Diga-se de Passagem - As últimas quentinhas de Fevereiro

 As Reviravoltas em Maracanã


Reprodução-Ag.Pará



Política é mesmo como nuvem, cada vez que olhamos para o céu, o horizonte é de um jeito. E nunca mudou tanto na cidade de Maracanã como 2024, que vem surpreendendo a todos, com notícias quentes todas as semanas. O Blog apurou que na tarde de segunda (26), ocorreu um encontro em Belém entre os pré-candidatos Dica Costa, Artur Nogueira e Geovan Martins - Tinô dos Santos e Augusto Pinto estavam em viagem, mas autorizaram a conversa -, articulado pelo presidente do Ideflor, ex-deputado federal Nilson Pinto(PSDB) e o líder do governo Helder na Assembleia Legislativa, deputado Iran Lima (MDB).
Um passarinho que estava voando lá pelas bandas do Parque do Utinga, escutou que a eleição de 6 de outubro em Maracanã será um RE X PA político, isto é, com dois candidatos somente.
Ainda ouviu mais: haverá reunião no próximo sábado para transformar o G4 em G5 e o grupo marchará somente com uma candidatura. O Blog apurou ainda que a reunião de sábado(2) não será uma declaração de apoio ao pré-candidato Geovan Martins - como todos estavam pensando -, mas, um ensaio para firmar a união e iniciar a discussão da chapa ideal.
Como política é nuvem, a pergunta: A união prevalecerá até o final?

As reviravoltas em Maracanã II




O prefeito Reginaldo Carrera (União) tem demonstrado articulação e pretende envolver a família Barbalho em seu projeto de reeleição. No domingo (25) quando o Ministro das Cidades, Jader Filho; a deputada Elcione, mãe do governador e o deputado Chicão, presidente da Alepa, retornavam de Salinópolis - onde ocorreu o lançamento de PH - tiveram que realizar uma parada técnica com o helicóptero, devido o mau tempo na região, o prefeito aproveitou o momento para fazer suas considerações.
O prefeito serviu um lanche e também marcou uma agenda com a deputada federal Elcione, no outro dia, em Belém. Segundo apurou o mesmo passarinho que voa em Belém, o principal assunto do café da tarde de segunda-feira foi a entrada do prefeito no MDB
Como diz Naldo Lobo: À conferir...

As Reviravoltas em Maracanã III





A janela partidária abre no próximo dia 7 de março, com a oportunidade dos vereadores mudarem de partido sem prejuízo ao mandato, o que certamente trará novos rebuliços, mas há de se convir que especialistas políticos sempre alertam para os riscos do RE X PA eleitoral, quando apenas dois candidatos se enfrentam: o da situação e o da oposição. A questão é muito simples: o tempo passa, o tempo voa, mas a política continua sendo a arte de dialogar e somar.
Como os números sempre indicam, a oposição desunida é o cenário que todo candidato a reeleição sonha, afinal navegar em mar de rosas ou voar em céu de brigadeiro sempre é muito bom, espetacular.
Bem, são muitos divergentes no grupo G5, portanto, ainda há água a rolar debaixo da ponte. 
Então, as próximas semanas serão decisivas para as acomodações partidárias e os novos rumos. Também serão necessárias novas rodadas de pesquisas para compreender o novo cenário de Bela Cintra.

PH lançado em Salinas




No tradicional Salinas Praia Club, centro da Atlântica Salinópolis, aconteceu o encontro político para oficializar o MDB 15 nas mãos do grupo do ex-prefeito Paulo Henrique Gomes. O evento reuniu muita gente da cidade e da região, já que teve a presença do ministro das Cidades e presidente estadual do MDB, Jader Filho, da deputada Elcione Barbalho e do presidente da Assembleia, deputado Chicão.
A eleição em Salinópolis será um RE X PA eleitoral, com PH enfrentando o atual prefeito, Kaká Sena (PP) que é seu primo de sangue e deverá fazer uma festa dia 1 de março no mesmo local para oficializar a sua saída do PL e ingresso no PP 11.
A presença mais notada no Praia Clube domingo(25) foi a da atual vice-prefeita, Denise Monteiro, que não acompanha mais o titular na empreitada política.


Julio César, o menino que voa e brilha longe




O Site Bacana News repercutiu que "O atleta de Jiu-Jítsu, Júlio César Campos, de 8 anos, elevou o nome de Capanema para o mundo ao conquistar a medalha de ouro na faixa cinza do London International Open Jiu-Jitsu Championship 2024, promovido pela International Brazilian Jiu-Jitsu Federation (IBJJF).
O evento ocorreu na Inglaterra. O pequenino enfrentou competidores de equipes renomadas no cenário do jiu-jítsu. Ele demonstrou habilidade, técnica e determinação para alcançar a vitória, resultado de intenso treinamento, dedicação e sacrifício."


