Diga-se de Passagem - Os últimos acontecimentos

A prosa histórica de dois caboclos simples



O último encontro dos dois para um bate papo sentados à mesa, foi em 2015, já se vão 8 anos. Reginaldo Carrera, atual prefeito de Maracanã, ainda alinhava sua candidatura de 2016 no Partido Liberal, quando ficou na terceira posição, mas surpreendeu na votação o meio político do município, caminhando para vitória consagradora na eleição de 2020 pelo mesmo PL.

Ícaro Gomes é professor, consultor político e titular do nosso Blog, e no campo político um dos históricos quadros do MDB de Maracanã, onde concorreu a Prefeitura em 2012, beirando 8 mil votos e alcançando a segunda colocação; mesmo partido onde a esposa Fernanda Cristo, conquistou o mandato de vereadora do município em 2016. Ele mesmo se define: "sou um sobrevivente de todas as mudanças de comando na legenda, onde os personagens dirigentes mudaram, mas a essência democrática e a chama do partido sempre permanecem. Sou do MDB de Ulisses Guimarães". É o MDB no qual embarcou recentemente a convite do governador Helder, o prefeito Reginaldo Carrera.

No mesmo partido, no mesmo barco, finalmente, resolveram sentar novamente e degustar um "avuado" na boa terra. O prefeito acompanhado de seus secretários municipais, Gilberto Neto (Saúde), Djhonny Raiol (Administração) e Cleidielson (Obras). Ícaro Gomes com seus fiéis companheiros de ideias e causas, Oziel, Xanda e Milleny Modesto.

E prosearam sobre o que?



Quem ouviu, relatou que foi um bate papo republicano, cheio de fidalguia, o prefeito Reginaldo contou que "precisava muito arrumar a cidade e o fez" e enumerou projetos de asfalto e obras nas vilas; citou obras estruturantes, que está tentando "desatar o nó" como as rampas da futura operação da balsa. Disse que seu plano de governo para um possível segundo mandato vem recheado de grandes realizações. Contou também que já percebeu a força do MDB no município e que começou a receber apoio de gente apaixonada pelo partido.

Do outro lado da mesa, Ícaro Gomes, sempre educado e calmo, ouviu, ouviu, mas, falou, falou. Contou dos sonhos para Maracanã e da necessidade de avançar nas áreas estratégicas de desenvolvimento. Disse que a gestão atual começou mal, porém, se equilibrou a partir do segundo ano, avançando nas conquistas e benefícios coletivos. Opinou sobre o cenário político atual na cidade e disse que caminhará mais uma vez - como sempre fez - com o velho MDB de guerra. Convidado pelo prefeito, confirmou que estará ao lado de sua esposa, ex-vereadora Fernanda, no pré-lançamento da candidatura do MDB em abril e ao microfone começará uma breve fala com seu bordão preferido "Maracanã, minha Paixão".

O "couro de joelho" de Helder e Daniel 



Na República de Ananindeua, o "rebuliço" não para até o dia 6 de abril, o prazo final para a janela partidária e o último dia também para filiação dos que pretendem concorrer nas eleições de 2024. Durante a semana passada, a imprensa "Paraoara" só falou da briga homérica entre o governador Helder e o prefeito de Ananindeua, Daniel Santos. Todavia, parece que "bombeiros" entraram em campo e jogaram panos em cima da fogueira, estancando as labaredas pelo menos por enquanto.

Segundo fontes,  no "qui pró có", Helder ameaçou até a lançar a candidatura do presidente da Alepa, deputado Chicão, que tem domicilio e muitos votos em Ananin, para concorrer à prefeitura e fazer frente à Daniel, na tentativa de levar a eleição ao segundo turno. Do outro lado da BR, Daniel ameaçou sair do MDB e se abrigar no Solidariedade ou Republicanos, porém, o fim de semana chegou e tudo se acalmou pelas beiradas da Orla do rio Maguari. Às vezes o choppinho de sábado ajuda a esfriar a cabeça.


O "couro de joelho" de Helder e Daniel II



A semana começou e o pau cantou de novo na República de Ananindeua. O senador do Amapá, Davi Alcolumbre "puto da vida" com Helder, que por lá filiou no MDB o atual prefeito de Macapá Antônio Furlan, adversário do senador, convenceu o vice-presidente da República, Geraldo Alckmin a oferecer abrigo à Daniel no PSB, onde poderá concorrer com calmaria a prefeito e se habilitar para disputar o cargo de governador em 2026, o ano futuro responsável pelas rusgas de agora. já que Helder se adiantou e lançou o nome de Hanna Ghassam, sua vice, que agora é Hana somente, para facilitar com o eleitorado, ao governo do estado.

O cargo de governador é também o sonho de Daniel, que já convidou para vice na sua chapa de reeleição em Ananindeua, o ex-prefeito Manoel Pioneiro, dando mesmo a demonstração que vai se anunciar na disputa vindoura.

