Diga-se de Passagem - As notinhas quentes da região

Falando a mesma língua



A oposição em Maracanã, que tenta se agrupar na tentativa de manter competitividade continua reunindo, ajustando arestas e planejando as estratégias de pré-campanha. Hoje, pela foto, provavelmente numa padaria em Belém, reuniram os ex-prefeitos Tinô dos Santos e Dica Araújo e os empreendedores e políticos Artur Nogueira e Augusto Pinto.

Segundo um passarinho que olhou pela vidraça da padaria, o grupo dos 4 reforçou a estratégia de manter-se unido até uma pesquisa no meio do ano para decidir quem será o(a) cabeça da chapa.




O prefeito e as composições

O prefeito e o ex-prefeito Rafael Reis e Mamede



Reginaldo Carrera, prefeito e pré-candidato à reeleição em Maracanã, continua conversando com lideranças e pretende neste semestre que antecede às eleições, apresentar novas lideranças ao seu projeto político. Após a adesão da ex-vereadora Natália Botelho, que foi a segunda mais votada na eleição majoritária de 2020 e do ex-prefeito Rafael Reis, Reginaldo pretende a adesão de lideranças com poder de voto e que tenham legado político.
Reginaldo pode respirar mais aliviado se a conjuntura continuar a mesma: ele, G4 e Geovan. Nessa conta de três candidaturas, o governo tem vantagem. Já num RE X PA, o buraco é mais embaixo.

O prefeito e Natália Botelho



Geovan e o futuro do MDB

Sirizinho, um dos braços fortes do governo anterior, na pré-campanha de Geovan



Segundo apurou o estagiário do Blog lá no Palácio de Governo, o deputado Iran Lima tem atuado fortemente e já teria a palavra do governador Helder, que o candidato do MDB será mesmo o empreendedor Geovan Martins.
Na linha eleitoral, o pré-candidato tem estudado como deseja o perfil do candidato(a) a vice na chapa, buscando um nome forte. Porém, ainda estaria de olho comprido namorando o grupo dos 4.

Marcio no grupo de Geovan



Mudança de hábito eleitoral



Coisas da política, personificado muito bem pelo saudoso político Gerson Peres, que dizia "em política até boi avoa". Lá na cidade de Colares - a capital dos ETS na Amazônia - a vereadora Irmã Lilian (PSDB) - foto - deu uma de "João sem braço" e transferiu seu domicílio eleitoral em setembro do ano passado, para o município de Ourém, entretanto, não informou à Câmara Municipal de Colares para onde foi eleita em 2020 e continuou exercendo o mandato.
Descoberta a "arrumação", o próprio partido da vereadora denunciou à Justiça Eleitoral, então a vereadora Irmã Lilian renunciou ao mandato - que não mais poderia ser exercido faz tempo - sem quaisquer explicações sobre o fato e a ilegalidade.

Assumiu em seu lugar, a suplente Vanize Soeiro, que foi a sexta mais votada da eleição de 20.

Maracanã entrou para o mapa do Turismo



Para alegria dos paraenses que comemoraram com muito açaí, dourada frita e farinha baguda, mais treze municípios do Pará foram incluídos no Mapa do Turismo Brasileiro do Ministério do Turismo (MTur).

Salinópolis, Salvaterra, Itaituba, Trairão, Aveiro, Maracanã, Tucuruí, Cametá, Rio Maria, Piçarra, Tucumã, Água Azul do Norte e Portel agora integram o Sistema de Informações do Mapa do Turismo Brasileiro (Sismapa).

Praias oceânicas, de água doce, lagos, igarapés, morros, dunas, restingas, entre outros ecossistemas, foram contemplados nas cidades.


Mas, que serventia tem isto????




"A presença no Mapa confirma a organização municipal para a gestão do turismo, tornando-o apto para a captação de recursos em áreas como infraestrutura, promoção, capacitação e gestão turísticas”, explica o secretário de Estado de Turismo do Pará, Eduardo Costa. Trocando em miúdos, a grana pode chegar vultosa para investimentos em turismo que gera empregos, renda e novos negócios.
Em Maracanã, a comemoração foi de "avuado" com peixe assado na hora e com muita farinha e pimenta. Necessário ressaltar todo o esforço do Wiler Júnior (Foto), coordenador do departamento de Turismo da Prefeitura de Maracanã, que tem atuado a favor da organização turistíca.


