Diga-se de Passagem - A coluna bem informada

Aliás, o cenário político em Capanema tá uma caldeira
Sec.Est. da Mulher, Paula Gomes, Fernanda Castro, Ministro Jader Filho, Marcelo Pierre e o prefeito Chico



Nas esquinas e redes sociais da terra do cimento, não se fala em outra: disque o prefeito Chico Neto, prepara o anúncio do secretário de desenvolvimento, Marcelo Pierre, pré-candidato do Republicanos à Prefeitura, como companheiro de chapa de Alexandre Buchacra, o pré-candidato majoritário do governador Helder e do prefeito Chico.
Dizem lá no bar do Fofão, que o prefeito teria olhado e "reolhado" as pesquisas e constatado que juntando Alexandre e Pierre, a eleição se enche de leveza e facilita o caminho. Então, tá!


MDB do B



A coluna vem alertando para um tipo de liderança emergindo da pré-campanha no Pará de 2024, a partir dos preteridos e tolidos nos sonhos de disputar as eleições municipais. São políticos desgostosos e curtindo a "fossa" do dessabor de ter sido humilhado publicamente, sem direito a ouvir uma semana de Marilia Mendonça, tomando todas as geladas do mundo.

São os órfãos e órfãs do Movimento Democrático Brasileiro (MDB) do Pará. Não são poucos, estão numa bolha paralela esperando o futuro fazer sua curva depois de outubro, já que no início de abril o mundo capotou para eles, que forma expurgados do MDB.. Muitos já foram prefeitos, prefeitas, vereadores e vereadoras, até deputados estaduais, mas, eis que o MDB lhes foi tirado das mãos na "marra", necessário essa conotação, em razão da falta de aviso antecipado, tipo uma sutil ligação: companheiro, desocupe a moita, que vamos precisar para outro.


O símbolo do MDB do B




O caso que representa muito bem este movimento, talvez o mais simbólico, vem das margens do caudaloso rio Guamá, município de Ourém, onde o guerreiro e velho Elias Oliveira, foi surpreendido ao receber a notícia que o MDB havia sido entregue de "porteira fechada" para o deputado federal Antônio Doido (MDB) agasalhar seu irmão, Neto Leócadio, pré-candidato a prefeito de cidade.

Seu Elias era um emedebista histórico, já tendo sido prefeito da cidade pela legenda. De experiência política, mas, antes serviu numa fazenda do Senador Jader Barbalho, onde fazia a função de vaqueiro e "Severino" nas horas vagas. Talvez, tenha ensinado o pequeno Helder à montar o cavalo. Hoje, governador e líder maior do MDB, derrubou seu Elias do cavalo. O caboclo duro de cair, caiu, levantou, sacudiu a poeira e anunciou para toda Ourém e até a velha sucuri do rio ouviu que agora é pré-candidato a vice do ex-prefeito Junhão. Não seguirá o candidato do MDB.


Para onde vai o MDB do B?



Muito difícil dizer. Todavia, não devemos esquecer da força e da habilidade que o governador detém e articulado, inteligente, poderá saber jogar "panos quentes" no problema e reaver esses "grandes amigos" mais adiante.

Já outros dizem claramente, que só esperam doutor Daniel, o rei da República de Ananin, se reeleger e botar o pé na estrada e nos rios, para declararem juras de amor eterno ao novo líder. Devo consagrar o sábio ex-politico que hoje se dedica a sua criação de galinhas: "Faz muita falta, muita falta, Jader Barbalho, que respeitava sonhos e legados".

A dupla de EXS em Paragominas

Sidney e Paulinho juntos


A antiga "Paragobala" que se tornou "Paragobela" se prepara também para as eleições de outubro. Na cadeira principal da ilharga da praça Célio Miranda, está sentado o doutor Lucídio, eleito numa grande campanha de marketing que tinha o mote "Chama o Doutor". O povo chamou e o homem nesses quase 4 anos não disse a que veio, enfrentando uma grande rejeição, mas, decidido a concorrer.

Do outro lado do rio Uraim, Os ex-prefeitos pensaram, pensaram, e resolveram se juntar. O líder das pesquisas, Sidney Rosa será o principal na chapa, tendo Paulinho Tocantins na vice.


Castanhal e o lançamento do novo pré-candidato




Bem, a coluna já havia anunciado: Paulo Titan (MDB) tentará a reeleição e já lidera com mais de 35% de intenções segundo a Doxa; Hélio Leite vem em segundo e Pedrinho Coelho em terceiro. Os três já ocuparam o Palácio Maximino Porpino. Além destes, Nonato Souza do PT já foi anunciado e Milleny Costa. Agora chega o vereador, dizendo que será candidato ao Executivo.

Porém, muita gente lá na Mangueirinha - onde vende carro - conta que não é o primeiro ensaio neste sentido do moço, toda vez Rafael diz que vai, mas, acaba concorrendo à Câmara Municipal. Será?