Não se sabe ao certo o que aconteceu ontem, mas, a Estagiária do Blog descobriu que estão tentando se entender e deixar a briga que já se instalou para mais adiante.


A Neta, o Neto, o Chicão e as águas do rio Peixe-Boi




Uma das grandes lideranças de Peixe-Boi e pessoa expressiva na vila de Tauarizinho, o maior reduto eleitoral depois da sede, Neta Palheta, ligada umbilicalmente na política ao deputado Chicão, presidente da Alepa e ao genro Jardel, presidente da Companhia de Docas do Pará, resolveu acabar com o suspense e decidiu apoiar à reeleição do prefeito Neto Cavalcante, nas terras dos saudosos Didi Maia e Seu Veríssimo.

Neta é esposa do professor aposentado Sacramenta, uma das maiores autoridades em educação e no humor do nordeste paraense e pelo jeito vai "desalagar" a canoa que estava no Pontilhão e sair visitando os amigos, que não são poucos, na tentativa de chegar à Câmara Municipal.


Os pré-lançamentos em Capanema

Foto - Thiago Mendes


O dia 22 passado, dois eventos agitaram a terra do cimento com os pré-lançamentos do ex-prefeito Alexandre Buchacra, no MDB; e o atual vice-prefeito Claudionor Moreira no PP. Povo da bandeira se animando pouco a pouco, e os "corres" dos pré-candidatos para fechar as chapas proporcionais.

Claudionor trouxe como reforço os deputados estaduais Lu Ogawa (PP) e Adriano Coelho(PDT) e mais o federal do MDB, José Priante.

No evento de Buchacra a deputada federal Elcione e os estaduais Renato Oliveira e Ronie Silva, do MDB.

Marcelo Pierre, o pré-candidato do Republicanos promete a festa de pré-lançamento em abril e pretende ter ao seu lado no palanque deputados estaduais de seu partido e aliados. Jair Neves, Eduardo Costa e Zé Emidio ainda não divulgaram os seus eventos.


O "arranca rabo" familiar de Bonito

Kalledy de camisa azul no União Brasil


O empresário Kalledy Assad "chutou o pau da barraca" e fez um grande pré-lançamento de sua pré-candidatura pelo partido União Brasil em Bonito, a terra que é dirigida por seu tio, o atual prefeito Michel Assad e candidatíssimo à reeleição. O evento foi grandioso com direito a muitos drones e o pouso do helicóptero do deputado federal Antônio Doido, do MDB.

Jamil Buchudo, o experiente ex-prefeito de Bonito, anda pra arrancar o único botão que fecha sua famosa camisa, pois é o patriarca do grupo político familiar dos Assad, sendo pai do atual prefeito e avó de Kalledy, que resolveu de verdade concorrer e enfrentar o tio.

Do outro lado da Avenida, debaixo da mangueira, o Alexssinho, que nada tem a ver com a briga e foi o segundo colocado nas eleições passadas,, escuta as conversas com ouvidos atentos, mas focado nas estratégias para a vitória como único nome da oposição.

10 vereadores no MDB de Igara e as Super chapas



A moda vai se instalando em diversos municípios do Pará, inspirada na eleição de 2022, quando o MDB montou super chapas proporcionais e elegeu 9 deputados federais e 13 estaduais.

Em Igarapé-Açu, 10 vereadores dos 13 que compõem o Legislativo municipal, vão concorrer pelo MDB, num desenho traçado pelo prefeito Normando Riachão, que segundo a Estagiária, anda todo feliz porque encontrou "brecha" na lei para ser candidato. Será?

Na cidade de Maracanã, de 11 vereadores da composição da Câmara, 6 estarão na disputa pelo MDB. É uma estratégia nascida a partir do fim das coligações e a diminuição do número de candidaturas, antes calculada pelo número de cadeiras do parlamento e mais a metade; hoje, resumida ao número de cadeiras mais 1. A estagiária não ver a hora de verificar se isso funciona mesmo!

G3 e G2 não estão se bicando em Maracanã



O empreendedor Geovan Martins, que ainda não divulgou oficialmente o partido no qual deve concorrer nas eleições de 2024 em Maracanã, ao fechar acordo de ceder a vaga de vice ao ex-secretário de saúde e filho da ex-prefeita Dica, Júnior Araújo, praticamente fechou as portas ao diálogo com outras correntes politicas, que também almejam a composição majoritária, segundo apontou um interlocutor do G3.

Os três integrantes remanescentes do G5, ex-prefeito Tinô dos Santos, empresário Artur Nogueira e o ex-vereador Augusto Pinto, sentiram que não estariam mais convidados para a mesa de negociação com a antecipação do fechamento de chapa e partiram para a estratégica de também definir os nomes da terceira via.

Se nada alterar os caminhos, a disputa em Bela Cintra será de 3 chapas. Porém, há quem diga que a oposição demora demais nas conversas e chegará a um denominador comum, mantendo somente uma candidatura. Será?

