Diga-se de Passagem

O G5 já pode ser dividido em G2 e G3?


O horizonte político em Maracanã é como nuvem: a cada momento de um jeito. No dia 12 uma foto ganhou as redes sociais e começou a modificar o cenário de "união" que existia na oposição ao atual prefeito.. O ex-secretário Júnior Araújo, filho da ex-prefeita Dica, levou o PSDB de "mala e cuia" para aliança com o pré-candidato Geovan Martins, que destronado do MDB, vem tentando obter a direção do União Brasil do ministro Celso Sabino.

Apuramos que caso não consiga, Geovan ficará no Republicanos 10.

O "Arranca Rabo" da vez...



Após o "arranca rabo" pelo MDB, parece que em Maracanã começa uma nova batalha: o destino do União Brasil 44 na cidade. O Blog ouviu interlocutores de Gregos e Troianos e apurou o seguinte: na configuração da aliança do prefeito Reginaldo, o União fica com as filiações do Vice-prefeito e mais três vereadores atuais. 

O Blog apurou também que a parada do helicóptero vindo de Salinas com o ministro Jader Filho, deputada Elcione e Presidente da Alepa, Chicão, não teve nada com mau tempo. A ideia era mesmo parar em Maracanã para comunicar ao prefeito Reginaldo, que o ministro Celso Sabino já havia avalizado a mudança para o MDB.

Será que a estagiária acerta mais essa?

O PSDB sob nova direção



Na noite do dia 11 passado, um comunicado oficial do PSDB Maracanã já havia causado surpresa nos bastidores políticos: a ex-prefeita Dica Costa (PSDB), passou o bastão tucano para seu filho Júnior Araújo, pregando a renovação e emitindo carta branca para que Júnior decida com o grupo o melhor caminho a seguir nas eleições de 2024.

Veja parte da nota do partido tucano:

"Prezados simpatizantes, correligionários, amigos, parceiros e filiados do PSDB de Maracanã,

Com profunda honra e um forte senso de responsabilidade, escrevo-lhes hoje para expressar minha gratidão pela confiança depositada em mim para liderar o PSDB de Maracanã nesta nova fase de nossa jornada...

...Não podemos deixar de expressar nossa profunda gratidão à Professora Dica, cujo esforço, luta e paixão pela causa pública transformaram o cenário político de Maracanã e fortaleceram nossa organização...

...Agradecemos sinceramente a cada um de vocês pelo apoio contínuo, pela confiança em nossa liderança e pelo compromisso firme com os valores que defendemos...

Tudo posso naquele que me fortalece!".

 A oposição faz outro movimento no tabuleiro



Não se sabe ainda se há conversações para fechamento de única candidatura da oposição, mas, o PSDB já tomou sua decisão e informou aos filiados. Veja parte do comunicado:

"O PSDB de Maracanã tem o orgulho de anunciar seu apoio ao jovem, pré candidato Geovan Martins para liderar nosso município. É tempo de renovação e de dar oportunidades a quem nunca teve a chance de mostrar seu verdadeiro potencial...

Geovan representa mais do que um nome na política local, ele simboliza a força da juventude, o comprometimento com a ética e uma visão inovadora para solucionar os problemas que enfrentamos...

Estaria o G4 a caminho de Geovan?

Na foto original havia a ex-prefeita Dica, apagada no post do ex-vereador Augusto Pinto


A temporada de decisões se aproxima e o nervosismo segue à flor da pele de parte à parte. O prefeito Reginaldo Carrera (MDB) de Maracanã assinou na segunda-feira (11) a filiação ao MDB e continua traçando seu próximos passos, que segundo a estagiária do Blog, deve ser de anúncios de novos apoios políticos significativos.

Enquanto isso, a Estagiária do Blog apurou também sobre o desmoronamento do G4 e ouviu que  realmente há grandes possibilidades de que o grupo todo acompanhe a decisão do PSDB e possa se juntar à pré-candidatura de Geovan Martins. Ainda não houve nenhum pronunciamento oficial, somente um Storie nas redes do ex-vereador Augusto Pinto, que fala sobre a atual composição do G3. Porém, um passarinho voando na região do Cerrado informou à coluna que poderá ser iniciado a partir da próxima semana, um movimento que pode acompanhar o que fez o PSDB.

