Diga-se de Passagem

Outra mexida no tabuleiro político de Maracanã?
Ex-secretário de saúde, Júnior Araújo


Parece que o universo político não se acalma na terra de Maracanã, quando nem bem acaba um embate eleitoral já começa outro. E o cenário de 2024 anda bem interessante com mudanças à toda semana, como dizia Tancredo: "A política é como nuvem". De boato em boato, as coisas vão se confirmando. Segundo apurou o Blog com fonte fidedigna, o filho da ex-prefeita Dica, Júnior Araújo, que foi secretário de saúde no mandato da mãe, quer porque quer ser o vice na chapa do emedebista Geovan Martins. Os dois andaram conversando e buscam um acordo.
Todavia, contudo, o Blog também ouviu integrantes da Assessoria do G4 (Ordem alfabética) - Artur, Augusto, Dica e Tinô - que confirmam que "a ex-prefeita está alinhada e a situação do filho é solo. E caso o 'menino de vó, deixe a vovó' irá sozinho e não contará com o apoio da mãe e que o problema já foi solucionado, voltando a reinar a paz no lar dos Araújos".
Será?

Geovan, pré-candidato do MDB



O G4, a reunião e demonstração de união




Hoje, chegou no Birô do Blog, a fotinha que registra as lideranças do grupo dos 4 em café da manhã em Castanhal - Artur, Augusto, Dica e Tinô - que segundo fontes do Blog, estão muito unidos e decididos a participar do processo eleitoral em outubro juntinhos.
Segundo o estagiário do Blog, o grupo escolherá dois nomes, os que estiverem melhores nas pesquisas em junho para a montagem da chapa.
A reunião de hoje pelo jeito foi provocada e agendada rapidamente, em razão dos fortes indícios de que o ex-secretário e filho da ex-prefeita Dica, Junior Araújo, queria romper com a mãe e seguir em carreira solo na chapa do MDB de Geovan Martins.

A repercussão "Dendicasa" e fora




A política faz coisas que até o diabo dúvida. Já se viu muita briga entre família na região salgada do Pará e por ai a fora. Porém, no caso especifico e recente de Maracanã, o estagiário do Blog, apurou que o ex-secretário de saúde chegou até sair do grupo de whatsapp de aliados da ex-prefeita Dica chamado "Maracanã no rumo certo". 
Ainda segundo o estagiário, professora Dica reagiu contrariada e disse que "isso é fogo de palha" e que "a líder política continua sendo ela". Portanto, já estaria contornada a situação.
Mais adiante o Blog ouviu um tucano barulhento que bicou: "podemos até perder o corpo, mas a cabeça pensante fica".
No MDB, a expectativa é que o ex-secretário possa vir a compor a chapa. Vamos seguir acompanhando os próximos capítulos.

O prefeito Reginaldo e o jogo de damas




Parece que o prefeito de Maracanã, resolveu manter suas pedras na defensiva no tabuleiro e assistir primeiro as movimentações da oposição. Quem o viu esses dias diz que o "prefeito anda bem sorridente e que estaria feliz com esses desarranjos no grupo da ex-prefeita". 
Segundo apurou o Blog, o prefeito está mesmo decidido a permanecer no partido União Brasil e manter a fidelidade com o ministro do Turismo, Celso Sabino. Outra decisão que parece não abre mão é manter na chapa o atual vice-prefeito, Enock Ferreira.
Então, vamos acompanhando os movimentos a todo instante. A coluna - como você sabe - sempre fica informada antes.




26 é bem ali...




As eleições em outubro de 24 no Pará trazem temperos mais do que especiais e exóticos para os parlamentares federais e aos que sonham com uma cadeira em Brasília no ano de 2026. É que a bancada federal paraense terá direito a mais quatro vagas, subindo de 17 para 21 deputados, já que o Supremo Tribunal Federal (STF) mandou que haja redistribuição das cadeiras que cabem a cada estado, sem alterar o atual número de deputados de 513 parlamentares. 
Bem, com número maior, e as 4 novas cadeiras, os atuais e os pretendentes vão correr muito para eleger prefeitos, vices e os vereadores, todos com o passaporte para cabo eleitoral oficial em 26.