Como diz o Sábio "Xinú": "Ainda pode acontecer muita coisa, inclusive, nada".

Mauricio Bezerra e Anderson Sá vão concorrer no Sal

Maurício e PH


O gente boa Maurício Bezerra, que é atualmente coordenador das Ciretrans em todo o Pará, resolveu que apresentará sua candidatura à Câmara de Salinas, na tentativa de conseguir uma cadeira de frente para o belo Oceano Atlântico. Pessoa de muitas amizades, já organiza seu Staff de campanha, que conta, entre outros na coordenação, com o empresário festejado no Sal, Renato Alex.

Anderson Sá ao centro


E lá pras bandas da vila Sorriso Cuiarana, em Salinópolis, renasce a candidatura do prestigiado empreendedor Anderson Sá, que já exerceu mandato, aliás, na Câmara Municipal do Sal, e deseja retornar à politica com toda a sua educação e gentileza. Ajudando na coordenação do Sá, o grande Américo Santos, que entende muito de política e milita na causa desde a década de 90.


O gêmeo que vai concorrer



O empreendedor André Nogueira, sócio nos negócios de logística do seu irmão Artur Nogueira, e que tem a mesma cara até na barba, resolveu passar "sebo nas canelas" e pretende disputar uma vaga à Câmara Municipal de Maracanã

Segundo informou à estagiária do Blog, quer defender as causas de meio ambiente e sustentabilidade, incentivando a criação de projetos agroflorestais em Maracanã voltados para a agricultura familiar.


Combu, Chocolate e os presidentes

Foto - Ag. Brasil



A ilha do Combu com suas casas e agora os restaurantes ribeirinhos virou moda faz um tempo. Sempre esteve ali do outro lado, olhando Belém. Veio o primeiro restô, acho que o do "Orlando" que servia um filhote dos deuses. Será no que no Céu haverá de ter nossos saborosos peixes?
Pois bem, o Combu recebeu ontem os presidentes Lula do Brasil e Macron da França, ciceroneados pelo governador Helder Barbalho e recebidos na base aérea pelo prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues. Na ilha conheceram a fábrica de chocolates sustentável e houve condecoração ao cacique Raoni, que aproveitou e "pediu proteção aos povos e à Amazônia".
No final, tudo encantado porque o Brasil voltou a ser protagonista das grandes causas ambientais do planeta, inclusive, será na capital Belém sede da COP 30 de 2025, uma boa oportunidade de melhorarmos a mobilidade urbana, o saneamento e a infra da cidade, que anda capenga faz tempo. Oxalá!

Cachoeira do Piriá em compasso de espera




Dona Beth Bessa, ex-prefeita e agora vereadora de Cachoeira do Piriá, anda sorrindo de orelha à orelha, afinal, o governador Helder mandou que o MDB continue ao seu comando. A preocupação passou agora para o outro lado da BR, a famosa Pará-Maranhão, onde o atual prefeito Mundô (União Brasil) vê ameaçada a sua reeleição, já que segundo a estagiária do Blog, Beth lidera com muita, muita, muita folga a corrida pela Prefeitura, conforme viu de "rabo de olho" numa pesquisa.


As notícias de Marituba

Bruno, Jece e Everaldo. Será?



A dupla do Cidadania da terra dos Umaris, o contador Bruno Santiago e o jornalista Jece Gomes Cardoso, dizem que andam mesmo juntando folhas de eucalipto com o segundo colocado nas pesquisas de opinião e pré-candidato do Solidariedade, Everaldo Aleixo.
A ideia é seria construir um formato ao corpo da oposição e buscar unidade, que ainda tem do outro lado da BR e lá pras bandas da Pedreirinha, a pré-candidata Marilia Melo.
Quem tem acompanhado os movimentos, começou a perceber que os ajustes nas brigas poderão ser refeitos. Será?

PHzinho paz & amor




Quem tem assistido os novos momentos da pré-campanha do Paulo Henrique Gomes, ex do Sal e pré-candidatíssimo, percebeu que o moço largou a sisudez e aqueles gestos rancorosos com seu primo e atual prefeito Kaká Sena (PP) e empreendeu um estilo bem "Paz & Amor", reunindo as comunidades para discutir plano de governo de forma propositiva.
Um atento observador do Sal diz que ele anda certíssimo, esquecer o passado e bola pra frente Trabalhista, diria o saudoso Vavá Nascimento.


O sucesso dos Totens de Segurança



O governo do estado do Pará implantou e agora é um dos seis estados equipados com totens de segurança, no país. São cabines blindadas e operam com cinco câmeras e fazem reconhecimento facial, leem as placas de veículos e os escambau.
Neste primeiro momento foram instaladas 26 na Grande Belém e mais 24 nos maiores cinco municípios.
Depois vem mais 50 em outras cidades. Coisas de tempos modernos e que melhoram por demais a segurança. Segundo a estagiária, as câmeras 360 graus identificam até quando o casal não é o oficial

Postar um comentário

0 Comentários