Veremos os capítulos futuros, que você só sabe aqui no Blog.


DOXA EM CASTANHAL





O Instituto Doxa vem realizando pesquisas em diversos municípios, ressaltamos que foi a empresa que mais acertou nas eleições de 20 e 22. E saiu a primeira pesquisa em Castanhal, realizada entre os dias 2 e 5 de março e registrada no T.R.E sob o número PA-02490/2024.

Segundo a DOXA, o atual prefeito Paulo Titan (MDB) - foto - lidera as intenções de voto com 35,8%, seguido pelo deputado federal Hélio Leite (União Brasil) com 25,6%, do ex-prefeito Pedro Coelho (PSD) com 10,4%; dra. Milene com 7,9% e Davi Rocha com 3,3%.

No quesito rejeição, Pedro Coelho crava 19,6%, Paulo Titan 17,7%, Hélio Leite 17,1%, Davi Rocha 4,6 e dra. Milene 4,1%. A gestão de Titan é aprovada por 56% e reprovada por 34,4% dos entrevistados. 

Outro dia o blogueiro encontrou um forte empresário de Castanhal que arriscou o palpite que Titan vencerá, porque são três grupos políticos com votos em Castanhal - Titan, Hélio e Márcio Miranda. Mas, o palpiteiro disse que Marcio apoia Titan, logo 2 grupos contra 1. Então, tá!

O cenário de Santarém-Novo

Prefeito Tiago

Como vimos na coluna passada, o atual prefeito Tiago Pimentel (MDB) vem surfando na maré grande de março da pesquisa Doxa e lidera com 52,3. Na segunda posição, o contador Zequedias Chaves, conseguiu uma boa proeza e aglutinou toda a oposição em sua ilharga e será o cabeça de chapa, tendo possivelmente na vice, dona Márcia, esposa do ex-prefeito Pedro Japonês.

Na terra do carimbó e do caranguejo "porrudo" as articulações continuam nos bastidores. Aliás, como se sabe, já que ocorre em outros municípios, o programa "Sua Casa" do governo do estado virou uma grande moeda nas eleições legislativas municipais. Conhecido ainda pelo nome anterior, o "Cheque Moradia" tem ajudado vereadores na vitória, mas lá em Santarém-Novo, tudo foi cancelado, porque haviam reclamações de que os benefícios estariam concentrados nas mãos de poucos vereadores e candidatos. Então, tá!

Zedequias é o segundo, mas distante com 19,3%


Aliás, Santarém-Novo completa 62 anos hoje




Hoje tem o lendário Rubi, umas das maiores expressões de aparelhagens no Pará, fazendo a festa popular na cidade de Santarém-Novo, fechando as comemorações do aniversário de 62 anos de emancipação.

O prefeito Tiago Pimentel terá um dia movimentado, entregando obras e serviços para a comunidade local, principalmente, pavimentação asfáltica e complexos esportivos.


O cenário em Santa Maria do Pará

César no PP


A disputa de REXPA eleitoral, presente nas últimas eleições da cidade-trevo, parece que terá fisionomia diferente em 2024. Terá os tradicionais concorrentes, o atual prefeito Alcir Costa e a ex-prefeita Diana Melo. Aliás, em 2020, o embate entre os dois foi assim: Alcir teve 7.854 votos, enquanto Diana perdeu por pouco com 7.815 votos.

Agora, surge a terceira via, o empresário César do Asfalto, filiou-se recentemente ao PP 11, presidido pelo prefeito de Barcarena, Renato Ogawa e vai mesmo para o embate como o apoio do deputado federal Antônio Doido. A briga política promete muito por lá.


A disputa entre professoras no cenário de Nova Timboteua

A professora Gabriela Pinheiro


A era dos "Galegos" que já teve Antônio Elias por 8 anos e a atual prefeita Socorrinha Pinheiro, por mais 8 anos, não pretende chegar ao fim tão facilmente. O grupo político, hoje capitaneado por Jorginho Elias, esposo da prefeita, pretende lançar o nome da ex-secretária de educação e sua sobrinha, Gabriela Pinheiro.

