Protagonismo - O Ministério da Saúde entregou certificados de eliminação e selos de boas práticas para a eliminação da transmissão vertical de HIV e/ou sífilis a quatro estados e a 73 municípios brasileiros. Dentre eles, Castanhal, no Pará, recebeu o Selo de Boas Práticas Rumo à Eliminação da Transmissão Vertical de sífilis na categoria bronze. O selo é conferido às localidades que alcançaram indicadores próximos da eliminação. Castanhal registrou queda na incidência de 7,16 para 1,58 casos por mil nascidos vivos.
A notícia é motivo de orgulho, porque todo o trabalho que garantiu esse resultado começou com a farmacêutica Aracely Maria de Souza Miranda, e envolve, além dela, outros profissionais dessa e de outras categorias da Saúde. “Parabéns à colega, pela iniciativa, e a todos os que contribuíram. Que vocês sirvam de inspiração para os farmacêuticos de outros municípios do nosso estado e também do país”, comenta o presidente do Conselho Federal de Farmácia (CFF), que é conselheiro federal de Farmácia pelo estado do Pará.
Em 2020, quando Aracely Miranda assumiu o cargo de farmacêutica na Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde de Castanhal, os casos de sífilis tanto adquirida quanto congênita no município estavam aumentando. “Quando cheguei, reuni com a coordenação da Assistência Farmacêutica para reorganizar o serviço de acordo com o que é preconizado pelo Ministério da saúde. Foi quando tive a ideia de criar um serviço para o gerenciamento da farmacoterapia, tanto quanto para controle quanto para efetividade do tratamento, além do abastecimento da penicilina benzatina nas unidades de saúde”, lembra.
0 Comentários