O cenário político de Marituba




Na terra dos Umaris, a corrida pré-eleitoral segue bem movimentada e os grupos vão se afunilando. Após a união do jornalista Jece Cardoso e o contador Bruno Santiago, houve recaída em alguns grupos. Assim, as pré-candidaturas começam a diminuir e os pré-candidatos com coragem começam a se consolidarem. Marilia Melo está mesmo decidida, idem para a pré-candidatura de Everaldo Aleixo e da prefeita candidata à reeleição Patrícia Alencar.
Os demais parece que vão ficar curtindo um som e um drink na nova orla do Maguari, em Ananindeua, já que mesmo Marituba sendo banhada por rios como Guamá, Uriboca, Maguari e Benfica, ainda não tem a Orla pra chamar de sua.


Toniel Martins, secretário e pré-candidato

Toniel, deputado Ronie e prefeito Tiago


Em Santarém-Novo, o radialista maracanaense Toniel Martins, reinventou-se e segue fazendo a boa política, agora ao lado do prefeito Tiago Pimentel. Secretário da pasta de Meio Ambiente, pretende se afastar em abril próximo, para ficar apto à concorrer à uma vaga na Câmara da terra do caranguejo.

O caboclo é bem relacionado e muito cotado entre os pretendentes



Revitalização do Centro de Belém

Centro de São Luís



O governador Helder despachou a secretária estadual de Cultura, Úrsula Vidal para a Ilha de São Luís, capital do vizinho estado Maranhão, para conhecer in loco o Programa "Nosso Centro", sucesso na capital maranhense - Patrimônio Cultural Mundial da Unesco, com quatro mil imóveis tombados -.e foi lançado pelo ex-governador Flávio Dino, que agora assumirá cadeira no Supremo Tribunal Federal.

O programa "Nosso Centro" tem os seguintes instrumentos: Adote um Casarão, Habitar no Centro e Cheque Minha Casa. Helder pretende fazer algo semelhante que revitalize o centro de Belém, ainda a tempo para a COP 30 EM 2025. Oxalá!

"Reformita" Eleitoral




No ano passado, bem caladinha, a Câmara Federal aprovou outra minirreforma eleitoral. As principais decisões são as seguintes: candidaturas laranjas de mulheres serão consideradas fraude e abuso de poder político; as cotas de gênero deverão ser cumpridas pela federação como um todo e não por partido individualmente; o dinheiro reservado para as mulheres poderá custear despesas comuns com outros candidatos, desde que haja benefício para a candidatura feminina (essa divisão não é permitida atualmente).
Então, que venha outubro 24...


Juntando as pontas

Prefeita Consuelo e a secretária de administração, Gevla Pinheiro


"Vejam que as pedras que somos não estão de ponta, mas interligadas entre si”, a frase na Igreja de Pontas de Pedras, na chegada deste belo município da Ilha do Marajó, pode ser utilizada também para o cenário político atual da cidade. A articulada prefeita Consuelo Castro (PSD), que vai disputar a reeleição e pretende emplacar sua quarta passagem pela Prefeitura, vem trabalhando para ajeitar as pontas das pedras e numa articulação que envolve as lideranças políticas do estado e até o governador Helder, poderá ter como vice na chapa, a vereadora mais votada no último pleito e viúva do saudoso ex-prefeito Pedro Paulo, dona Alice Tavares.
A estratégia de união e reforço forte na chapa mira a disputa que será acirrada com Wágner de Castro Tavares, o Dedé da Pesca (PT), que foi o segundo colocado no eleição de 2020.
A favor de Consuelo, os problemas com a justiça de Dedé, que já foi investigado e preso sob supostas fraudes no seguro defeso.