Mapará e o tempo da pesca



A bela e histórica Cametá e os municípios da região do Baixo Tocantins, já iniciaram os preparativos para o início da pesca do Mapará, o peixe mais apreciado por aquelas bandas. Como fazem todos os anos, após o período de defeso, realizam um grande encontro de canoas e embarcações para as primeiras "redadas" no rio Tocantins. O governador Helder é sempre um dos convidados.
A festa é linda e gera imagens impressionantes.

A sonhada ponte Outeiro-Mosqueiro. Será?





O projeto de construção de uma ponte entre os distritos de Belém: Outeiro e Mosqueiro, ganhou notoriedade novamente nas mídias da capital. Atualmente, quem vive em Mosqueiro e precisa estudar ou trabalhar na área central da cidade enfrenta uma jornada cansativa de quase 70 km diários, que representam horas e horas em veículos, conforme o andar do trânsito.
Com a construção da sonhada ponte, essa distância pode ser reduzida para menos de 30 km.

Defensores do projeto garantem que a ponte abriria caminho para que Mosqueiro seja visto não apenas como um local de veraneio ou feriados, mas como uma área residencial atraente, de infraestrutura boa e com cenário bucólico, se tornar destino residencial viável para muitas pessoas que desejam viver em um ambiente tranquilo e próximo à natureza, sem abrir mão das comodidades oferecidas por Belém.
Então, vamos aguardar, mas, bom lembrar que esse projeto é antigo, como diz mamãe: "do tempo do ronca"

Feira de Negócios em Castanhal e região





  • 1ª Feira de Negócios de Castanhal (Fenec) @fenec_2024 , no Salles Jardins Recepções.
    O evento conta com o apoio do SEBRAE, GUIA DE CASTANHAL, NONATO SOARES e SBT - HD Castanhal.

    O intuito é proporcionar uma rede de networking, negócios e volume de vendas. Terá:

    - Feira de Expositores;
    - Palestras
    - Atração musical (Junior Kachorrão)

    Confira algumas das palestras confirmadas:!

    Ver tradução
Aconteceu no fim de semana, 23 e 24 de fevereiro, na cidade de Castanhal, a Fenec @fenec_2024 - Feira de Negócios de Castanhal, no charmoso Salles Jardins Recepções.
O evento contou com o apoio do SEBRAE e foi bastante prestigiado oferecendo uma rede de networking, negócios e volume de vendas, tendo Feira de Expositores, palestras e show com Junior Kachorrão. 
A badalada Churrascaria e Choperia Point da Picanha foi o restaurante oficial do evento, que contou ainda com a palestra sobre "Políticas Públicas de Atração de Empreendimentos" do secretário de desenvolvimento de Capanema, Marcelo Pierre, que, aliás, informou ao Blog que deixa o cargo de secretário no início do mês de abril para atender a legislação eleitoral, já que será candidato do Republicanos 10 à Prefeitura de Capanema.


Victor Paredão em Macapá






A nova temporada de futebol no Brasil, teve outro destino para o jogador natural de Maracanã, Victor Hugo Paredão (foto), sempre fazendo sucesso nos gramados país a fora, Agora acertou contrato com o Santos de Macapá, capital do estado do Amapá e será o goleiro na disputa da série D do campeonato brasileiro. Os treinos e jogos locais já começaram na ilharga do caudaloso rio Amazonas.
Daqui da coluna nossos votos de sucesso!



A Doxa em Peixe-Boi

Neto em entrevista no Podcast


 
O antenado Instituto Doxa realizou pesquisa entre os dias 31 de janeiro a 4 de fevereiro de 2024 com uma amostra de 300 entrevistas no município de melhor clima do Pará: Peixe-Boi.

Segundo a DOXA, a disputa acirrada que havia já ficou pra trás e a situação do atual prefeito Neto Cavalcante é bastante confortável. Na pergunta estimulada em que são apresentados os nomes dos pré-candidatos, Neto que é candidato à reeleição tem 71,9% das intenções de voto, enquanto Naldo Morais, o principal candidato de oposição, fica com 15,5%. Os votos brancos, nulos e indecisos somam 12,6%.

Será o Benedito?




Rola um forte boato pelo Sul do Pará, que o pecuarista e blogueiro, Wagne Machado, ex-prefeito de Piçarra, primeiro suplente de deputado federal e recentemente exonerado da titularidade da Secretaria Estadual das Cidades, não gosta de ficar parado. Uma das estrelas na campanha bolsonarista, parece que deixou para trás a reclusão e diante do crescimento nas pesquisas da prefeita Iara Braga e a diminuição nos índices de seu aliado, o contador Klebinho Aquino, resolveu ele mesmo encarar a parada e colocou seu nome à disposição do eleitorado do município de Eldorado dos Carajás na disputa pela prefeitura. 