A tela, a homenagem, a regata




A Universidade Estadual do Pará com seu campus de Igarapé-Açu e agora com uma turma de Pedagogia implementada na cidade de Maracanã, via o programa estadual FormaPará, ganhou presença na vivências dos estudantes da região, que buscam valorizar a identidade do povo acostumado com o movimento das marés.


As acadêmicas Bárbara Moraes e Eduarda Ribeiro (foto), fizeram esta pintura linda em tela, que retrata homenagem à regata de Maracanã, tendo ao fundo a frente de Bela Cintra. A regata é um dos elementos de identidade do povo local, e garante a homenagem aos santos pela abundância da pesca, principalmente, a São Pedro, São Miguel Arcanjo e Nossa Senhora de Nazaré.



Podemos apto em Maracanã




Vanderlúcio Raimundo Pereira Ferreira é o novo presidente do partido PODEMOS, no município de Maracanã. Para ficar de compreensão mais fácil é o popular Wandeco, liderança política que tem entrada nos bairros e vilas e tem se dedicado juntamente com a nova Executiva da legenda a organizar uma lista boa que possa garantir uma chapa nas eleições proporcionais municipais de forma competitiva.
Segundo informou ao Blog, não haverá ninguém de mandato no partido, para que a competição fique equilibrada. Então, tá!


Neta Palheta, Tauarizinho e Peixe-Boi

O casal Neta e professor Sacramento, o Labi, ao centro


Tauarizinho é o maior distrito do município de Peixe-Boi, também um grande colégio eleitoral e a terra do saudoso "Seu Veríssimo", pai do blogueiro. Mas, o motivo da postagem é o reencontro com os amigos Neta Palheta - pré-candidatíssima nas eleições de outubro e que é esposa do professor Sacramento - um dos ícones da educação na região salgado, com grande passagem pela rede de ensino de Salinópolis.
O casal tem sido paparicado por lideranças estaduais e estão bem alinhados ao governador Helder. O cargo a concorrer será decidido após ouvir o correligionário presidente da Alepa, deputado Chicão.






Clube Musical Eládio Almeida na folia


Marchinhas de carnaval, memórias de um tempo em que a folia de momo era nos salões e nas ruas das cidades com muito pierrot e colombina. É neste clima que o Clube Musical Eládio Almeida, patrimônio da cultura de Maracanã, vai às ruas levando alegria, magia e descontração no carnaval de 2024, aliás, já bem na porta, pois será no início do mês de fevereiro.
O bloco "Eládio na Folia" deve contar com muitos patrocinadores abnegados pelo carnaval das antigas, sem os famosos axés e com os sons de instrumentos de metal e tambores.

Os Quase Santos na Avenida




E o bloco "Os Quase Santos" criado em 2008 e que tem 3 sambas enredos gravados e mais uma marchinha, promete retornar à Avenida Geraldo Manso Palmeira. Com o patrocínio do Grupo dos 4, já lançou nas redes sociais que terá como atração o "Wall Chicleteiro", que é sósia de Bell Marques e puxa os hits de carnaval muito bem, já esteve em Maracanã, há algumas luas atrás.
Pelo jeito a avenida e a praça de São Miguel, contando com a nova Orla, será bem disputadas pelos blocos e torcidas políticas.

O Fritando na Folia




Já o secretário de Cultura, Roger Federer, que mesmo antes de exercer o cargo, tinha o bloco "Fritando na Folia" vem pra avenida tentando manter a qualidade de organização e a beleza dos abadás, bandanas e copos.
O bloco que comercializa os abadás - o segundo lote já está sendo vendido a R$ 40 - sempre é o mais organizado e terá atrações de vários Djs. A folia de Maracanã promete mesmo.