A sucessão em Belém, Ed, Edér, Pirão e as novidades




Edmilson Rodrigues (PSol), prefeito de Belém, registra os piores índices de avaliação entre os prefeitos de capitais do Brasil, mas, como política é dinâmica, ainda assim, continua pontuando em segundo nas últimas pesquisas e conta com o mutirão de limpeza na capital, recém lançado durante o anúncio do novo consórcio de empresas que cuidará do lixo e sua destinação na cidade, o que vinha sendo seu principal "calcanhar de Aquiles". Ed conta ainda, com as obras estruturantes previstas para a COP 30 e que certamente respingarão de forma positiva no seu governo.
O governador Helder aguarda as próximas pesquisas para resolver seu apoio. Se Ed crescer, segue a parceria, já que o presidente Lula prefere à reeleição de Edmilson. Caso não cresça, o governador vai tirar da manga o nome de sua vice, Hanna, como a candidata do MDB, colocando o deputado Igor Normando como vice, com a estratégia da Hanna renunciar para concorrer à sucessão de Helder em 26 e deixar Igor - também de sua confiança - como gestor em Belém.
De tudo isso, só falta combinar com o povo.

Pesquisas e levantamentos eleitorais




Em algumas cidades, os Institutos estão batendo cabeça para aferir com bom retrato da realidade o cenário político. Em Maracanã, após levantamentos de alguns institutos, chega a vez de um com caráter nacional, daqueles que pesquisam para eleição presidencial. Coisa de valor alto.
Os levantamentos locais, segundo espiou com "rabo de olho" o estagiário do Blog, há discrepâncias, já que a a cômoda liderança do prefeito - candidato à reeleição - não é mais a mesma e o segundo colocado já chega a números de empate técnico numa das pesquisas.
Há também o registro do crescimento de uma terceira via, mas, não é figurinha repetida, pois, disque os EXs são os mais rejeitados e talvez não tenham mais poder de crescimento. 
Eu aposto um quilo de gó que no mês de junho o estagiário conseguirá passar o olho nessa pesquisa do Instituto de cunho nacional. Será?


Postar um comentário

6 Comentários

  1. Esses 4 juntos num caldo da pesquisa fede mais q uma merda...por isso a população tá ignorando eles.

    ResponderExcluir
  2. Geovan é abola da vez . Todo mundo sabe q será o rival do prefeito

    ResponderExcluir
  3. Esses 4 só vão de ladeira a baixo. O povo n quer mais.
    Votei n dica no passado. Hj tenho preferência pelo Geovan. Cara merece.

    ResponderExcluir
  4. Geovan é o nome da vez 🙌

    ResponderExcluir
  5. icaro so ta postando do geovan como se ele fosse o queridinho da vez, posta esse meu comentario ai, assim como esses poucos comentarios e o cenario do geovan, da dica, do teu amigo tino e desse pinto, poucos apoiam hoje, o cenario aqui na nossa cidade e outro, agora se tem trabalho, coisas que vcs não fizeram quando passaram pela prefeitura, mostre os trabalhos que o prefeito ja fez!!!! o povo aqui acordou, nao aceitaremos mais esse tipo de gente, que antes eram inimigos, e hoje se abraçam para querer o poder de volta, mas aqui o povo nap aceita mais essa patifaria, geovan? pode esquecer, dica passou 8 anos roubando os cofres publicos e enriqueceu as custa do povo, deixando uma cidade totalmente acabada financeiramente, tino?? deixou salarios atrasados, voce e ciente disso, vc derrubou a escola do curuçambaua e nao reergueu mais, hoje a escola ta sendo construida do zero, como leitor do seu canal, poste isso meu amigo, mostre a realidade que o povo ta vendo aqui na cidade, nao tente ludibriar o povo com suas noticias pretenciosas, pois o povo nao voltarar a sofrer de novo, por pessoas que nao amam a nossa terra. abraço querido de um leitor do seu blog que hoje ve uma realidade de desenvolvimento na nossa cidade.

    ResponderExcluir
  6. Pra cima Geovan! O povo está na aguarda.

    ResponderExcluir