Cristiano vai enfrentar a festejada Carla Parente


Viseu é o último porto da família Vale, que já foi uma das maiores expoentes políticas do Pará, com o saudoso Anivaldo Vale, numa jornada fabulosa de mandatos de deputado federal, vice-prefeito de Belém e cargos importantes em Brasília; o filho Lúcio Vale, também foi deputado federal, vice-governador e por último conseguiu a vaga segura do Tribunal de Contas. Leonardo Vale, o caçula, foi eleito prefeito em 2016 no município de Cachoeira do Piriá, mas, na reeleição, a derrota foi humilhante.

O outro irmão Cristiano Vale, foi deputado federal e dirige a cidade de Viseu como prefeito, pela terceira vez, sendo agora um mandato curto, resultado de eleição suplementar realizada em fevereiro de 2023, quando ganhou meio apertado da mãe da líder política Carla Parente.


O último feudo dos Vales e a estrada II




A família que chegou comprando fazendas na região do 3º distrito de Viseu, a famosa rodovia Pará-Maranhão, se estabeleceu politicamente, mas, agora desaba com Cristiano nos levantamentos eleitorais, em razão da estrada, hoje a federalizada rodovia BR 308. Ninguém mais do que os Vales tiveram tantos cargos capazes de resolver o problema, que isola Viseu há vários anos. As promessas foram tantas, que parece indicar que cansaram o povo viseuense.

Sem solução, a narrativa de argumentos se esgotou e o sofrimento do povo aumentou. Numa celebração pálida, o prefeito fez festa ao lado do governador, pelo o início da operação de uma balsa no Rio Piriá, bem na ilharga da bela serra de mesmo nome. Porém, a operação da balsa se transformou numa afronta para Viseu, que mesmo não sendo ilha, tem seu povo condenado as agruras da espera, do alto valor das tarifas e ainda da falta de atenção do poder público.

Viseu certamente  por sua história merece mais!


O climão político de Bragança

~Prefeito Raimundão, Jader Filho e Mário Júnior


As 3 horas da agonia ainda seguiam na sexta-feira santa, quando uma notícia explodiu nas redes sociais e o povo de Bragança ficou surpreso. Poucos dias antes, o deputado Renato Oliveira, havia deixado o partido Podemos e registrado sua filiação no MDB, onde o seu irmão e ex-prefeito de Bragança, Edson Oliveira, desejava concorrer em outubro à Prefeitura da cidade. Renato provou lealdade com Helder e ingressou no MDB, mas nada disso adiantou.

Na tarde da sexta santa, o MDB foi entregue de porteira fechada ao prefeito Raimundão (ex-PSDB), que na mesma hora filiou o atual vice e pré-candidato à prefeitura, o médico Mário Júnior. Era o fim da era de mais de três décadas dos Oliveiras na legenda.


Ananindeua e o destino do Seu Fernando



Fernando de Souza Correa, sempre foi um caboclo simples, um profissional relojoeiro, que fez numa banquinha do mercado municipal de Marituba, a sua primeira parada de construção de amizades. Evangélico da Assembleia de Deus, na primeira rua da cidade, na década de 70, resolveu se aventurar na seara política e deu certo: elegeu-se vereador de Ananindeua, mas com votação significativa na vila operária de Marituba, até então, um distrito da terra dos Ananins.

Pois bem, gentil e articulador, Seu Fernando, não demorou para chegar à Prefeitura, vencendo em 1978 e deixando, entre outras obras, o Palácio atual do executivo no centro da cidade.

E depois? depois voltou para sua banca de consertar relógios e viu a vila se tornar município na década de 90, quando passou "sebo nas canelas" e venceu o poderoso deputado da época Antônio Armando, tornando-se o primeiro prefeito constitucional de Marituba.