E o bloco da Saúde




O odontólogo Gilberto Neto, secretário de Saúde de Maracanã, organiza a sua pasta, já com a unidade de Saúde de Santa Maria do Caripí pronta e a do Aricuru em obras, pois pretende se afastar no prazo eleitoral em abril, com vistas a concorrer à uma vaga na Câmara de Maracanã, também vai colocar seu bloco na rua, mas, segundo ele, para garantir a saúde e a segurança dos foliões e foliãs. Vão entregar toucas e máscaras para os vendedores e manipuladores de alimentos, entrega de preservativos, verificação de pressão arterial, glicemia, testes rápidos de DST, e ainda distribuição de material educativo.
Depois da quarta-feira de cinzas e desta nota, começarão as especulações pelos nomes que substituirão o Neto na importante e estratégica secretaria.



O Novo Pac de Lula e as obras do Pará



O governo Lula 3 recriou o famoso PAC - Programa de Aceleração do crescimento - destinado a garantir investimentos coordenado pelo governo federal, em parceria com o setor privado, estados, municípios e movimentos sociais.do Crescimento. Os resultados já começaram a aparecer na melhoria das rodovias, habitação, portos e aeroportos.
No Pará, a expectativa é grande, pois além de diversas obras importantes, a aceleração da duplicação da Rodovia BR 316, entre Castanhal e Santa Maria do Pará, extendida até o trevo para Salinas, que deverá ganhar um viaduto.
Confira no quadro acima as obras no Pará.


Patricia Alencar no MDB



A prefeita de Marituba, Patrícia Alencar, pré-candidata à reeleição vai deixar o Republicanos 10 e assumir o MDB do governador Helder. Patrícia é queridinha dos Barbalhos, principalmente, pelo ministro Jader Filho, já que foi responsável por quase 10 mil votos para a matriarca deputada Elcione.
Na frente do MDB, a bela prefeita, que é blogueira nas redes sociais, tendo mais de 650 mil seguidores, pretende melhorar ainda mais o seu caminho de reeleição, pautada nos investimentos do governo do estado em asfalto.
No evento que será realizado num sitio, haverá presença maciça de lideranças, entre outros, o governador Helder, a vice Hana, Senador Jader, a federal Elcione, o ministro Jader Filho e o presidente da Alepa, deputado Chicão.


A Oposição se aproxima e pode complicar a vida de Paty




Everaldo Aleixo, que já foi vereador no município e perdeu em 2020, por pouco mais de 400 votos, tenta de todos os jeitos, transformar a eleição de Marituba num RE X PA, pois, melhorariam as chances, já que se sabe que a oposição tende ser sempre maior, desde que não vote dividida.
Nesta semana, reunião com as duas maiores expressões do movimento de oposição à prefeita, o jornalista Jece Gomes Cardoso(azul) e contador Bruno Santiago(rosa).
Ainda não se sabe qual foi o cardápio da prosa. Mas, o certo é que o registro do encontro divulgado nas redes sociais abalou bem as estruturas do Palácio da BR. A situação poderá ficar mais encorpada caso o ex-prefeito Mello mexa no tabuleiro e reposicione sua esposa Marilia, que tem bons números também nas pesquisas.


O cenário de São Domingos do Capim
Junior do Capim e o presidente do Republicanos, Evandro Garla, atual secretário de estado de Justiça


Na capital da Pororoca, ali na ilharga do encontro dos rios Guamá e Capim, o tabuleiro eleitoral parece que vai mesmo ganhar outras conotações. Pelo que vinha sendo vislumbrado, Orivaldo Bateria - o segundo colocado nas eleições de 2020 e favorito agora iria para um clássico de RE X Pa com o Osni - vereador de 4 mandatos e atual secretário de cultura e indicado do prefeito Elsinho.
Mas, eis que surge a novidade: há um movimento grande de lideranças, muitas ligadas às igrejas para repatriar o João Freitas Júnior, o Júnior do Capim, que é natural da cidade e onde vive sua tradicional família. Júnior foi para a capital estudar e já coordenou várias campanhas políticas, tendo muita experiência no assunto.
Agora retornou a sua amada São Domingos do Capim, onde pode se transformar na terceira via na disputa pela Prefeitura local e colocar mais farinha neste chibé. Já até ganhou seu ninho partidário para isso, deverá assumir o Republicanos 10 no município.


Postar um comentário

1 Comentários