Diga-se de Passagem

 Tempo de dourada tucumã no rio Maracanã



Foto: Cleyto Santos

O inverno amazônico é surpreendente no mês de março, quando chamamos de águas grandes. E a Dourada, uma espécie de peixe de água doce que é migratório, viajando por centenas de quilômetros e justamente no mês das águas grandes, adentra nos rios salgados. 

No município de Maracanã, o peixe ganha o nome de Dourada tucumã e o Nego Túlio(foto) apresenta ai uma bela espécie capturada nos primeiros dias de março.

Neste domingo (10) às 20 horas e 07 minutos a maré mais alta de março e a força das ondas dará aquela boa "burrifada" nos beiradões.

O maior partido do Brasil sob nova direção em Maracanã



Era noite da terça-feira(5) quando um duro golpe atingiu a pré-candidatura de Geovan Martins no município de Maracanã, promovido pelo governador Helder Barbalho, que mandou entregar o MDB no município de porteira fechada ao atual prefeito e pré-candidato à reeleição Reginaldo Carrera.

Não restam dúvidas que a mudança mexe no tabuleiro político, pois, o MDB além de ser a legenda que abriga o governador, tem forte identidade política e tradição na região salgada. A cartada de Helder também altera a correlação de forças no grupo de aliados de oposição chamado G5, já que Geovan perde junto com o MDB um dos trunfos de convencimento no grupo, que era o aval dos Barbalhos.

O ex-emedebista encontrava-se em viagem de trabalho no Marajó, onde tem negócios de logística e se manifestou por um vídeo nas redes sociais dizendo que existem outros partidos, mas que ainda aguarda melhores esclarecimentos sobre o fato.


Outra vez o "Martelo de Helder"




A história se repete. Assim como fez em 2020, trocando o comando do MDB das mãos do ex-prefeito Tinô dos Santos para Geovan Martins, o governador atua novamente, já que tem um propósito de demonstrar força no horizonte nacional e diante da estratégia de eleger mais de uma centena de prefeitos e prefeitas pelo seu partido, preferiu passar um olho bem apurado nas pesquisas e apostar as fichas na reeleição do atual prefeito.

Contava a favor de Geovan no "arranca rabo" pelo comando do partido em Maracanã, a aliança que tem com o deputado Iran Lima e também o fato de ter apoiado a mãe do governador e do ministro Jader Filho, deputada federal Elcione Barbalho nas eleições de 22. Como se ver, nada disso foi suficiente e no frigir dos ovos de nada adiantou.

A reconfiguração da Oposição



A estagiária do Blog andou ouvindo umas fontes da oposição e percebeu que a mudança de comando do MDB, mexeu mesmo com os desejos políticos. Segundo apurou, os ex-prefeitos Tinô e Dica, querem por querem a cabeça de chapa. Já o empreendedor Artur Nogueira estaria com uns bons punhados de dados que dão ao seu nome o melhor potencial de crescimento, pois não é figurinha repetida e teria as melhores condições de atrair recursos para a campanha.

Todavia, ainda não sabem o que pensa Geovan Martins após o duro golpe. 


Os partidos do G5



Ainda segundo apurou a estagiária do Blog, no G5 as opções partidárias ainda são seguras, pelo menos por enquanto. A ex-prefeita Dica Araújo tem na federação PSDB-Cidadania o seu ninho certo; o ex-prefeito Tinô e o ex-vereador Augusto Pinto estão "apoitados" no PP; já o empreendedor Artur Nogueira preside o Partido Verde que é federado com PT e PC do B. Geovan Martins tem o Republicanos e agora alguns convites de outras legendas.

Os próximos capítulos serão importantes para o novo cenário, entretanto, a estagiária ouviu de uma fonte do G5 que a "eleição em Maracanã será mesmo em REXPA. Contudo, ainda ouviu de um passarinho que poderá sim ter três candidaturas, atendendo uma estratégia política. Como diz Naldo Lobo: À conferir!