Ananindeua e o destino de outros prefeitos

Expoentes da terra de Ananin


Na época de Seu Fernando, os recursos da Prefeitura eram poucos, dificultando por demais as obras estruturantes e os investimentos em saúde e educação. Ainda não havia o SUS e muito menos Fundeb. Mas, ainda assim Seu Fernando fez história e hoje, diabético, cego, na altura de mais de 80 anos de experiência, ainda tem muitos conselhos para oferecer, principalmente, quando o assunto é articulação. Fernando mora numa casa simples na primeira rua - a mesma de sempre - anos luz de distância das mansões em condomínios fechados de hoje e nunca comprou carros de luxo, somente seu automóvel "golzinho 1.6", e muito menos fazendas. Certamente vive em paz e dorme muito bem.

Muito bem, mas, Ananindeua é um celeiro de lideranças politicas exponenciais. Ali tem Manoel Pioneiro, descoberto por Seu Fernando para ser candidato a vereador. Depois de prefeito em Ananin, foi deputado estadual, vice em Belém e quase candidato ao governo; Em Ananin foi prefeito Helder Barbalho, que depois de ministério na República, é hoje o governador do estado. E lá em Ananin, tem Doutor Daniel, que também sonha sair da cadeira atual para a do governador.


Aliás, ainda sobre Ananindeua



Parece que a Prefeitura da terra dos Ananins é tão de energia boa, que nesse racha entre o prefeito Daniel e o governador Helder, o deputado federal Antônio Doido, que já foi prefeito em São Miguel do Guamá, resolveu transferir seu domicilio eleitoral aos 45 minutos do segundo tempo, para garantir que será o candidato do MDB a prefeito da cidade.

A decisão foi anunciada logo após Daniel sair da legenda e ingressar no PSB do vice-presidente da República Geraldo Alckmin, Daniel seguiu aquele ditado árabe: "O inimigo do meu inimigo é meu amigo". Procurou o Vice Geraldo, porque sabe que ele anda tiririca com o governador Helder que deseja sua vaga na chapa de Lula em 2026. Além de Doido, haverá a candidatura de Miro Sanova e outras, numa estratégia de tentar levar a eleição para segundo turno. Então, tá!

Baixo Tocantins - O cenário de Baião

Mácio e seu companheiro de chapa, Fernando Fernandes


Na histórica cidade de Baião, haverá também RE X PA político, entre o atual prefeito Doutor Loca e o vice-prefeito Mácio Milionário. O jogo apenas começou e as pré-candidaturas já estão agitando os bastidores. Mácio reuniu pré-candidatos e pré-candidatas no sábado (6), o mesmo acontecendo no lado do governo.

Mácio é empresário e pecuarista e ganhou o apelido de milionário, quando acertou na Loteria. O prefeito Loca, enfrenta uma série de denúncias, principalmente, na área de saúde, a mais debilitada da administração atual.

O atual prefeito Loca


O cenário de Santa Luzia do Pará

Prefeito Adamor agora no MDB conta com Fabiana na chapa e o apoio do ex-prefeito Edno


Quando o horizonte é o famoso "RE X PA" eleitoral, tudo fica mais animado, já que somente dois candidatos ou candidatas, disputam a cadeira principal da Prefeitura da Cidade. E na Pará-Maranhão, no antigo KM 47, a briga promete bastante. De um lado, o atual prefeito Adamor Ayres, que convidou para vice, a esposa do ex-prefeito Edno, Fabiana. Os dois eram rivais nas disputas anteriores.

E do outro lado da BR, no União Brasil, o vice-prefeito Mario Henrique Bode, que recebeu como vice, o vereador Caio, da tradicional família Lucena.

A eleição promete mesmo ter um cacho de pupunha verde para cada um roer.


Bode e Caio no União Brasil, contam com o apoio do ministro Celso e deputado Antônio Doido

Vereadora Bruna surpreendeu em Curralinho

Vereadora Bruna ladeada pelo marqueteiro João Júnior e o deputado Fábio Freitas


A celebrada vereadora Bruna Pelegrine, da ilha do Marajó, agora é mulher Republicana, aproveitou o final do prazo da janela partidária e aceitou o convite do deputado Fábio Freitas, para se filiar ao partido Republicanos 10, saindo do Patriotas.

Bruna tem buscado conduzir seu mandato em prol da coletividade e certamente estará muito forte no novo partido, para a reeleição. 


Postar um comentário

0 Comentários