Tempo de dourada tucumã no rio Maracanã
Foto: Cleyto Santos |
O inverno amazônico é surpreendente no mês de março, quando chamamos de águas grandes. E a Dourada, uma espécie de peixe de água doce que é migratório, viajando por centenas de quilômetros e justamente no mês das águas grandes, adentra nos rios salgados.
No município de Maracanã, o peixe ganha o nome de Dourada tucumã e o Nego Túlio(foto) apresenta ai uma bela espécie capturada nos primeiros dias de março.
Neste domingo (10) às 20 horas e 07 minutos a maré mais alta de março e a força das ondas dará aquela boa "burrifada" nos beiradões.O maior partido do Brasil sob nova direção em Maracanã
Era noite da terça-feira(5) quando um duro golpe atingiu a pré-candidatura de Geovan Martins no município de Maracanã, promovido pelo governador Helder Barbalho, que mandou entregar o MDB no município de porteira fechada ao atual prefeito e pré-candidato à reeleição Reginaldo Carrera.
Não restam dúvidas que a mudança mexe no tabuleiro político, pois, o MDB além de ser a legenda que abriga o governador, tem forte identidade política e tradição na região salgada. A cartada de Helder também altera a correlação de forças no grupo de aliados de oposição chamado G5, já que Geovan perde junto com o MDB um dos trunfos de convencimento no grupo, que era o aval dos Barbalhos.
O ex-emedebista encontrava-se em viagem de trabalho no Marajó, onde tem negócios de logística e se manifestou por um vídeo nas redes sociais dizendo que existem outros partidos, mas que ainda aguarda melhores esclarecimentos sobre o fato.
Outra vez o "Martelo de Helder"
A história se repete. Assim como fez em 2020, trocando o comando do MDB das mãos do ex-prefeito Tinô dos Santos para Geovan Martins, o governador atua novamente, já que tem um propósito de demonstrar força no horizonte nacional e diante da estratégia de eleger mais de uma centena de prefeitos e prefeitas pelo seu partido, preferiu passar um olho bem apurado nas pesquisas e apostar as fichas na reeleição do atual prefeito.
Contava a favor de Geovan no "arranca rabo" pelo comando do partido em Maracanã, a aliança que tem com o deputado Iran Lima e também o fato de ter apoiado a mãe do governador e do ministro Jader Filho, deputada federal Elcione Barbalho nas eleições de 22. Como se ver, nada disso foi suficiente e no frigir dos ovos de nada adiantou.
A reconfiguração da Oposição
A estagiária do Blog andou ouvindo umas fontes da oposição e percebeu que a mudança de comando do MDB, mexeu mesmo com os desejos políticos. Segundo apurou, os ex-prefeitos Tinô e Dica, querem por querem a cabeça de chapa. Já o empreendedor Artur Nogueira estaria com uns bons punhados de dados que dão ao seu nome o melhor potencial de crescimento, pois não é figurinha repetida e teria as melhores condições de atrair recursos para a campanha.
Todavia, ainda não sabem o que pensa Geovan Martins após o duro golpe.
Os partidos do G5
Ainda segundo apurou a estagiária do Blog, no G5 as opções partidárias ainda são seguras, pelo menos por enquanto. A ex-prefeita Dica Araújo tem na federação PSDB-Cidadania o seu ninho certo; o ex-prefeito Tinô e o ex-vereador Augusto Pinto estão "apoitados" no PP; já o empreendedor Artur Nogueira preside o Partido Verde que é federado com PT e PC do B. Geovan Martins tem o Republicanos e agora alguns convites de outras legendas.
Os próximos capítulos serão importantes para o novo cenário, entretanto, a estagiária ouviu de uma fonte do G5 que a "eleição em Maracanã será mesmo em REXPA. Contudo, ainda ouviu de um passarinho que poderá sim ter três candidaturas, atendendo uma estratégia política. Como diz Naldo Lobo: À conferir!
Janela partidária escancarada
E iniciou no dia 7 de março, quinta-feira, a famosa "Janela Partidária", um instrumento legitimado que garante um mês para que os vereadores e vereadoras possam trocar de partido, sem qualquer efeito de perda de mandato, que como se sabe, agora pertence a legenda.
Em Belém, os Blogs já divulgam que metade dos integrantes da Câmara vão mudar de partido. Em Maracanã, segundo apurou a Estagiária do Blog, as mudanças serão grandes também e com muitas mexidas de siglas. Vamos ver se a estagiária tá afinada com os bastidores e se acerta. Diz ela que Rafael Raiol e Cleber Moraes, o Louro, ficam no MDB, que abrigará ainda o vereador José Casseb. Será?