Janela partidária escancarada



E iniciou no dia 7 de março, quinta-feira, a famosa "Janela Partidária", um instrumento legitimado que garante um mês para que os vereadores e vereadoras possam trocar de partido, sem qualquer efeito de perda de mandato, que como se sabe, agora pertence a legenda.

Em Belém, os Blogs já divulgam que metade dos integrantes da Câmara vão mudar de partido. Em Maracanã, segundo apurou a Estagiária do Blog, as mudanças serão grandes também e com muitas mexidas de siglas. Vamos ver se a estagiária tá afinada com os bastidores e se acerta. Diz ela que Rafael Raiol e Cleber Moraes, o Louro, ficam no MDB, que abrigará ainda o vereador José Casseb. Será?

Os vereadores Cacaia (PL), Antônio Júnior e Rato (PSDB) serão aninhados no União Brasil. Será? Guto Santos e Neide Carrera (PL) podem ir para o PSB. Os vereadores Ailton e Beto da Serraria deixarão o Republicanos, assim como Ivaney deixará o PSDB, mas se sabe para onde irão.


O que farão MDB e PT nas eleições de Belém?

Priante

Como o prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues (Psol) encontra-se mergulhado em altos índices de rejeição e sérios problemas com lixo em Belém, o governador Helder Barbalho, andou instigando para que o PT lançasse o senador Beto Faro, recém-eleito líder da legenda no Senado. Parece que Beto não quer ou não poderá se comprometer com outro compromisso no momento que não o Senado. Porém, Helder tem suas cartas em Belém no próprio MDB, e pretende anunciar o nome ungido no dia 15 de março, tendo nesta estratégia oferecido a vice ao PT.

Igor Normando



Após realizar pesquisas, dizem que o nome de Hanna, a vice-governadora, ainda não decola em Belém, mas que o deputado estadual Igor Normando e o federal Priante pontuaram muito bem. Pelos Posts de Helder nas redes sociais, o MDB deverá ir para a disputa com Igor. Será?

O ED e o Lula




Dizem que mesmo com problemas sérios de infraestrutura, saneamento e mobilidade urbana, o presidente Lula quer a COP 30 em Belém e não admite em falar no RIO como plano B. Lula já até nomeou comissão do seu gabinete para auxiliar na preparação da capital, ao lado do governo do estado e Prefeitura. E mais, em notícia recente avalia criar uma Secretaria Nacional Extraordinária para tratar a COP 30.
E dizem mais ainda: Lula quer porque quer o apoio do PT mantido na reeleição de Edmilson, pois crer que com obras que começarão a ser inauguradas, e a melhoria na coleta do lixo e mais seu apoio, podem garantir Ed no segundo turno. Ai Lula entraria em campo para unir todas as forças progressistas para derrotar o possível candidato da Direita deputado Eder Mauro.


Deus, Pátria, Família no estilo do gatilho de covarde

Darci e o deputado Rogério Barra



As repercussões nacional e internacional ecoadas pela assunção na presidência do Partido Liberal de Medicilândia, no Pará, do assassino confesso do líder ambientalista Chico Mendes, ocorrido no Acre, acendeu mais alertas quanto as figuras que ilustram muito bem os famosos movimentos de bons costumes.
Darci Alves Pereira atirou e matou Chico Mendes a mando de seu pai, cumpriu pena e se mudou para o Pará, em Medicilândia se tornou pastor da Igreja Assembleia de Deus da Última hora e adotou o nome de Pastor Daniel. Pretendia concorrer à Câmara de Vereadores da cidade, mas agora ficou mais para a última hora mesmo.


