O aniversário do escritor Emanuel Pereira de Maracanã




Hoje, domingo nublado de início do inverno amazônico, mas com expectativa de sol logo mais, completa 73 anos o Emanuel Pereira, certamente a mente viva mais brilhante quando o assunto é a história de Maracanã. Professor, escritor, contador de causos, compositor, jornalista, o caboclo nascido na boa terra, carrega a responsabilidade de fazer ecoar a memória do município, nos aspectos culturais e históricos. 

Ele tem a grande responsabilidade de expandir o conhecimento do cotidiano maracanaense, desde as primeiras incursões dos Jesuítas e a aproximação com indígenas - que já habitavam essas terras milhares de anos. Emanuel para cumprir com sua missão de historiador, escreve livros, edita revistas, publica artigos em suas redes sociais e no Blog.

Por ocasião do aniversário da cidade de Maracanã, em maio de 2017, a então vereadora Fernanda Cristo, organizou um encontro literário e promoveu oficina e exposição de fotografias, Naquela oportunidade, o saudoso Elizel Nascimento e o aniversariante de hoje, Emanuel Pereira, palestraram e contaram causos e sobre a história de Maracanã. Foi o último encontro terreno dos dois maiores ícones da cultura de Maracanã.

Emanuel e o filho, arquiteto Cleber Conde


Em 2017, o Blog publicou um pouco da história de Emanuel por palavras que ele mesmo escreveu. Relembre...








EMANUEL SANTOS PEREIRA, para os mais chegados o 'Emano', paraense de Maracanã, onde nasceu a 7 de janeiro de 1952, servidor federal aposentado, professor licenciado pelo MEC, exerceu os cargos de vereador, professor do Ginásio “Presidente Kennedy” e secretário municipal de Turismo.

Em 2001, editou “ATESTADOS DE HUMOR”, coletânea de causos acontecidos em Maracanã, amostras do humor e da boa prosa que retrata a vivência e o repentísmo caboclo. Em 2007, uma nova obra – “REVENDO CAMINHOS”, voltada para o resgate da nossa memória cultural, estimulando com responsabilidade o renascimento da verdadeira história maracanaense. Nesse mesmo ano, brindava a cidade com a “PREAMAR” – uma pequena revista, grandiosa, entretanto, a garimpar os fatos pitorescos que cantam e decantam a boa terra.

Poeta-caboclo, é autor de “RECANTO DOS MEUS ENCANTOS”, canção sacra dedicada ao Círio de Maracanã, constante no CD “Canções de Fé”, lançado pela Paróquia de Maracanã em 2015. Menino Sonhador, rabisca sonhos e pensamentos, estando em estágio final um novo projeto literário que deverá se chamar “REMANSO”, livro-documentário contando um cadinho da nossa história de quase quatro séculos, além de um CD com 16 composições autorais (carimbó, mazurka, lundú, forró) a ser lançado num dia qualquer.


Postar um comentário

0 Comentários