Artur Nogueira aplicou susto nos amigos



Acometido por problemas renais, encontra-se internado em hospital na capital do estado, o empreendedor Artur Nogueira, pré-candidato da federação "Brasil da Esperança" que reúne PT, PV e PC do B;

Segundo a sua assessoria, o empresário sentiu-se mal num retorno de viagem de outro estado, mas, as dores foram intensificadas, carecendo de internação de emergência. Caso recupere logo, o seu grupo político promete o lançamento de sua pré-candidatura no feriado de 21 de abril, na vila de 4 Bocas, região da Mocoóca, onde reside o pré-candidato a vice, professor Eldmi.

Reginaldo, as obras e o aniversário de Maracanã



Segundo vem sendo divulgado, o prefeito Reginaldo Carrera (MDB) promete um show de alegrias para o povo de Maracanã. Deseja realizar a entrega de diversas obras, entre escolas, ponte nova da vila da Penha e asfalto na cidade. Também pretende oferecer diversos serviços e realizar shows populares com atrações nacionais, bem como, o evento gospel.

Será o último aniversário da cidade antes das eleições de outubro, portanto, o capricho será redobrado.


Geovan e os contratos no Estado

Geovan e Júnior


Dizem os mais chegados do pré-candidato a prefeito do Avante em Maracanã, Geovan Martins, que o empresário fortaleceu a logística de sua pré-campanha, após conquistar contratos para empresas de seu comando junto ao governo do estado.

Segundo sua assessoria, um cronograma está sendo elaborado para intensificar visitas e reuniões de pré-campanha, ao lado de seu companheiro de chapa, o ex-secretário de saúde, Júnior Araújo.

As andanças do Tinô e a chapa

Augusto Pinto e Tinô


Parece que o Partido Progressista de Maracanã terá mesmo candidato a prefeito nas urnas de outubro, o ex-prefeito Tinô dos Santos, não pretende largar o bastão e quer concorrer novamente. Segundo fontes, já começou suas visitas no interior, mas, ainda preocupa a quantidade dos pré-candidatos na chapa proporcional, que não ficou muito bem fechada.

Augusto Pinto, que já foi vereador, encabeça a chapa.


Os Santos, o PSB e o vice da República


A deputada federal mais votada do Pará e esposa do prefeito da República do Ananin, Alessandra Haber, esteve em visita na noite da última terça-feira, ao vice-presidente Geraldo Alckmin. Daniel se filiou recentemente ao PSB, ninho no qual disputará à reeleição como prefeito e com um olho no gato em 2024 e outro no peixe em 2026.
Geraldo disse que "ficou feliz em saber que tanto Alessandra como o prefeito Daniel são médicos, a exemplo dele. Conversaram muito sobre saúde pública e ele revelou ter muito conhecimento sobre o Pará. Prometeu visitar Ananindeua em breve e que aposta muito nas perspectivas de fortalecimento do partido no Pará com o ingresso do gestor". A deputada levou uns mimos para o vice-presidente numa cesta de doces, bombons de cupuaçu e castanha-do-Pará. Eita, a coisa esquentando!

A Leila Freire ficou com Daniel




A professora Leila Freire, foi secretária de educação de Ananindeua num período do governo Helder, depois em Benevides, no governo Ronie Silva, a pedido de Helder. Em 2019, quando Helder já eleito governador, levou logo Leila para a SEDUC. Mas, ai a parceria parece não ter dado mais certo e a professora voltou para Ananindeua, onde se elegeu vereadora em 20 e tornou-se secretária de educação da gestão do doutor Daniel, realizando um trabalho muito bem avaliado e com bons resultados nos índices de educação, entre os quais o IDEB. Revitalizou diversas escolas, criou o movimento "Educa Ananindeua" e nessa briga entre os grandes, optou por sair do MDB e se filiou ao Solidariedade, voltou ao parlamento, embarcando no projeto de Daniel e será candidata à reeleição de vereadora.


O trafego pago e a estratégia do blogueiro 




O professor, especialista em educação, consultor político e blogueiro Ícaro Gomes, resolveu após 12 anos, retornar ao universo eleitoral de Maracanã, nordeste do Pará, colocando a cara na urna eletrônica. A grande pegada de sua prometida campanha é que sua coordenação política reunida na sede do município ontem, resolveu que destinará a maior parte dos recursos captados na campanha para o impulsionamento na internet.
O blogueiro promete mesmo revolucionar o estilo de campanha no interior e utilizará diversas ferramentas permitidas pela legislação, porém, muito manejadas somente nas capitais. É irado, mano!

Eletromóveis e a tradição na região




Manoel Barros, um caboclo simples e trabalhador, criou faz tempo a Eletromóveis com unidades em Capanema - matriz do grupo -, Castanhal e Belém. Nunca quis crescer fisicamente em mais cidades e mantém a qualidade no atendimento e nos produtos. 
Agora colocou a modernidade à frente dos negócios e inovou com um completo E-commerce, criando também uma logística de entrega invejável, chegando em 20 municípios, incluindo a badalada Atlântica Salinópolis.




Postar um comentário

1 Comentários

  1. Esse prefeito tentando enganar o povo com emprego de cabide da prefeitura. Pensa que agente é burro. Só na minha família somos 3 . Vamos pegar mesmo. Passou 4 anos enganando agente. Agora com cara lambida de tanta vergonha na cara ,manda esses culhões entregar. Vamos pegar esse salario mesmo.pq aqui é Geovan.

    ResponderExcluir