O cenário de nuvem em Ananindeua





O ex-deputado Miro Sanova, se filiou ao PT semana passada, na expectativa de ser candidato a prefeito em Ananindeua, enfrentando o bem avaliado doutor Daniel.  Chegou causando polêmica, pois sua entrada tem o aval do senador Beto Faro e da ex-governadora Ana Júlia, mas, porém, contudo, outras lideranças petistas preferem o atual prefeito Daniel. Estiveram ausentes lideres exponenciais da sigla como o ex-senador e superintendente da SUDAM, Paulo Rocha; ex-deputado federal Zé Geraldo e os deputados estaduais Dirceu ten Caten, Maria do Carmo e Carlos Bordalo. Também não esteve presente o presidente do PT de Ananindeua, Célio Rodrigues, que chegou a ser convidado pessoalmente por Sanova. 
O Blog ouviu um forte aliado de Daniel, que diz que o prefeito trabalha para vencer em primeiro turno e derrotar também a estratégia do governador Helder de pulverizar candidaturas para levar a eleição para segundo turno, lançando Sanova, professora Nilse e Eliel Faustino. Um balde de água fria caiu esses dias sobre os nomes referidos, a DOXA pesquisa divulgou levantamento que Daniel supera 81% de intenções de votos.
O aliado ainda disse mais "que assim que passar a eleição, Daniel vai cair em campo com muito sebo nas canelas e preparar sua candidatura de governador para enfrentar a Hanna, indicada de Helder"
Será!?


O REXPA de Salinas



Na querida Atlântica Salinópolis, a foto é de 2020, quando os primos estavam juntos na eleição. Agora é outra realidade e a coisa ferveu por lá no fim de fevereiro e início de março. O ex-prefeito Paulo Henrique Gomes, encheu de aliados o tradicional Salinas Praia Clube, no centro da cidade e fez uma grande festa de assunção ao comando do MDB, com a presença do ministro e presidente do MDB no Pará, Jader Filho, a deputada Elcione e o presidente da Alepa, Chicão. Muita gente mesmo!

E no dia 1 de março, o atual prefeito e primo de PH, Kaká Sena, encheu de aliados o Salinas Praia Clube, para oficializar sua entrada no Partido Progressista - o PP. Por lá estiveram o federal Antônio Doido e os estaduais Luth Rebelo, Gustavo Seffer e Adriano Coelho. Muita gente mesmo!

A briga será grande, mas segundo a "Sapa do Caranã" que andou dando uma "rabiada de olho" numa nova pesquisa, PH continua na frente e bem posicionado.


A bragantinidade na disputa eleitoral




Na pérola dos Caetés, o bagulho eleitoral anda gigante. Doutor Mario Júnior, o vice, será mesmo o candidato do bem avaliado prefeito Raimundão. Porém, a dupla de gestores não conseguiu o que queria do governador: abocanhar o MDB na terra do famoso cajuaçu.

Pois bem, na terça-feira(5), o ex-prefeito Edson Oliveira(foto) entrou apressado na Assembleia Legislativa, em passos largos seguido pelo médico bragantino, Doutor Nadson e ambos seguiram para o gabinete do presidente Chicão. De volta à Bragança, chegaram felizes e certos que o MDB continuará com a família Oliveira e será o novo ninho do deputado Renato Oliveira, eleito ano passado pelo PODEMOS.

Assim, a disputa em Bragança ganha novos contornos e a novidade é mesmo a chapa Edson-Nadson.


Na ilharga da Serra do Piriá

Carla Parente



Carla Parente é a maior liderança da oposição em Viseu e não disputou em 23 a eleição suplementar, sendo substituída por sua mãe, a professora Rosalinda, que não fez feio e colocou nas urnas quase 15 mil votos, perdendo por pouco mais de 2.500 votos para o atual prefeito, Cristiano Vale.

O blogueiro ouviu em Viseu que não surgiram novas lideranças políticas no município e mesmo que Carla não deseje, deverá ser ela a representante da oposição contra os Vales, porque ficou a pergunta: A mãe que nunca se envolveu com política quase ganha e se fosse a Carla?


Cristiano Vale


Junior do Capim vai apoiar Osni


Jr do Capim, prefeito Elsinho e deputado Fábio Freitas


Junior do Capim filiou-se ao partido Republicanos, onde abrigou todo o seu grupo político. O jovem natural de São Domingos do Capim, vinha sendo instigado a lançar sua pré-candidatura à Prefeitura da cidade, mas, resolveu recuar e manter sua pré-candidatura à Câmara Municipal, apoiando a candidatura do secretário Osni na majoritária, que recebeu as bençãos do atual prefeito Elsinho.


Postar um comentário

0 Comentários