Os vereadores Cacaia (PL), Antônio Júnior e Rato (PSDB) serão aninhados no União Brasil. Será? Guto Santos e Neide Carrera (PL) podem ir para o PSB. Os vereadores Ailton e Beto da Serraria deixarão o Republicanos, assim como Ivaney deixará o PSDB, mas se sabe para onde irão.
O que farão MDB e PT nas eleições de Belém?
Priante |
Como o prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues (Psol) encontra-se mergulhado em altos índices de rejeição e sérios problemas com lixo em Belém, o governador Helder Barbalho, andou instigando para que o PT lançasse o senador Beto Faro, recém-eleito líder da legenda no Senado. Parece que Beto não quer ou não poderá se comprometer com outro compromisso no momento que não o Senado. Porém, Helder tem suas cartas em Belém no próprio MDB, e pretende anunciar o nome ungido no dia 15 de março, tendo nesta estratégia oferecido a vice ao PT.
Igor Normando |
O ED e o Lula
Darci e o deputado Rogério Barra |
O cenário de nuvem em Ananindeua
O REXPA de Salinas
Na querida Atlântica Salinópolis, a foto é de 2020, quando os primos estavam juntos na eleição. Agora é outra realidade e a coisa ferveu por lá no fim de fevereiro e início de março. O ex-prefeito Paulo Henrique Gomes, encheu de aliados o tradicional Salinas Praia Clube, no centro da cidade e fez uma grande festa de assunção ao comando do MDB, com a presença do ministro e presidente do MDB no Pará, Jader Filho, a deputada Elcione e o presidente da Alepa, Chicão. Muita gente mesmo!
E no dia 1 de março, o atual prefeito e primo de PH, Kaká Sena, encheu de aliados o Salinas Praia Clube, para oficializar sua entrada no Partido Progressista - o PP. Por lá estiveram o federal Antônio Doido e os estaduais Luth Rebelo, Gustavo Seffer e Adriano Coelho. Muita gente mesmo!
A briga será grande, mas segundo a "Sapa do Caranã" que andou dando uma "rabiada de olho" numa nova pesquisa, PH continua na frente e bem posicionado.
A bragantinidade na disputa eleitoral
Na pérola dos Caetés, o bagulho eleitoral anda gigante. Doutor Mario Júnior, o vice, será mesmo o candidato do bem avaliado prefeito Raimundão. Porém, a dupla de gestores não conseguiu o que queria do governador: abocanhar o MDB na terra do famoso cajuaçu.
Pois bem, na terça-feira(5), o ex-prefeito Edson Oliveira(foto) entrou apressado na Assembleia Legislativa, em passos largos seguido pelo médico bragantino, Doutor Nadson e ambos seguiram para o gabinete do presidente Chicão. De volta à Bragança, chegaram felizes e certos que o MDB continuará com a família Oliveira e será o novo ninho do deputado Renato Oliveira, eleito ano passado pelo PODEMOS.
Assim, a disputa em Bragança ganha novos contornos e a novidade é mesmo a chapa Edson-Nadson.
Na ilharga da Serra do Piriá
Carla Parente |
Carla Parente é a maior liderança da oposição em Viseu e não disputou em 23 a eleição suplementar, sendo substituída por sua mãe, a professora Rosalinda, que não fez feio e colocou nas urnas quase 15 mil votos, perdendo por pouco mais de 2.500 votos para o atual prefeito, Cristiano Vale.
O blogueiro ouviu em Viseu que não surgiram novas lideranças políticas no município e mesmo que Carla não deseje, deverá ser ela a representante da oposição contra os Vales, porque ficou a pergunta: A mãe que nunca se envolveu com política quase ganha e se fosse a Carla?
Cristiano Vale |
Junior do Capim vai apoiar Osni
Jr do Capim, prefeito Elsinho e deputado Fábio Freitas |
Junior do Capim filiou-se ao partido Republicanos, onde abrigou todo o seu grupo político. O jovem natural de São Domingos do Capim, vinha sendo instigado a lançar sua pré-candidatura à Prefeitura da cidade, mas, resolveu recuar e manter sua pré-candidatura à Câmara Municipal, apoiando a candidatura do secretário Osni na majoritária, que recebeu as bençãos do atual prefeito Elsinho.
0 Comentários