O cenário de Santarém-Novo





Outra do Instituto Doxa, registrada no TRE sob o número PA-06483/2024. a pesquisa no município de Santarém Novo, no nordeste do Pará, banhado pelo rio Maracanã. Os números colocam na liderança o atual prefeito, Thiago Pimentel (MDB), pontuando em 52,3% das intenções de votos, contra 19,3% de Zedequias, 3% de dona Márcia, 3% de Laércio e 0,7% de Beth Campos. No confronto direto, o prefeito crava 56,1% e Zedequias tem 20,7%
Na terra do caranguejo as coisas começam a se definir, mas ainda há muita maré enchente e vazante.

Terá segundo turno em Ananindeua?



Miro é o atual diretor da Funtelpa


Partido dos Trabalhadores, assim como em Belém, anda em "pé de guerra" no município de Ananindeua. É que o Senador Beto Faro (PT) quer porque quer o ex-deputado Miro Sanova filiado na legenda e como candidato a prefeito na Terra dos Ananins. Tudo isso na estratégia de levar a eleição para segundo turno.
Porém, a maioria do partido no município prefere manter aliança com o prefeito Daniel Santos - líder das pesquisas - e já colocou nas ruas até nota de repúdio.
Em Belém, houve até a famosa votação e por maioria, o ex-senador Paulo Rocha, comandou a continuidade do partido no apoio ao atual prefeito, Edmilson Rodrigues(PSol). Na reunião, o senador Beto Faro não colocou os pés.



A estreia de Helder na pesquisa nacional




O tradicional e nacional Instituto Paraná Pesquisas divulgou na última sexta-feira (9) um levantamento sobre a disputa presidencial que ocorrerá em 2026. Foi a primeira vez que o Instituto incluiu o nome do governador do estado do Pará, Helder Barbalho (MDB).
Segundo o levantamento, se as eleições ocorressem hoje, o presidente Lula (PT) teria 37,6% dos votos. a ex-primeira dama Michelle Bolsonaro (PL) atingiria 23%, Ciro Gomes (PDT), 9,3%; Romeu Zema (Novo), 6,5%; Ratinho Júnior (PSD), 5,1%; Ronaldo Caiado (União Brasil), 1,9% e Helder Barbalho (MDB), 0,9%.
Em um outro cenário, com o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas substituindo Michelle Bolsonaro, o resultado seria o seguinte: Lula, 37,4%; Tarcísio (Republicanos), 17,4%; Ciro Gomes, 10,3%; Romeu Zema, 6,2%; Ratinho Júnior, 5,8%; Ronaldo Caiado, 2,1% e Helder Barbalho, 1,1%. O Paraná Pesquisas chegou a considerar um cenário com Jair Bolsonaro, embora ele esteja impedido de disputar o pleito. Nesse caso, Lula marca 36,9% e Bolsonaro 33,8%.
A estreia de Helder certamente abre um novo cenário com um paraense que pode crescer nos números com o passar do tempo.

O cenário em Curuçá segundo a Doxa



Registrada no TRE sob o número PA-07114/2024, a nova pesquisa do Instituto DOXA na cidade do folclore, Curuçá. O levantamento foi feito entre os dias 1 e 4 de fevereiro. Segundo o levantamento, o prefeito Jefferson Ferreira de Miranda, o Tarrafa (MDB), tem sua gestão aprovada por 91,4% dos entrevistados, com 7,9% de desaprovação. 
No cenário estimulado, quando os nomes são apresentados aos eleitores, se as eleições ocorressem hoje, o secretário de Finanças do município e candidato de Tarrafa, Jean Carlos, teria 26,9% dos votos. O ex-prefeito Bigode vem em segundo e bem colado, com 21,8%, Graça Modesto (9,9%), Artur Reginaldo (7,6%), Hamilton Brito (4,8%), Higor (4,6%), Deusdete Júnior (3,6%) e Fábio Vitor (2,5%),

E o que dizem sobre Inhangapi?




Na terra do açaí, os irmãos Feitosa e o ex-prefeito Cubil, sempre foram adversários. Sempre. Todavia, Egilásio Feitosa, o atual e já reeleito prefeito, deseja juntamente com seu irmão José Feitosa - que também já foi prefeito por 8 anos - lançar um sobrinho Feitosa.
Como todos por lá são aliados do governador Helder, a conversa que rola é que ele poderá repetir o que fez na vizinha São Miguel do Guamá - quando juntou os adversários prefeito Eduardo e o federal Antônio Doido -  fazendo sentar à mesa e fumar o cachimbo da paz os Feitosa lançando o cabeça de chapa e o Cubil indicando a vice. Será?


Postar um comentário

4 Comentários

  1. Tô impressionada é com a dica ,ta engolindo cada sapo cururu, só pra voltar pra prefeitura eu em .

    ResponderExcluir
  2. Tem pesquisa Doxa em maracanã

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pelo excelente trabalho. Esse blog é nota 10!

    ResponderExcluir