As águas grandes aumentam a Erosão na vila do 40 do Mocoóca

Imagens recentes da TV Liberal


Em Maracanã, os moradores mais antigos contam que a vila do Mocoóca, bem na ilharga de Fortalezinha, na ilha de Maiandeua, já foi uma próspera localidade com comércios grandes e muitos residentes, mas, a força das águas e o crescimento do Oceano empurrou as casas, destruiu as edificações e expulsou a grande maioria dos moradores. Do outro lado do rio, o movimento da natureza é o mesmo, sendo que na vila do 40 do Mocoóca, por seu lugar alto, margeada por um grande barranco, o fenômeno natural já atingiu a primeira rua da localidade, engolindo-a completamente e o avanço na para. Até mesmo a tradicional árvore que havia, apelidada carinhosamente de "Shopping" tombou faz muito tempo.


TV Liberal - Reprodução Humberto Teixeira


Nas proximidades da ribanceira, escola, torre de energia, unidade de saúde, igreja, comércios e residências já começam a sentir os efeitos. Em 2024, o avanço da erosão aumentou com o rigoroso inverno amazônico que além das grandes chuvas, traz também a força das marés de março - as maiores do ano - intensificando sua ação junto a barreira.


Projetos e sonhos

Reunião recente no gabinete da Casa Civil envolvendo autoridades e lideranças da região tendo na pauta o projeto


Assim, como foi a pavimentação da rodovia PA 430, que liga a estrada de Magalhães Barata à localidade do 40 do Mocoóca, o cais de arrimo e a orla do 40 é um sonho cultivado por todos os moradores da região e os turistas que são atraídos pelas belas praias das ilhas de Maiandeua e Algodoal.

No governo do Estado, um projeto promete mudar o cenário e tem sido cobrado pelas autoridades municipais, que lutam há vários anos pela implementação do projeto, que pode conter o avanço da erosão e trazer mais beleza para uma das melhores e belas vistas de toda a região. 




Postar um comentário

0 Comentários