A ministra na Ilha de Algodoal
As maiores lideranças indígenas femininas da atualidade no Brasil, escolheram a região salgada do estado do Pará, para as celebrações de virada de ano. A cidade de Salinópolis e a ilha de Algodoal em Maracanã, foram os destinos escolhidos para agradecer pelas conquistas de 2023 da ministra de estado dos Povos Indígenas, Sônia Guajajara; a primeira deputada federal indígena eleita no estado de Minas Gerais, Célia Xakriabá e a secretária dos povos indígenas do Pará, Puyr Tembé.
Na ilha de Algodoal, coube ao empreendedor maracanaense do turismo e entusiasta de ações sustentáveis, Artur Nogueira, ser o anfitrião da ministra. Nas redes sociais, Artur escreveu: "Foi uma honra estar com a ministra dos povos originários @guajajarasonia, Deputada Federal @celia.xakriaba a secretaria de estado @puyr_p, em nossa amada Algodoal. Apresentamos as belezas de nosso município e discutirmos sobre pautas importantes como meio ambiente e Cop30. Agradeço a atenção e apoio para que todos juntos possamos apresentar a nossa cultura e projetos voltados para o desenvolvimento sustentável, e assim contribuir para um futuro melhor para o nosso município, estado, país e planeta".
A cultura, as belezas naturais na arte paraense
A secretária estadual Puyr Tembé, mandou confeccionar peças de moda praia, como forma de presentear as visitantes indígenas, entre as quais, biquinis e saídas de praia, que foram celebradas em palavras pela ministra Sônia Guajajara. Nas redes escreveu: "Que nossa amizade seja como as pinturas dos nossos biquínis com grafismos do casco da jabuti, que tenha sempre resistência e que sua buniteza também carrega significado, que seja como as águas correntes, não correntes que prendem, mas águas correntes que correm livres, que seja como as ondas que com sua força impulsiona ir para frente."
Direito eleitoral e as advogadas
Dra. Fernanda Cristo |
A advogada com especialização pela PUC-MG em legislação eleitoral, Fernanda Cristo, fará juntamente com sua sócia, Alessandra Ribeiro, também especializada em direito eleitoral, a estreia nas campanhas eleitorais de 2024 com consultoria e assessoramento juridico-eleitoral.
No momento, já atuam no assessoramento de três pré-candidatos a prefeito na região nordeste do Pará e avança para atender outro pré-candidato a prefeito na região do Marajó.
Dra Alessandra Ribeiro |
As Variadas do Sal e a folia
Amaury Santos e Aldair Silva, já ultimam detalhes finais para colocar nas ruas de Salinópolis, mais uma edição do carnaval do bloco "As Variadas do Sal", o mais longevo daquelas bandas e que marca a folia com irreverência e os famosos sambas enredos, todos bem conhecidos da galera.
O abadá 2024 já está em confecção e a expectativa é que o sucesso da magia da "Sapa do Caranã" continue. A sapinha é uma lenda antiga da fonte de água mais famosa de Salinas.
O cenário pré-eleitoral de Capanema
Pierre, a vereadora Janete, o vice Claudionor e o prefeito Chico Neto |
O estagiário do Blog, esteve num gabinete de renomada liderança política na capital e andou dando uma "olhada de rabo de olho" numa pesquisa eleitoral da terra do cimento. O detalhe é que a pesquisa foi feita por um instituto de abrangência nacional.
Nada de muito novo e nem nada de muito velho nos dados, mas o secretário de desenvolvimento, Marcelo Pierre, mantém a dianteira e até acelerou, ampliando a distância para o segundo colocado, empresário Claudionor Moreira. A novidade é que o vereador Rui da Princesa, bem cotado para o executivo, despencou desastrosamente após denúncias do ex-deputado Wlad sobre fraudes num suposto instituto fantasma.
Outra novidade é o ressurgimento do ex-prefeito, Eslon Martins, não cotado para ser candidato, mas pontuando ali na casa dos 4% e empatando tecnicamente com nomes já pré-lançados e conhecidos como ex-deputado federal, outro ex-prefeito e o empresário da Arena.
O ex-prefeito Eslon Martins |
Yorran Salomão, entre os 4 melhores confeiteiros do Brasil
O reizinho Yorran nasceu na vila de Boa Esperança, pacato lugarejo e histórico às margens do rio Caripí, por ser um dos mais antigos do município de Maracanã. Pois bem, o menino "desembestou" no rumo de Castanhal e por lá colocou seu talento em prática, ganhando uma viagem para disputas na área da confeitaria em São Paulo e depois embarcou de mala, cuia, saco de farinha e isopor de açai, no Bake Off Brasil, a maior competição de confeitaria para amadores, logada na rede de televisão SBT.
A disputa foi acirrada, mas, Yorran conseguiu estar na semifinal e tornou-se o 4º melhor confeiteiro amador do Brasil, para a alegria de uma legião de fãs, onde está incluído o blogueiro e especialista em educação, Ícaro Gomes, na foto parabenizando pessoalmente a estrela pelo feito.
As lições do primeiro prefeito de Marituba
Fernando de Souza Correa é uma lenda, conseguiu ser prefeito de Ananindeua e depois Marituba, ambas cidades na região metropolitana. Único a realizar tal feito. Ele começou lá pelos idos da década de 70 como vereador de Ananindeua, sempre contabilizando votos da sua terra, o então distrito de Marituba. O caboclo é, sem dúvidas, a maior liderança já conhecida por ali, evangélico, soube sempre agradar gregos e troianos.
Quando se elegeu o primeiro prefeito de Marituba - vencendo nas urnas, o todo poderoso da época Antônio Armando - que depois foi deputado estadual e duas vezes prefeito de Marituba - "Seu Fernando" não tinha cadeira para sentar, nem caneta para assinar, muito menos o prédio da Prefeitura. Tudo estava começando, o município havia sido recentemente emancipado. Colocou ordem, criou as estruturas e foi pra cima.
Izabela quando entrevistada na CBN |
No nosso registro, Izabela Nascimento, a influenciadora digital que registra história e cultura da terra dos Umaris, ouviu "Seu Fernando", que já passou dos 80 anos e devido complicações de saúde, não mais enxerga, todavia, reconhece os amigos pela voz e é uma enciclopédia viva da política.
O cenário pré-eleitoral de Maracanã
Zeca do Forró, Argeo (Presidente) e Luna Gabriela - a nova mesa diretora da Câmara de Salinas |
1 Comentários
Todos os bairros da cidade e vilas já sabem que Geovan é o nome da vez. Até mesmo o próprio tio Helder.
ResponderExcluir