Do outro lado da Avenida principal, onde ocorre a festança do Mingau, a oposição toma formato e vem com a candidatura da também professora Aline Costa.

Se fosse antigamente, seria batalha de giz.


A professora Aline Costa com a vice-governador Hanna



Capanema e suas reviravoltas




Pelo andar da carruagem na terra do cimento, 4 pré-candidaturas estão confirmadas: O ex-prefeito Alexandre Buchacra no MDB terá o apoio do prefeito e do governador Helder; o secretário de Indústria e Comércio da atual gestão, Marcelo Pierre, no Republicanos, que tem apoio do comércio e de diversos segmentos produtivos da cidade; o vice-prefeito Claudionor Moreira no PP, preterido na escolha do prefeito Chico Neto, saiu atirando; e o empresário Zé Emidio, que tenta resgatar a onda bolsonarista.

E a semana vai ser marcada pela briga entre o prefeito e o vice, já que Claudionor Moreira, deixou o MDB, onde estar abrigado Alexandre e migrou para o Partido Progressita, com o aval da direção estadual numa grande festa em Belém. Claudionor comemorou demais o feito, já que o PP em Capanema era presidido pelo filho do prefeito Chico.

Vamos acompanhar os próximos capítulos


E na República de Ananindeua



O prefeito Doutor Daniel segue firme para a reeleição, surfando em números acima de 80% segundo os últimos levantamentos da Doxa Pesquisas. Até os sapos que pulam no rio Maguari, onde Daniel inaugurou a orla sabem que o médico será reeleito. Mas, a Estagiária do Blog ouviu "com esses ouvidos que a terra há de comer" que num dia, Daniel levanta a bandeira da paz e segue aliado do governador Helder, falando sempre em união e tais. No outro dia, levanta a bandeira da guerra e diz que desembarcará do MDB antes do dia 6 de abril, para se filiar no Solidariedade ou no PSDB.

Antes do dia 6 de abril, saberemos qual foi o "diabinho" que venceu soprando no ouvido do prefeito.


A novela de Igarapé-Açu

Xoro Pardal


Até o Nego Anderson que anda mais que notícia ruim "tomando todas", já sabe que o prefeito Normando Riachão não pode ser candidato, já que quando foi eleito, estava sentadão na cadeira de prefeito e, portanto, a justiça eleitoral considera reeleição.

Mas, como a novela continua e o assessoramento do prefeito segue dizendo que ele pode, os bastidores andam bem enrolado. O vereador Xoro Pardal é de longe, o pré-candidato com melhores chances, segundo o que se comenta e conta com o apoio da Ex-prefeita Sandra Uesugi, mas, ainda tem o ex-prefeito Ronaldo Lopes, o empresário Zeca da Poty e o eterno candidato Beto Torres.

Na situação, na hora que se confirmar que Normando não pode, o grupo político pensa no vereador Erlon Feitosa e no secretário de saúde, Claudio Magalhães.



MDB vence na ação eleitoral proposta pelo PL no Pará

Doutor Mauro Barros



O Partido Liberal do Pará, ingressou no ano passado,com ação de investigação judicial eleitoral, contra o MDB e os 9 deputados federais eleitos, alegando que a legenda não havia realizado a distribuição correta da cota do fundo partidário para as candidatos pardos, negros e as mulheres. Caso vingasse a ação do PL, todos os deputados federais perderiam o mandato e ficariam inelegíveis.

Hoje pela manhã ocorreu o julgamento no plenário do Tribunal Regional Eleitoral e a ação foi considerada improcedente.
A defesa do deputado federal José Priante (MDB), coordenador da bancada do Pará, foi realizada pelo competente advogado Mauro Barros, que comemorou mais uma vitória, Doutor Mauro é natural de Salinópolis, mas ambientado no mundo jurídico da capital desde a década de 90 e vem se tornando um dos grandes nomes especialistas em Direito eleitoral no estado do Pará.
 

Postar um comentário

1 Comentários

  1. O filho da ex prefeita ,foi pro lado do Geovan com garantia de que o vice será ele,,só que esqueceram de combinar com o resto.

    ResponderExcluir